Dicas de como começar um projeto de desenvolvimento de software

A demanda por desenvolvimento de software tem crescido consideravelmente, uma vez que quase tudo que se faz hoje em dia depende da interação tecnológica. É raro ver uma empresa que ainda não utiliza o ambiente digital para fazer o atendimento a seu cliente.

As dúvidas quanto a isso são frequentes por parte dos empreendedores, principalmente os que estão iniciando seus negócios, que questionam se realmente vale a pena construir um aplicativo para o segmento em que pretende atuar.

O mais importante é saber que os softwares podem ser elaborados para várias categorias de modelos de negócios, e podem ser um braço importante das redes sociais, serviços públicos, entretenimento, gestão e uma infinidade de outras opções que podem ajudar a empresa a desenvolver seu core business.

E o que é, afinal, um processo de desenvolvimento de software?

O desenvolvimento de software é um trabalho complexo que envolve criatividade e conhecimento em um processo construtivo e, principalmente, colaborativo. A tarefa conta com um conjunto de profissionais interdisciplinares e capacitados que utilizam recursos técnicos e ferramentas apropriadas para entregar valor ao consumidor final, e não apenas um simples produto.

A essa altura do campeonato você já deve saber que sua empresa precisa estar bem posicionada na era digital, mas, para que isso aconteça, é fundamental tirar o melhor proveito possível da era da informação.

E, como o conhecimento é a base de tudo, inclusive dessa era, preparamos algumas dicas para que você possa iniciar com sucesso um novo projeto de desenvolvimento de software.

#1 – Organize suas ideias

O que você quer desse projeto? Que problema ele irá resolver e que público irá atingir? Comece a descrever os detalhes de seu software e deixe tudo o mais claro possível. Pesquise outros programas, similares aos que você quer desenvolver, e cheque as suas funcionalidades.

Outro fator muito importante, que deve ter prioridade nos seus estudos, é o cliente.

É impossível tirar resultado de um projeto sem saber, de fato, a quem ele servirá? Esse é um ponto crucial do desenvolvimento de software. Para que seja resolvido é preciso conhecer melhor o cliente, já que só assim você saberá como tornar o programa mais eficiente.

O envolvimento da sua equipe nessa fase é importante para que haja compartilhamento de informações e a participação de todos no processo construtivo do projeto.

#2 – Análise financeira

Sim, você terá gastos com desenvolvimento de software.

O valor vai depender da complexidade dos recursos envolvidos e, para que o projeto se torne viável, todos os custos precisam ser mensurados. Além dos gastos relacionados à concepção da ideia em si, existem os valores do desenvolvimento, os investimentos em publicidade e o programa de melhorias de produto, que serão realizadas de acordo com os feedbacks do seu público-alvo.

Para a mensuração dos gastos, conte com a participação de um especialista de TI da sua equipe, ou de toda uma equipe capacitada (que pode ser contratada no modelo de “staff on demand”). Essas são as pessoas mais indicadas a avaliar custos, prazos e resultados envolvidos nesse empreendimento.

#3 – Arquitetura do software

Ao trabalhar em um projeto é primordial dedicar tempo para obter uma boa arquitetura de software, e por uma simples razão: essa é a base de todos os projetos em TI.

Arquitetura de software é um plano que descreve um conjunto de aspectos e decisões importantes para o seu desenvolvimento. Isso implica levar em consideração os tipos de requisitos (desempenho, segurança etc.), a organização do sistema, como as partes se comunicam entre si, se existem algumas dependências externas, quais são as diretrizes e as tecnologias de implementação e quais riscos devem ser levados em consideração, dentre outros.

Em resumo, é a representação abstrata dos componentes do sistema, garantindo que o resultado final saia conforme o planejado.

#4 – Testes das funcionalidades

Por mais que se planeje um software, erros são passíveis de acontecer. Pode ser, por exemplo, uma falha que fecha um programa ou que não permite salvar um arquivo. Quem já passou por isso sabe o quanto é desagradável depender de um programa que não funciona.

Para resolver esses problemas, utilize o teste de software. Ele serve para encontrar possíveis erros que um programa recém-desenvolvido pode apresentar, de modo que ele fique amplamente disponível ao usuário final.

O teste das funcionalidades do software é a última etapa da construção do seu projeto, que tem por objetivo garantir a qualidade do produto que será lançado no mercado.

#5 – Solução para o projeto

Como vimos anteriormente, desenvolver um projeto de software não é uma tarefa fácil: é preciso ter conhecimento de mercado, entendimento do público-usuário, expertise técnica e disponibilidade de tempo.

Para o empreendedor que está iniciando agora suas atividades no mercado de tecnologia e, que muitas vezes, não tem uma equipe ainda montada, investir em um projeto como esse pode ser arriscado ao orçamento da empresa ou startup.

Para sair da saia justa, primeiramente, é preciso se decidir: ou você cuida da razão de ser da sua empresa, que é o seu negócio, o core business, ou dedica tempo para desenvolver um projeto de software.

Lembre-se que, se sua equipe não tiver bagagem técnica para conduzir o programa, além de perder tempo, irão desperdiçar dinheiro. Só quem realmente entende do assunto irá buscar produtos e fornecedores certos para ele.

Por fim, o que nenhuma empresa quer é destruir sua imagem no mercado devido ao lançamento de um software que não corresponde à expectativa do consumidor.

Uma boa solução para isso é contratar uma empresa terceirizada. Ela terá todas as competências para atender ao seu projeto de desenvolvimento de software na medida certa.

A X-Apps conta com profissionais que executam seu planejamento no prazo desejado, gerando mais economia e valor agregado para um mercado que exige cada vez mais inovações.

Se você pensa em desenvolver um software, entre em contato com a gente. Temos a solução certa para o que sua empresa precisa.

Fechar Menu
Close Panel