Entenda as vantagens no desenvolvimento Web e Mobile usando React Js e React Native

A diferença entre React Js e React Native

React Js

Lançada em 2011, a primeira versão do React  foi desenvolvida por equipe do Instagram, com o objetivo de criar uma tecnologia que possibilitasse em um código-fonte gerar aplicativos nativos para iOS e Android. Considerando estas inoformações,  a linguagem é classificada como uma biblioteca que utiliza apenas o Javascript, uma das principais tecnologias da linguagem de programação.

O React é atualmente a biblioteca mais procurada na área de desenvolvimento front-end, com o objetivo de criar interfaces de usuário (UI) representando as “views” da sua aplicação.

A representação das “views” significa que a linguagem é desenvolvida para organizar e apresentar somente as últimas telas ao usuário, sem se preocupar com todo o resto.

Além de oferecer sites com alto desempenho, o React é flexível e permite que todos os códigos sejam separados e utilizados como componentes reutilizáveis. Todos os códigos HTTML podem ser distribuidos em todo site tornando o trabalho mais fácil, o que gera um desenvolvimento com prazos menores.

Se há uma vantagem para ser abordada, é a maneira que o React trabalha com  o DOM (Document Object Model), atualizando componentes de acordo com os seus estados. Em uma aplicação tradicional, o programador seria responsável por descobrir os dados que se modificaram e então, alterar o DOM. Com o React é possível criar o seu próprio DOM, assim a cada componente renderizado o React atualiza o DOM com as mudanças realizadas, de maneira rápida e mais eficiente.

Com base nos procedimentos para criação de sites, também é possível desenvolver aplicativos nativos através do React Native, outra vantagem a ser destacada, desenvolvidos para iOS e Android, um grande diferencial e um ótimo motivo para conhecer a linguagem.

React Native

Lançada em 2015, a primeira versão do React Native foi desenvolvida por engenheiros do Facebook, com o objetivo de criar uma tecnologia rápida e responsiva.

O React Native possibilita um código-fonte criar aplicativos nativos para iOS e Android, elaborado com JavaScript, uma semelhança quando comparamos com React Js. Todo código é convertido simultaneamente para linguagem nativa do sistema operacional, concedendo uma estrutura móvel e acessível, com a ferramenta que permite desenvolvedores a contribuir com o projeto de forma open source, os chamados “códigos abertos”.

O mecanismo de ação do React Native é o JSX, uma extensão JavaScript utilizada para definir os layouts em HTML. As alterações que são feitas nessa plataforma causam atualizações constantes no fluxo de dados,  executadas pelo DOM.

Contudo, tratando de uma linguagem responsiva, o React Native transformou a experiência de desenvolvimento baseado nas aplicações de acesso aos componentes da interface. Para os usuários nativos, essa característica facilitou a aplicação de estilos de layout em diversas plataformas móveis e por trazer benefício ao nível de performance.

Para compreender a natureza do React Native, é necessário entender a diferença entre aplicações nativas e híbridas:

  • Aplicações nativas se desenvolvem para cada plataforma com base no código específico de cada sistema, seja ele Android ou Windows e caracterizadas pela rapidez e otimizadas para dispositivos móveis.
  • Aplicações híbridas, por sua vez,  usam tecnologias Web e são desenvolvidas para quaisquer tipos de plataformas, como exemplo,  React Native uma framework específica.

A X-Apps tem ajudado grandes organizações de diferentes segmentos a se manterem atualizados com as exigências dos consumidores, por meio de projetos sob demanda, desenvolvidos de acordo coma a necessidade da organização. Se você quiser saber mais, entre em contato equipe!

Premium mobile phone screen mockup template

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel