Site Responsivo

O que é ter um Site Responsivo?

Site Responsivo, prepare-se para ver este termo cada vez mais em evidência quando o assunto for smartphones. Mas afinal, o que é um site responsivo? Nada mais é que uma página com arquitetura e design pensado para se adaptar em diferentes tamanhos de tela, ideal para visualização em plataformas mobile, como tablets e os smartphones.

Se você tem um destes aparelhos, com certeza já passou pela desagradável experiência de visitar a página do seu restaurante favorito, de uma loja, um hotel ou de qualquer outra empresa e sofrer para navegar entre os links apertados, os textos diminutos e as imagens que extrapolam o tamanho da tela. Um site com design responsivo serve justamente para atender a este fluxo de tráfego diverso, permitindo perfeita visualização e navegação seja no computador, no tablet ou no smartphone.

A popularização dos “celulares inteligentes” trouxe um mundo de oportunidades na palma da mão. Segundo números de um levantamento da eMarketer, o Brasil é o sexto país do mundo com mais usuários deste tipo de gadget, 38,8 milhões ao final de 2014. Para 2015 a previsão é que o número cresça 25% e beire os 50 milhões de usuários ativos.

Mas será que a sua empresa está preparada para aproveitar as chances que este mercado apresenta? O seu site, por exemplo, é responsivo? Se adequar às novas exigências deste mercado não exige grandes cifras.
Não suma das buscas!

Desde o dia 21 de abril, o Google adotou um novo algoritmo em seu mecanismo de busca que privilegia nos resultados sites “mobile-friendly”, ou seja, adaptados para celulares. As páginas que não atenderem este critério podem cair drasticamente nas buscas feitas a partir de smartphones.

E de todos os brasileiros com acesso à Internet, 66% já o fazem por meio do celular, contra 40% em 2014, segundo números da Pesquisa Brasileira de Mídia, elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ficar fora do alcance deste público pode representar grandes perdas no número de acessos e de potenciais clientes e negócios.

O Google disponibiliza uma ferramenta que permite que você mesmo faça o teste que pode ser acessada clicando aqui. Copie o endereço da sua página no espaço correspondente, clique em “Analisar” e aguarde alguns instantes. Se o resultado for semelhante à imagem abaixo, com as mensagens “Not mobile-friendly”, está na hora de se adaptar a uma nova realidade digital.
Share by: