Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
7
min

O que é Squad: saiba seus benefícios e como contratar

Saiba tudo sobre o que é squad, como surgiu essa metodologia, suas vantagens e descubra também como você pode ter um squad especializado na sua empresa
March 09, 2021

Visão geral:

* Após ganhar notoriedade por meio do Spotify, a metodologia squad é utilizada com o objetivo de aumentar a satisfação dos profissionais, visto que os colaboradores tornam-se mais autônomos dentro de times ágeis e menores.

* Para que tal metodologia funcione, é necessário que a empresa invista em uma cultura de confiança mútua, a longo prazo.

* Conheça também a plataforma “Contrate Squads”  e monte um time de especialistas sem burocracia.

\

Você já se perguntou “o que é Squad?

Se você é do mundo da tecnologia provavelmente já se deparou com o termo "squad", principalmente quando o assunto era sobre aumentar a produtividade de uma equipe, por exemplo.

Muito famoso após a implementação - e sucesso - do Spotify, este método de trabalho consiste em dividir seus profissionais de tecnologia em grupos menores de desenvolvimento.

Com isso, a satisfação dos colaboradores tende a ser maior, já que pequenos grupos, em grande parte das vezes, conseguem trabalhar de forma ágil, organizada, colaborativa e produtiva.

O modelo foi originalmente implementado a partir de deficiências encontradas no tradicional Scrum, que já não estava mais sendo ideal para o que a empresa buscava. Por isso, desenvolver um método próprio de trabalho pareceu o ideal, e deu certo.

O que é squad?

A metodologia squad ganhou fama após o Spotify encontrar problemas ao adotar os princípios tradicionais do Scrum no dia a dia.

A empresa percebeu que os profissionais não estavam produzindo da forma esperada com o modelo atual de trabalho em relação ao produto que tinham em mãos.

Os squads são times de desenvolvimento auto gerenciáveis, multifuncionais e enxutos - voltados para a produção de uma determinada área ou função específica de um produto.

Divididos em até oito profissionais, tradicionalmente, a maioria dos squads conta com profissionais de diferentes setores de tecnologia, como: design, infraestrutura, banco de dados e DevOps.

Antes de rodar o projeto, eles desenham e mapeiam a estrutura, elencando todas as ideias e necessidades. Este processo, que dura por volta de 5 dias, foi desenvolvido por um designer da Google, Jake Knapp e é conhecido por Design Sprint, sendo um modelo ágil de imersão e prototipagem.

Ao longo das sprints de desenvolvimento, os squads são responsáveis por cuidarem de tarefas específicas de ponta a ponta, incluindo testes e implementação do software em questão.

Para exemplificar melhor o que é squad, temos o clássico exemplo do Spotify, já mencionado. 

Durante o uso, você já deve ter reparado que o app possui diversos ambientes na sua interface. Um mostra o que seus contatos estão ouvindo; outro, quais são suas playlists e tem até uma área que te sugere novas músicas.

Cada um desses setores são comandados por squads diferentes, mas com um mesmo objetivo: trazer uma interface acessível e com bom desempenho.


Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Confira nosso e-book, é grátis!

Modelo de squad do Spotify


Por se tratarem de equipes autônomas, o modo de execução das tarefas é sempre definido entre os próprios integrantes, desde que o resultado final seja atingido.

Para implementar squads, a cultura da empresa precisa estar alinhada com a metodologia

Funcionando como uma fábrica de softwares em menor escala, a metodologia squad não depende somente das qualidades técnicas dos profissionais.

É muito importante que a empresa implemente uma cultura ágil e de confiança mútua, através de estudos, modelos e testes, com os quais o gestor de tecnologia irá definir a equipe ideal para cada projeto.

Dessa forma, todo e qualquer desenvolvedor contratado consegue se adaptar de maneira mais rápida e os resultados tendem a ser melhores ao longo do tempo.

É importante lembrar que a metodologia squad não funciona como uma receita de bolo, sendo bastante variável para cada negócio ou produto a ser desenvolvido.

Um bom primeiro passo é colher feedbacks de como anda o nível de satisfação dos times em relação à empresa e, com eles, buscar solucionar qualquer tipo de insatisfação.

Atuar em squads exige confiança, e ter uma relação de conexão com os profissionais aumenta as chances de sucesso da sua empresa.

As divisões e a estruturação de squads

Quem é ligado em assuntos sobre gestão de projetos e tecnologia também já deve ter ouvido falar em Tribes, Chapters e Guilds.É sobre eles que falaremos a seguir.

