Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
8
min

O que é inovação disruptiva e porquê você deve investir

Saiba todos os detalhes sobre o que é inovação disruptiva, suas principais características e como desenvolver um negócio escalável para sua empresa.
April 06, 2021

Visão geral:

- Construir modelos de negócios disruptivos são fundamentais para revolucionar o mercado no qual sua empresa está inserida e, consequentemente, aumentar o número de clientes acessando seus serviços.

- Uma solução disruptiva é baseada em três pilares: simplicidade, conveniência e acessibilidade; confira mais detalhes sobre cada um deles no artigo.

- Empresas como Uber, Netflix, Facebook e WhatsApp são alguns dos exemplos de como esse modelo de negócio pode mudar totalmente a forma como utilizamos esse tipo de serviço.

-

Você sabe o que é inovação disruptiva?

Nos dias atuais, com a grande infinidade de startups, scale-ups e empresas desenvolvendo software e sistemas inovadores, construir um modelo de negócio disruptivo pode ser o que faltava para o crescimento exponencial da sua empresa.

Com uma série de vantagens e características diferentes das inovações convencionais, esse tipo de solução visa revolucionar o setor no qual está inserido, trazendo simplicidade e oferecendo acessibilidade aos usuários.

Cases de sucesso como WhatsApp, Nubank e Uber são alguns dos exemplos de como esse tipo de solução têm tido altos índices de sucesso e uma maior competitividade no mundo da tecnologia.

Quer saber mais detalhes sobre esse modelo de negócio? Confira a seguir e saiba o que fazer para desenvolver um app personalizado para sua empresa.

Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Acesse nosso e-book, é grátis!

Elaborar um projeto disruptivo tem inúmeras vantagens para sua empresa

Afinal, o que é inovação disruptiva?

Termo bem recorrente no mundo da tecnologia, para definir o que é inovação disruptiva é preciso analisar o contexto em que estamos inseridos e os cases que fizeram sucesso no passado. 

Pensando nisso, eu gostaria de te fazer a seguinte pergunta: Você lembra como as pessoas assistiam filmes antes do surgimento das plataformas de streaming?

Pois é, no passado, era comum ter uma série de locadoras espalhadas pelo país, onde o usuário escolhia o filme que desejava e pagava uma quantia por isso, tendo que devolver o produto após um tempo de locação.

Atualmente, isso não existe mais.

É exatamente isso o que inovação disruptiva trouxe de novo ao mundo em que vivemos, modificando o comportamento dos usuários em relação a um assunto ou nicho específico.

Por meio de um produto digital e pelo desenvolvimento de softwares e aplicativos foi possível inovar na forma como as pessoas assistem filmes, dando fim às - até então - tradicionais locadoras.

Esse conceito de disrupção passou a fazer sucesso após o lançamento do livro “O Dilema da Inovação'', de Clayton M. Christensen, professor de Administração da Universidade de Harvard.

De acordo com o autor, para oferecer uma solução disruptiva uma empresa com poucos recursos precisa ser capaz de revolucionar o mercado e bater de frente com a concorrência já consolidada, como foi com a chegada da Netflix, por exemplo.

Aliás, essas plataformas de streaming não foram os únicos modelos de inovação disruptiva. Na sequência do artigo, apresentaremos mais cases de sucesso que revolucionaram o mercado de tecnologia.

Quais as principais características desse tipo de inovação?

Além de definir o que é inovação disruptiva, é importante apresentar também quais são as principais características desse tipo de negócio e seus pilares.

Para que uma solução tenha caráter disruptivo é preciso pensar em um modelo de negócio completamente diferente do encontrado no mercado atual e que consiga solucionar os problemas dos usuários.

Dessa forma, sua solução pode se destacar positivamente por trazer algo completamente novo e que os clientes se sintam ainda mais confortáveis em utilizá-lo.

Além disso, outra característica importante é a experiência do usuário durante o uso do seu produto digital, seja com um atendimento mais humanizado ou com aspectos que auxiliam na boa experiência do cliente durante a jornada de compra. 

Junto a esses dois pilares, a simplicidade é fundamental. Oferecer um produto inovador, que seja completo e simples de utilizar, aumenta de forma considerável as chances de sua solução revolucionar o mercado em que atua. 

Hoje em dia, os usuários querem facilidade e rejeitam produtos que tenham processos de usabilidade complicados. Dessa forma, simplicidade pode ser considerado um sinônimo de conforto.

Mas, por que eu devo investir nesse tipo de negócio?

Agora que você já sabe o que é inovação disruptiva e quais são suas principais características, é importante conhecer quais os benefícios de investir nesse tipo de negócio

Além dos motivos citados anteriormente, desenvolver uma solução disruptiva para sua empresa pode ser a chave que faltava para o crescimento exponencial e para vencer a concorrência.

Isso acontece porque você estará oferecendo um produto mais acessível aos clientes, excluindo restrições encontradas em outros produtos digitais do mercado em que atua.

Esse tipo de projeto também economiza tempo, recursos e pode ser desenvolvido por um preço mais baixo do que soluções mais complexas, visto que a simplicidade é um dos pilares da inovação disruptiva.

Dessa forma, já que os investimentos em tecnologia não são tão grandes, sua empresa precisa agregar valor ao usuário por meio de novas funcionalidades, igualando o seu serviço a um concorrente, mesmo desenvolvendo um projeto mais barato e mais simples.

