O React Native e as aplicações nativas e híbridas

O React Native é uma plataforma de criação de interface para usuários muito mais rápida e responsiva do que tecnologias como JavaScript e HTML5. Esta ferramenta é mais parecida com o React, mas com mecanismos específicos da plataforma ao invés de características semelhantes ao DOM (Document Object Model) – uma avançada ferramenta que trabalha com organização de marcações em HTML, XHTML e XML, e como elas são lidas pelo navegador utilizado pelo usuário.

O mecanismo de ação do React Native é usar uma JSX, uma extensão JavaScript utilizada para definir os layouts em HTML. As alterações que são feitas nessa plataforma causam atualizações constantes no fluxo de dados. Essas mudanças são feitas pelo DOM, responsável pela análise dos componentes e a confirmação de que somente os dados afetados pela mudança de status passam por atualizações.

Justamente por conta de seu caráter responsivo, o React Native transformou a experiência de desenvolvimento de aplicações por dar acesso aos componentes de interface dos usuários nativos, por facilitar a aplicação de estilos de layout em diversas plataformas móveis e por trazer benefício ao nível de performance.

Para compreender a natureza do React Native é necessário entender a diferença entre aplicações nativas e hibridas. O mais importante na comparação entre os dois é saber como a aplicação se desenvolveu a partir do formato do código. Aplicações nativas se desenvolvem para cada plataforma com base no código específico de cada sistema, seja ele Android ou Windows. Aplicações híbridas, por sua vez, são desenvolvidas para quaisquer tipos de plataformas.

Outro aspecto fundamental das aplicações nativas é a necessidade de maior investimento, uma vez que a manutenção desses aplicativos é demorada e só pode ser feita individualmente para cada plataforma. As aplicações híbridas, por outro lado, têm manutenção mais simples e mais acessível em matéria de tempo e custo. A atualização destes para novas versões, no entanto, necessita mais tempo para o processo de adaptação a novidades tecnológicas.

 

 

 

 

Fechar Menu
Close Panel