Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
6
min

A importância do Desenvolvedor Front-end no seu projeto

O que faz um desenvolvedor front-end e por que ele é fundamental para a criação de softwares, sites e aplicativos? Entenda tudo aqui!
October 19, 2021

Nem sempre o empreendedor compreende a real importância de investir em um bom front-end ao ter uma ideia de projeto de software, ou mesmo ao montar uma equipe para desenvolver uma aplicação.

Ao longo dos meus 13 anos de experiência com design e desenvolvimento de software, foi comum escutar perguntas como: “qual desenvolvedor eu devo contratar?” e “o que faz um desenvolvedor front-end?”. 

Outras vezes foi possível ouvir ainda sugestões como “já tenho o layout pronto, só preciso do back-end”. 

O que eu costumo responder nestes casos é: “bastam poucos segundos de navegação em um site ou app para que o usuário forme uma opinião sobre a empresa”. 

Portanto, já adianto que é fundamental valorizar a escolha de um desenvolvedor front-end para o seu projeto. Mas vou explicar melhor o porquê ao longo desse conteúdo. 

Continue a leitura e veja ainda:

*O que faz um desenvolvedor front-end?

*A base de conhecimento para o desenvolvimento front-end

*Por que o front-end é importante para o projeto?

Ao final deste artigo, mostrarei ainda um jeito novo de contratar desenvolvedores para o seu projeto, sem precisar se preocupar com a parte burocrática.

O que faz um desenvolvedor front-end?

Nós já explicamos aqui no Blog o que é front-end e back-end, mas vale lembrar que o programador front-end atua no chamado “client-side” do desenvolvimento e é o responsável pelas escolhas e criações de design (interface e aparência), navegação (performance) e ferramentas que permitem melhor interação com o usuário.

Além disso, a função desse profissional também está muito relacionada à experiência do usuário e usabilidade. 

Afinal, o trabalho do front-end impacta diretamente em critérios como: tempo de carregamento, arquitetura da informação e o posicionamento de elementos gráficos, botões e formulários.

Importante: a primeira impressão sobre um site ou aplicação é determinante para uma empresa perder ou ganhar clientes.

Com estas definições, já é possível ter uma noção do que faz um desenvolvedor front-end e a sua importância em um projeto. 

Porém, assim como todo setor de tecnologia, a área não para de evoluir e apresentar novas possibilidades de linguagens, frameworks, bibliotecas e ferramentas, tornando a função ainda mais dinâmica e importante para os negócios.

O que o desenvolvedor front-end precisa saber?

Com tantas tecnologias disponíveis no mercado para os profissionais de front-end, muitos empreendedores e recrutadores também ficam na dúvida sobre quais habilidades e conhecimentos o desenvolvedor deve ter para colaborar com os seus projetos.

Essa decisão irá depender de múltiplos fatores, como o tipo de solução, funcionalidades que o projeto usará, o estilo de design ou tecnologia usada no back-end. 

Porém, algumas skills são fundamentais para o programador front-end atualmente. Separei três das principais para detalhar:

HTML, CSS e JavaScript são a base para o front-end

Base: HTML, CSS e JavaScript

O mercado atual de desenvolvimento web e de aplicações oferece cada vez mais opções de linguagens e frameworks, mas o domínio da base do front-end será essencial até mesmo para facilitar a curva de aprendizado com novas stacks.

Para explicar melhor a importância do conhecimento nesse tripé do front-end - HTML, CSS e JavaScript -, veja abaixo alguns exemplos de tecnologias que são muito usadas no desenvolvimento de aplicações atualmente.

  • React

O React Js é a primeira versão da tecnologia criada pela equipe do Instagram e, como o próprio nome sugere, trata-se de uma biblioteca de JavaScript bastante utilizada na criação de aplicativos nativos para iOS e Android.

Já o React Native é uma evolução, lançada em 2015 por engenheiros do Facebook, que tem como mecanismo de ação o JSX, uma extensão JavaScript para definir layouts em HTML.

>> Explicamos melhor a diferença entre React Js e React Native em um artigo especial aqui!

  • Angular

O Angular é um framework JavaScript open-source desenvolvido pela Google, que, após diversas atualizações, oferece funcionalidades para criação de aplicativos web, desktop e mobile.