Tribes, Chapters e Guilds são subdivisões que visam o compartilhamento de informações entre as Squads

Modelo de squad em tribes, chapters e guilds

(Foto: Reprodução/Spotify)

Seguindo o modelo implementado pelo Spotify, os chamados Tribes são conjuntos de squads que possuem um objetivo em comum no desenvolvimento do projeto.

Se mantendo perto durante o processo de produção, o objetivo dessa subdivisão é aumentar ainda mais o fluxo de informação entre os times, o compartilhamento de ideias e a taxa de solução de problemas, já que o trabalho de um squad pode ser complementado pelo trabalho de outro.

Para dividir ainda mais os grupos de colaboradores, os Chapters são feitos com o objetivo de separar os profissionais por área de atuação.

Formando um novo grupo, dessa forma, desenvolvedores front-end, podem, por exemplo, manter contato de forma constante visando solucionar problemas de interface.

Por fim, as Guilds são formadas por grupos ainda mais específicos. Abrangendo profissionais interessados em compartilhar conhecimento, as guilds são formadas por colaboradores de diferentes áreas que buscam aprender sobre assuntos semelhantes.

Com isso, a colaboração dentro do ambiente de trabalho aumenta ainda mais.

Vantagens de se trabalhar com a metodologia squad

1. Maior autonomia para as equipes

Uma das maiores vantagens de se utilizar a metodologia squad na sua empresa é a autonomia que seus profissionais garantem. Com uma cultura pré-estabelecida, os processos de desenvolvimento tornam-se parte da rotina, aumentando a velocidade com que os projetos são desenvolvidos. Além disso, ter times autônomos exerce o sentimento de uma participação mais ativa dos profissionais nos resultados da empresa.

2. Maior colaboração entre profissionais

Outra vantagem ao optar pela metodologia squad é o aumento da colaboração entre os profissionais da empresa.

Como os squads são times fechados, os colaboradores se veem na obrigação de construir um ambiente de trabalho saudável e comunicativo, visto que só assim podem atingir os resultados esperados.

Além disso, é possível identificar com mais facilidade onde estão os problemas do time, o que fazer para solucionar e também como a equipe deve trabalhar para entregar o projeto no tempo certo.

Aliás, squads que trabalham juntos por mais tempo tendem a ter um nível de conhecimento e entrosamento maior.

Com isso, as funcionalidades são elaboradas com mais assertividade e compromisso, já que, geralmente, a confiança entre membros de um mesmo squad é maior.

3. Aumento da produtividade

O resultado das vantagens e principais características da metodologia squad é o aumento da produtividade na sua empresa.

Muito por conta da comunicação entre os profissionais, e também pela pouca burocracia nos processos, a entrega das funcionalidades acontece com agilidade.

Outro fator que contribui para isso é a baixa quantidade de profissionais em um mesmo squad. Times mais enxutos são capazes de avançar mais rapidamente com o desenvolvimento de projetos.

Onde posso contratar um squad para minha empresa?

Agora você deve estar se perguntando como fazer para implementar essa metodologia na sua empresa, ou até mesmo onde encontrar profissionais qualificados.

Implementar a metodologia squad pode não ser tarefa fácil, principalmente para quem está começando um projeto ou para quem ainda possui um número baixo de profissionais.

Você sabia que a X-Apps conta com uma plataforma de contratação de times de desenvolvedores?

Contrate Squads sem burocracia

Ao acessar a plataforma, você monta o seu squad da maneira que achar ideal para o desenvolvimento do seu projeto, seja com desenvolvedores front-end, back-end, profissionais DevOps e até mesmo especialistas em computação em nuvem.

O funcionamento é bem simples: basta filtrar pela linguagem de programação que você deseja utilizar, arrastar seu desenvolvedor favorito para o carrinho e preencher o formulário de solicitação.

Nossa equipe vai entrar em contato, e assim, daremos andamento à implementação do squad na sua empresa.

Para ter acesso à Contrate Squads e entender melhor como funciona, é só clicar aqui ou acessar pelo ícone no topo do site.

Saiba mais:

- Processo de desenvolvimento de software: entenda como funciona!

- Staff on Demand: saiba o que é e quais as vantagens para sua empresa

- Software sob medida: 5 vantagens para sua empresa

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
3
min
Cuidados ao validar um projeto de desenvolvimento de software

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English