Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
5
min

Software Customizado ou Pronto?

Saiba quais são as principais diferenças entre software customizado ou pronto e veja qual o modelo de negócio mais indicado para sua empresa.
November 28, 2019

Visão geral:

* Na hora de contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de software uma dúvida pode surgir: devo escolher entre software customizado ou pronto?;

* Os dois modelos possuem suas vantagens, entretanto, para crescimento maior da sua empresa a longo prazo, a customização de software é mais indicada;

* Saiba mais a seguir e veja qual o melhor para o atual momento da sua empresa.

-

Existem diversos tipos de software customizado e software pronto no mundo – assim como existem, também, diversos tipos de empresas.

Falar que um é melhor que o outro sem conhecer o contexto de cada negócio é perda de tempo, uma vez que as diferenças de cada um vai de encontro a cada objetivo empresarial.

Para não se frustrar no processo da escolha de um software, a dica é contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto para uma consultoria mais aprofundada sobre as características de cada produto.

Assim, os riscos de ter um software final que não agrada à companhia ou ao público podem diminuir bastante.

Por isso, antes de ler esse ou qualquer outro artigo que fale sobre o tema, lembre-se de que não existe melhor ou pior.

A escolha entre software customizado ou software pronto depende muito mais do objetivo do que de seu formato.

O que considerar ao escolher um software customizado ou pronto

Uma das principais características nas quais você deve pensar antes de escolher um modelo de software customizado ou pronto para sua empresa é se o negócio trabalha voltado para escopos fechados ou abertos na hora de desenvolver e fomentar novos sistemas.

O fornecedor de software vai, geralmente, utilizar os dois modelos – tanto o escopo fechado quanto o aberto –, pois a demanda é quem vai ditar qual deles faz mais sentido.

Existem projetos de pesquisa e inovação, por exemplo, onde não dá para estimar o tempo de projeto (uma vez que as tecnologias são novas e incertas, demandando vários testes e tentativas), e projetos que estão cercados de detalhes complexos ou imprevisíveis.

Escolher um escopo antes de fazer uma Prova de Conceito desse tipo de projeto pode ser um grande erro estratégico.

A batalha entre escopo aberto ou escopo fechado

A maioria das empresas gosta mais de trabalhar com softwares de escopo fechado, e isso tem um motivo especial: a previsibilidade.

Na X-Apps, quando trabalhamos com tecnologias mobile e web, o tempo de desenvolvimento do software pode ser melhor estimado, pois cada um dos projetos tem documentação técnica, nos permitindo saber quanto tempo cada funcionalidade leva para ser desenvolvida.

Nesses casos, o trabalho é mais de construção, sem pesquisas ou tentativas, pois já entregamos o produto dezenas de outras vezes – e sabemos como lidar com ele.

O escopo fechado tem seus prós e contras, mas o maior ganho para o cliente final é trazer uma previsão bem assertiva de quanto o projeto irá custar e quanto tempo levará para ser entregue.

No escopo aberto esse tipo de dado é impossível.

Por essa razão, muitas empresas só desenvolvem projetos com escopo fechado e deixam as pesquisas e inovações com departamentos específicos para essa finalidade.

E, quando o fornecedor de consultoria em software é bom, todos esses departamentos podem ser atendidos de forma completa.

São pontos comuns tanto do escopo fechado quanto aberto trabalhar entregas semanais, com prioridades bem definidas e demonstração funcional do processo desenvolvido a cada etapa.

O preço para os dois também não varia muito, mudando apenas a forma de contratação para um escopo aberto ou fechado.

A negociação final levará em conta a cultura empresarial, as estratégias e visões diferentes de como o projeto deve ser feito.

Quais as vantagens de escolher por um software customizado?

1. Implementação mais rápida

Escolher por um software customizado tem uma série de vantagens e benefícios.

Uma dúvida bem comum na escolha entre software customizado ou software pronto é em relação ao tempo de implementação do produto.

Entretanto, é bem simples de entender.

Os chamados softwares prontos possuem um tempo de implementação muito maior, principalmente por conta que existem diversas funções que podem confundir os profissionais na hora da utilização

Por isso, é preciso realizar treinamentos mais específicos sobre cada funcionalidade e isso pode atrasar os ganhos da sua empresa.

Como essa prática pode comprometer a produtividade do seu time, os softwares customizados são mais fáceis e mais indicados nesse momento.

Nesse caso, o projeto é dividido por etapas e feito a partir de um cronograma de implementações. 

Em um primeiro momento, um MVP é desenvolvido atendendo as exigências mais importantes para sua empresa, posteriormente, mais funcionalidades vão sendo adicionadas.

Por conta disso, o tempo para adaptação é melhor utilizado.

2. Software customizado busca atender suas necessidades

Outra vantagem interessante é na questão do atendimento às necessidades da sua empresa.

Quando se busca por uma empresa especializada em desenvolvimento de software, uma série de diagnósticos sobre a sua ideia são realizados, de modo que a empresa contratada possa entender melhor quais são suas necessidades para o software em questão.

Com isso, é possível entender quais são as funcionalidades prioritárias para que um MVP da sua ideia seja desenvolvido no espaço de tempo proposto.

Além disso, é nessa hora que o escopo do projeto é definido e o orçamento também é feito.

Em razão desse processo mais detalhado e específico de desenvolvimento, o produto é totalmente voltado para atender suas necessidades de mercado, aumentando os seus resultados e a organização da sua empresa logo após a implementação do projeto.

3. Software customizado = maior custo-benefício

Na hora de escolher entre um software customizado ou pronto é importante se atentar aos custo-benefício de cada um.

Muito em razão dos motivos citados anteriormente, como atendimento às suas necessidades e tempo de implementação menor, optar por um software customizado garante um melhor custo-benefício para sua empresa.

Mas, porquê?

Esse tipo de negócio, quando implementado em uma empresa, inicialmente pode ter um valor considerado alto, porém, a longo prazo garante uma maior economia de recursos do seu negócio.

Isso acontece em razão de que novas atualizações estão sempre em andamento e podem sempre ser adicionadas ao projeto inicial, seja para corrigir problemas ou para adicionar novas funcionalidades quando for necessário.

Dessa forma, diferente de um software pronto, é possível que o sistema acompanhe o ritmo de crescimento da empresa, seja no lançamento de novos produtos no mercado ou no surgimento de uma demanda maior, principalmente quando há um aumento no número de clientes.

Qual o veredito?

A realidade atual é que muitas empresas não querem contratar o escopo aberto e, por isso, o escopo fechado é mais usual.

Contudo, eles apresentam uma boa gama de vantagens similares – e é preciso, novamente, que os objetivos de cada empresa sejam levados em consideração antes da viabilização de um software customizado ou pronto.

Na X-Apps, podemos citar o exemplo com a Suzano Papéis e Celulose, empresa que desenvolveu um comitê interno para discutir cada necessidade de software que surge entre as equipes.

A cada nova demanda, eles pesquisam softwares prontos e cotam com a gente o prazo e o custo para criar um software customizado, personalizado e do zero.

E, no caso desse cliente, geralmente ganha a segunda opção, que oferece muito mais flexibilidade do que o que chamamos de “software de prateleira”.

Contudo, quando a necessidade demanda algo mais básico, é justamente o de prateleira que melhor se encaixa na possibilidade de gerar resultados ao cliente.

Quer saber qual seria a melhor opção para o seu negócio?

Pode conversar com a gente! Entendemos tudo sobre software customizado e queremos te ajudar a fazer a melhor e mais lucrativa escolha para sua empresa.

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
5
min
O que é DevOps?

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English