A partir da versão do Angular 2, o framework também passou a usar TypeScript, que por sua vez é um superset de JavaScript que facilita a criação de projetos com escalabilidade. Isso porque tem recursos como tipagem estática, orientação a objetos e análise de erros em tempo real.

>> Entenda mais sobre o Angular aqui

  • Ionic

O Ionic é um framework open source muito utilizado para o desenvolvimento de aplicativos híbridos - ou multiplataforma -, permitindo que o front-end utilize as tecnologias HTML, CSS e JavaScript.

As últimas versões do Ionic possibilitam ainda realizar integrações com outros frameworks JavaScript, como o Angular, Vue e React.

São muitos os exemplos de linguagens, frameworks e bibliotecas que vão se basear nesse “tripé do front-end”, mas não é só de programação que vive um desenvolvedor.

Conhecimento em UX e UI é essencial ao Desenvolvedor Front-end

Conhecimento em UX e UI 

O programador front-end não precisa ser um designer, mas conhecer os conceitos e boas práticas de UX e interface do usuário é fundamental para o desenvolvimento de um projeto de sucesso.

Além de estar mais preparado para entregar uma aplicação pensada no cliente, também terá uma relação mais produtiva e eficiente com o designer ou especialista de UX que estiver na squad.

Back-end e DevOps

Desenvolvedores full-stack são os profissionais que têm conhecimento e capacidade de atuar com todas as etapas do desenvolvimento: seja no front-end, back-end, ou mesmo com as práticas de devOps.

Isso não quer dizer que será preciso contratar full-stacks para todos os projetos e nem que um só profissional fará todo o trabalho. Porém, é importante considerar que o desenvolvedor tenha noções de Back-end e DevOps. 

O trabalho em equipe fica mais eficiente e o responsável pelo front-end consegue entregar um projeto ainda melhor.

>>Este artigo explica melhor como saber qual desenvolvedor contratar para criar apps

Já vimos o que faz um desenvolvedor front-end e algumas das principais habilidades que ele precisa ter para integrar um projeto de software ou app. 

Mas se você ainda não se convenceu sobre a importância deste profissional, separei alguns motivos para dar uma atenção especial na hora da contratação. 

Por que o programador front-end é tão importante para o projeto?

O poder da primeira impressão

Como escrevi lá no início do texto, os primeiros segundos de contato de um cliente com o seu site, software ou aplicativo são determinantes para o sucesso da relação e para a imagem da marca.

Juntamente com o design e o UX, o front-end é o responsável por garantir a melhor experiência ao usuário nessa interação com a empresa. 

Além de tornar o ambiente de navegação mais atrativo, esse desenvolvedor precisa aplicar e testar funcionalidades de acordo com a estratégia e objetivos de negócio de cada projeto. 

Performance

A interface pode até ser bonita e funcional, mas se demorar para carregar as informações a experiência do usuário será prejudicada. 

Nesse contexto, o bom trabalho de front-end também é essencial para garantir uma aplicação ou site com rápido carregamento e respostas instantâneas.

Melhor navegação = maior retenção

Com um layout bem planejado e estruturado pelo programador front-end, é possível oferecer uma navegação intuitiva e fluida para, com isso, melhorar a retenção de visitantes.

Além de ser mais fácil para o usuário encontrar o que busca, uma interface bem projetada também passa mais segurança aos clientes.

Concluindo...

Já deu para ter uma real noção da importância de contratar um desenvolvedor front-end qualificado para o seu projeto - e para o seu negócio, certo?

É claro que outros profissionais envolvidos em uma squad de desenvolvimento ou mesmo na gestão do projeto também são muito importantes, mas a ideia deste conteúdo foi ressaltar o papel fundamental do profissional front-end para o sucesso de um aplicativo ou software, explicando alguns dos principais motivos para isso.

Espero que as informações sejam úteis para ajudar no seu processo!

Que tal montar e contratar sua squad de desenvolvimento sem burocracia?

Para facilitar o processo de contratação de desenvolvedores para colocar o seu projeto em prática, o Contrate Squads é a plataforma da X-Apps que permite escolher quais especialidades e profissionais você precisa de forma rápida e intuitiva. Conheça aqui!

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English