O que preciso para subir meu App nas lojas?

Criar um aplicativo é uma experiência fantástica, já que muitas pessoas irão utilizá-lo e, quem sabe, depender dele para algumas atividades do dia a dia. No entanto, para fazê-lo decolar, é necessário subir app nas lojas e atrair corretamente o público.

Já imaginou quantos aplicativos existem nas lojas da Apple e Google? Há apps com as mais diversas funcionalidades, para todos os segmentos e públicos, e o que diferencia um do outro dentro desse enorme mercado é, basicamente, sua visibilidade frente aos concorrentes.

Para que isso aconteça é preciso aumentar os downloads e adquirir o maior público possível para acessar o seu aplicativo. É através do teste que sua empresa tem mais chances de reter clientes.

Para divulgar melhor seu aplicativo você pode fazer utilizar todas as ferramentas de marketing disponíveis: da propaganda boca a boca até a criação de um site e/ou divulgação nas mídias sociais, tudo vale.

Contudo… esses canais podem até te render algum resultado, mas, no fundo, não são nada se comparados ao ASO para subir app nas lojas.

Guarde essa sigla, pois você vai precisar dela. Mesmo que seu aplicativo seja de ótima qualidade, sem o ASO ele passará despercebido pelas lojas de app.

O que é ASO – e como utilizá-lo para subir app nas lojas?

ASO é a sigla em inglês do termo App Store Optmization, utilizado para os estudos e as aplicabilidades de otimização dos resultados de busca para lojas de aplicativos, tais como Apple Store e Play Store.

Como as lojas oferecem vários aplicativos com funções semelhantes, para gerar maior valor ao usuário, as app stores desenvolveram um mecanismo próprio que seleciona os resultados mais relevantes. Funciona como o SEO (Search Engine Optmization) do Google, mas voltado, especificamente, para o mundo das aplicações.

Para subir app nas lojas e ser encontrado pelo seu público em potencial nas buscas, você deve estar atento a alguns trâmites. Vamos listar abaixo os mais básicos, para já ir aquecendo os motores:    

Ícone e nome do aplicativo

Quando um usuário procura por um aplicativo, as primeiras coisas que chamam sua atenção são o ícone e o nome do app.

Por isso, se você quer subir app nas lojas e ter uma visibilidade maior, seja criativo no design e produza algo que seja atrativo, único e inovador.

Observe que, quando um aplicativo vai para a app store, a plataforma automaticamente reduzirá o tamanho do ícone para que ele se encaixe naquele padrão. Portanto, desenvolva um ícone que terá o mesmo visual com essa redução.

O mesmo acontece ao escolher um nome para seu aplicativo. Procure transmitir o que ele realmente faz ao seu usuário.

Ter um ícone atrativo (e um nome sugestivo) no seu aplicativo é um motivador para que pessoas tenham curiosidade e explorem seu trabalho final nas app stores.

Quanto mais seu público-alvo se interessar pelo que você está oferecendo, maiores serão as chances de download ao subir app nas lojas.

Palavras-chave

Para subir app nas lojas é necessário utilizar palavras-chave em sua descrição, uma vez que elas irão gerar mais resultados – tanto no Google quanto nas lojas de aplicativo.

Ao escolher as palavras-chave, pense em como o usuário as buscaria. Faça uma lista com palavras que você pense que possam ser utilizadas. Não se preocupe com o que anotar, já que esse é apenas um exercício de brainstorm.

Essa etapa é importante para entender, por exemplo, como os usuários digitariam o nome do seu produto nas lojas de aplicativo. Se for um nome muito difícil de escrever, por exemplo, esse pode ser um gargalo.

Existem ferramentas específicas que te ajudam a identificar as palavras-chave do seu aplicativo – inclusive gratuitas, como como SearchMan, Sensor Tower e Mobile Actions.

Cada ferramenta tem métrica própria e cabe a você avaliar e decidir a que melhor implementará sua estratégia de ASO.

Descrição

A descrição é a oportunidade de mostrar o que o seu aplicativo pode oferecer para o cliente.

Nas lojas de aplicativos, as descrições não aparecem por completo para o usuário, e geralmente apenas as três primeiras linhas são visíveis. Dessa forma, para gerar conversão e fazer com que o usuário clique no botão “mais”, as informações precisam ser chamativas e relevantes.

Quando o usuário clicar em “mais”, ele verá a descrição completa do aplicativo. Ao mostrar todas as funcionalidades do app, lembre-se de utilizar as palavras-chave já previamente escolhidas.

A descrição não é estática, ela vai se moldando e se desenvolvendo à medida que o aplicativo for atualizado.

Vale lembrar que, para ter um app, primeiro é preciso produzi-lo e passar por várias etapas até chegar naquilo que o cliente deseja. Não é uma tarefa simples!

Por isso, você pode contar com a X-Apps, pois temos todo o know how para desenvolver as demandas necessárias com agilidade, eficiência e alinhado ao conceito do seu negócio. Fale com a gente!

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