Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
9
min

Aplicativos para empresas: saiba como ter seu próprio app

Saiba como desenvolver aplicativos para empresas, as vantagens para seu negócio e como contratar um time especializado em design e desenvolvimento de software.
March 30, 2021

Visão geral:

- Com o avanço da tecnologia, desenvolver aplicativos para empresas é uma das melhores soluções para quem busca vencer a concorrência e escalar seus ganhos de forma mais ágil.

- Apesar do investimento ser alto, a longo prazo a expectativa de um ROI superior é um ponto importante para quem ainda tem dúvidas se vale a pena ou não desenvolver um app.

- Confira, a seguir, todos os detalhes sobre como você pode ter um aplicativo personalizado para sua empresa.

-

Você sabe qual a importância de ter um aplicativo para sua empresa? 

É claro que, atualmente, você já deve ter reparado que o mercado mobile cresceu de forma assustadora nos últimos anos.

Por conta disso, a grande maioria das empresas que visam crescimento em um período mais curto de tempo estão investindo em transformação digital, seja para oferecer um produto de mais qualidade a seus clientes ou para desburocratizar processos internos da empresa.

Uma pesquisa realizada pelo Gartner aponta que nos próximos anos, os investimentos no desenvolvimento de apps devem aumentar consideravelmente.

Os especialistas esperam que US$ 505 bilhões sejam investidos em 2021, um salto de quase 9% em relação ao ano passado.

Além disso, a prova de que esses investimentos devem aumentar ainda mais é a projeção para 2022. 

De acordo com o estudo, no próximo ano, US$ 557 bilhões devem ser investidos, trazendo outro gigantesco salto de aproximadamente 10% em relação a 2020.

Hoje em dia, há diversos motivos para que você faça a contratação de um aplicativo personalizado para sua empresa.

Porém, apesar de parecer uma solução lógica na busca pelo crescimento diante da concorrência, muitas empresas ainda resistem em realizar esse tipo de investimento, já que desenvolver um app não é algo barato.

Por conta disso, nós da X-Apps decidimos produzir um artigo trazendo mais detalhes sobre o desenvolvimento de aplicativos para empresas e como contratar um time especializado pode te ajudar a ter ótimos retornos sobre o investimento.

Confira a seguir!

Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Acesse nosso e-book, é grátis!

Uso de aplicativos cresce de forma rápida com o passar dos anos

Primeiramente, porque minha empresa precisa de um app?

Como já mencionado anteriormente, decidir pelo desenvolvimento de aplicativos para empresas é algo fundamental para vencer a concorrência, independente do nicho de atuação do seu negócio.

Hoje em dia, ter um aplicativo personalizado é sinônimo de conforto e facilidade de uso, principalmente quando esse mesmo aplicativo é disponibilizado gratuitamente aos usuários por meio das App Stores.

Um dos maiores exemplos dessa comodidade oferecida foi o desenvolvimento de aplicativos para empresas como o iFood, Nubank e Uber.

Antes do surgimento desses modelos de negócio, não era comum utilizar o smartphone para fazer pedidos ou ter uma conta bancária digital.

Foi com o desenvolvimento de apps que essas empresas revolucionaram o mercado e escalaram seus serviços de forma natural e rápida.

Dessa forma, é importante que você analise o contexto onde sua empresa está inserida e faça algumas perguntas que podem te ajudar a saber se seu negócio precisa de um app. São essas:

- Meus concorrentes estão investindo em produtos digitais?

- Desenvolver um aplicativo seria um diferencial para atrair novos clientes?

- Um aplicativo facilitaria processos internos da empresa e também na comunicação entre marca e consumidor?

Desenvolver aplicativos para empresas pode contribuir - e muito - no ganho de autoridade da sua marca.

Apesar de ser um investimento alto em um curto espaço de tempo, a longo prazo a expectativa é que o ROI também seja alto, já que seu app funcionará por bastante tempo e receberá constantes atualizações.

Desenvolvimento do Uber modificou a forma como os usuários se locomovem

Defina qual o tipo de aplicativo mais adequado para sua empresa

Agora que você já sabe o porquê de investir no desenvolvimento de um app para sua empresa, é importante definir qual o tipo ideal.

Atualmente, quando se fala em desenvolvimento de aplicativos sob medida, existem três categorias: os nativos, os híbridos e as aplicações web (também conhecidas como Progressive Web App (PWA)).

Começando pelos nativos, esse tipo de aplicação faz parte da categoria padrão de um app. Ou seja, são aplicativos que podem ser baixados e instalados no smartphone por meio das App Stores.

Os aplicativos nativos utilizam toda a infraestrutura disponível no dispositivo mobile e requerem constantes atualizações, seja para corrigir problemas ou para adicionar novas funcionalidades.

Já os PWAs estão em constante crescimento e sendo adotados por diversas empresas do mundo. Diferente dos apps nativos, esse tipo de solução não precisa ser instalada no smartphone dos usuários, já que ele funciona via web.

Dessa forma, o aplicativo tem algumas vantagens interessantes, principalmente por não ocupar espaço no dispositivo móvel e ser mais acessível.

Além disso, no caso de necessidade de atualizações, as features são adicionadas ao sistema on-line, tirando essa obrigação dos usuários atualizarem manualmente.

Por fim, caso queira uma junção entre essas duas soluções, os sistemas híbridos também são comuns.

Com a experiência de muitos anos desenvolvendo aplicativos, é possível afirmar que, caso você queira uma aplicação mais completa e que atenda melhor seus usuários, escolher por um app ou sistema nativo pode ser a melhor opção.