Diferenças entre o que é inovação disruptiva e inovação tradicional

Ao apresentar os conceitos sobre o que é inovação disruptiva, você deve estar se perguntando quais as diferenças para as inovações tradicionais que conhecemos bem.

A primeira delas é que, nos casos onde há uma inovação “convencional”, não há uma revolução no modo como os usuários utilizam o serviço, mas apenas melhorias de um produto já pronto e desenvolvido.

Esse tipo de inovação é muito comum em grandes empresas já consolidadas no mercado, visto que já possuem um amplo público utilizando seus serviços e não há necessidade de mudar totalmente o produto digital em si.

Um exemplo claro desse tipo de inovação é o desenvolvimento de computadores e notebooks. Com um conceito que foi definido ao longo dos anos, hoje temos modelos inovadores que apresentam melhorias ao que já é bom e usual.

Por conta disso, a inovação disruptiva precisa ser diferente e abranger uma parcela de usuários que não possuem acesso a esse tipo de serviço, mudando até mesmo a lógica de consumo do que é encontrado atualmente no modelo de negócio em questão.

Quais os principais cases de sucesso?

Com o passar dos anos, tivemos uma série de mudanças na forma como as pessoas utilizavam serviços, seja na educação, saúde, economia ou entretenimento.

Por conta disso, hoje há uma série de cases de sucesso que podemos usar para exemplificar o que é inovação disruptiva. Confira mais detalhes a seguir.

Wikipédia é um dos cases de sucesso

1. Wikipédia

O primeiro grande case de sucesso é o Wikipédia. Antigamente, era comum buscar informações sobre qualquer tipo de coisa por meio das tradicionais enciclopédias.

Entretanto, era complicado atualizar qualquer tipo de informação, necessitando que diversos volumes fossem produzidos ao longo dos meses.

Foi aí que surgiu o Wikipédia. Com o avanço da internet, diversos colaboradores do mundo desenvolveram uma plataforma digital disruptiva com o intuito de fornecer informações de forma rápida para quem acessasse o serviço.

Hoje em dia, o site é um dos mais acessados do mundo e pode ser editado por qualquer usuário que queira adicionar uma nova informação.

2. WhatsApp

Outra ferramenta que se destacou e trouxe inovação foi o WhatsApp. Se antigamente utilizávamos SMS de forma paga para enviar mensagens, a chegada do WhatsApp modificou completamente o modo como nos comunicamos. 

Com um smartphone e acesso à internet, foi possível enviar mensagens para seus contatos sem pagar nada por isso. Hoje em dia, o SMS quase não é mais utilizado para essa finalidade.

3. Nubank

Já no setor financeiro, outra vez incluímos o Nubank em um dos cases de sucesso. Se antes estávamos acostumados aos bancos físicos convencionais, o desenvolvimento de um banco digital mudou completamente a forma como os usuários fazem transações financeiras.

Oferecendo uma experiência aos usuários e um suporte humanizado, o Nubank caiu nas graças dos usuários por conta da sua facilidade e pela simplicidade que é solicitar um cartão de crédito e ter uma conta corrente.

Após o surgimento da plataforma, diversas outras fintechs surgiram com o mesmo propósito, disseminando ainda mais a ideia entre a população mundial.

4. Airbnb

Por fim, o último case de sucesso que apresentou modelo disruptivo é o Airbnb. Com o desenvolvimento de um aplicativo e um modelo de negócio que não existia anteriormente, a empresa facilitou o modo como a população pode alugar quartos de hotel, casas e até mesmo comprar pacotes de viagens.

Oferecendo preços mais acessíveis e desburocratizando o setor hoteleiro, hoje o app é um case de sucesso e um dos mais utilizados em todo o mundo.

A X-Apps pode te ajudar a escalar o seu negócio rapidamente

Bom, agora que você já conhece todas as vantagens em desenvolver um modelo de negócio disruptivo, o que acha de vencer a concorrência com um serviço digital?

Aqui na X-Apps, nós utilizamos as mesmas tecnologias que empresas gigantes do Vale do Silício também utilizam, como Uber, Apple e Facebook.

Dessa forma, você terá um produto digital para sua empresa com o mesmo padrão de qualidade encontrado em diferentes polos tecnológicos ao redor do mundo.

A X-Apps é especialista em ajudar empresas, sendo que um dos maiores cases de sucesso é o aplicativo da Polishop.

Com mais de 700 produtos em seu portfólio e muitos usuários buscando produtos de qualidade e alta performance, a empresa tinha a intenção de buscar soluções que descomplicassem a vida de seus clientes.

Por isso, a Polishop, uma das maiores marcas do varejo, identificou que seu aplicativo e-commerce precisava de melhorias e de uma nova interface, enriquecendo a experiência do cliente com a marca.

Da experiência à qualidade no desenvolvimento de aplicativos, comunicação objetiva e o uso de imagens em alta qualidade foram cruciais para impactar os usuários do novo app da Polishop. 

E aí, o que acha de desenvolver um app com a gente e aumentar a autoridade da sua marca?

Solicite um orçamento com a X-Apps.

Além de avaliar os custos do seu aplicativo, podemos prestar uma consultoria estratégica e avaliar quais são as alternativas mais interessantes para a sua empresa em termos de qualidade e custo-benefício.

Saiba mais:

- Progressive Web Apps (PWAs): o que são e por que utilizar em sua empresa?

- Social Commerce: como o Facebook vai mudar sua forma de vender por apps

- Software sob medida: 5 vantagens para sua empresa

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English