Qual o sistema ideal?

Antes de desenvolver aplicativos para empresas, é importante também definir para qual sistema operacional essa solução será desenvolvida.

Esse processo é um dos mais importantes durante a contratação de uma empresa especializada em desenvolvimento de software, já que cada S.O. tem características únicas que determinam o valor final do projeto.

Atualmente, temos smartphones que utilizam Android e iOS. Em grande parte das vezes, as empresas que decidem por desenvolver um app já fazem o investimento para essas duas plataformas, buscando atingir um número maior de clientes.

Entretanto, caso você queira uma solução apenas para um desses sistemas, é importante levar em conta que o número de usuários que utilizam Android é muito maior do que os ativos no iOS.

Porém, se sua solução demanda alta potência gráfica para ser executada, tradicionalmente os iPhones levam vantagem nesse quesito.

Além, é claro, que desenvolver um aplicativo para dispositivos Android também leva mais tempo, justamente por conta da infinidade de modelos existentes no mercado, visto que a fábrica de software busca adaptar a solução para todos eles.

Busque um design que ofereça uma boa experiência de uso

Ao optar por desenvolver um app para sua empresa, um dos pilares mais importantes é a experiência de uso.

Oferecer um design agradável na interface do sistema é fundamental para que o usuário se sinta confortável ao utilizar seu produto digital e saia satisfeito após completar uma jornada de compra, por exemplo.

Dessa forma, você traz mais confiança ao cliente de que seu produto é uma autoridade no mercado que está inserido, fazendo com que ele volte ou indique para outras pessoas.

Claro que, ao contratar uma empresa especializada em design e desenvolvimento de software, esses pilares serão seguidos a risca, já que todos os cases de sucesso também já passaram por essa fase de desenvolvimento.

Porém, você como gestor de um negócio precisa saber que um aplicativo com design responsivo é um fator determinante para o sucesso do seu investimento.

Tenha foco também na otimização das App Stores

Otimizar as app stores é fundamental para que as pessoas encontrem seu app

Outra parte fundamental para seu aplicativo ganhar visibilidade é realizar a otimização das App Stores (ASO)

Como as lojas oferecem vários aplicativos com funções semelhantes, para gerar maior valor ao usuário, as app stores desenvolveram um mecanismo próprio que seleciona os resultados mais relevantes. 

Para subir app nas lojas e ser encontrado pelo seu público em potencial nas buscas, você deve estar atento a alguns procedimentos como: desenvolvimento de ícone e nome e ter atenção às palavras-chave.

Isso porque, quando um usuário procura por um aplicativo, as primeiras coisas que chamam sua atenção são o ícone e o nome do app. Por isso, se você quer subir app nas lojas e ter uma visibilidade maior, seja criativo no design e produza algo que seja atrativo, único e inovador.

Ter um ícone atrativo (e um nome sugestivo) no seu aplicativo é um motivador para que pessoas tenham curiosidade e explorem seu trabalho final nas app stores. Quanto mais seu público-alvo se interessar pelo que você está oferecendo, maiores serão as chances de download ao subir app nas lojas.

Além disso, para ter ainda mais sucesso, é necessário utilizar palavras-chave em sua descrição, uma vez que elas irão gerar mais resultados – tanto no Google quanto nas lojas de aplicativo.

Essa etapa é importante para entender, por exemplo, como os usuários digitariam o nome do seu produto nas lojas de aplicativo. Se for um nome muito difícil de escrever, por exemplo, esse pode ser um gargalo.

Aliás, esse procedimento é muito semelhante ao feito pelos times de marketing na busca por assumir a primeira posição do Google, seguindo parâmetros de SEO.

Contrate uma empresa especialista em aplicativos para empresas

Agora que você já entende melhor os motivos de investir em aplicativos para empresas, é hora de colocar em prática e contratar uma empresa especializada em design e desenvolvimento de software.

Aqui na X-Apps, nós utilizamos as mesmas tecnologias que empresas gigantes do Vale do Silício também utilizam, como Uber, Apple e Facebook.

Dessa forma, você terá um produto digital para sua empresa com o mesmo padrão de qualidade encontrado em diferentes polos tecnológicos ao redor do mundo.

A X-Apps é especialista em ajudar empresas, sendo que um dos maiores cases de sucesso é o aplicativo da Polishop.

Com mais de 700 produtos em seu portfólio e muitos usuários buscando produtos de qualidade e alta performance, a empresa tinha a intenção de buscar soluções que descomplicassem a vida de seus clientes.

Por isso, a Polishop, uma das maiores marcas do varejo, identificou que seu aplicativo e-commerce precisava de melhorias e de uma nova interface, enriquecendo a experiência do cliente com a marca.

Da experiência à qualidade no desenvolvimento de aplicativos, comunicação objetiva e o uso de imagens em alta qualidade foram cruciais para impactar os usuários do novo app da Polishop. 

Dessa forma, conseguimos um resultado super expressivo:

Aumentamos a Avaliação do App de 2.3 para 4.6 estrelas!

E aí, o que acha de desenvolver um app com a gente e aumentar a autoridade da sua marca?

Solicite um orçamento com a X-Apps.

Além de avaliar os custos do seu aplicativo, podemos prestar uma consultoria estratégica e avaliar quais são as alternativas mais interessantes para a sua empresa em termos de qualidade e custo-benefício.

Saiba mais:

- Precisa de um app? Veja como contratar uma fábrica de aplicativos

- Como posso desenvolver uma Fintech?

- Como aplicativos podem aumentar a recorrência dos seus serviços

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English