Reading time
3
min

Organizações exponenciais e o futuro da mão de obra em tecnologia

Uma empresa que quer crescer precisa contar, para isso, com uma ótima equipe. Afinal, faz parte do modelo de organizações exponenciais o perfeito atendimento e serviço prestado. Para isso, é necessário que as empresas brilhem na contratação dos membros de seu time.
November 28, 2019

Uma empresa que quer crescer precisa contar, para isso, com uma ótima equipe. Afinal, faz parte do modelo de organizações exponenciais o perfeito atendimento e serviço prestado. Para isso, é necessário que as empresas brilhem na contratação dos membros de seu time.

Acontece que, na contramão das boas intenções das organizações exponenciais, o que vemos são ofertas de vagas que pecam pelo excesso, exigindo de uma só pessoa o conhecimento requerido para três ou mais indivíduos ou áreas, ou pela indefinição com profissionais de RH que, na falta do conhecimento técnico, não conseguem selecionar as melhores escolhas.

É por isso que o futuro da mão de obra em tecnologia está cada vez nas mãos da chamada “staff on demand”, algo que significa, em linhas gerais, “chame quando precisar”. Nesse formato torna-se possível buscar vários profissionais específicos para o desenvolvimento de um ou mais projetos em um tempo pré-determinado, o que acaba gerando diversos benefícios às organizações exponenciais.

Um dos maiores deles é a redução significativa de custos desse modelo de trabalho.

Staff on Demand para Organizações Exponenciais

Como dissemos lá no início do texto, se as organizações exponenciais desejam levar esse título a sério e escalar seus serviços, é preciso focar no core business do negócio através de uma equipe competente e focada.

Além de promover exatamente esse tipo de conexão entre a empresa necessitada e o colaborador certo, o conceito de staff on demand ainda esbarra em números que podem soar bem interessantes para a maioria das empresas. Afinal, o custo de um funcionário sob demanda é relativamente menor do que um contratado.

Você já viu isso acontecer: aquela startup que contratou um bom programador da Índia para desenvolver seus códigos e o microempresário que comprou um logotipo em um site que oferta esse tipo de serviços são exemplos de que não é preciso ter alguém dentro da empresa para que um bom resultado ocorra.

A pessoa pode estar a quilômetros de distância e não se interessar por vir trabalhar em uma única companhia. Aí entra toda a mágica do staff on demand para organizações exponenciais: um contrato de trabalho por tempo limitado pode ser feito sem problemas para as partes e com possibilidade de rentabilidade para os dois lados da moeda.

Do ponto de vista da empresa, imagine o seguinte: a sua trabalha recorrentemente com projetos de TI e gasta, com um funcionário sênior, dez mil reais por mês, entre salários e encargos. Por ano, esse custo é de 120 mil reais – e nem sempre o colaborador em questão vai estar apto para assumir todos os projetos da casa, o que te faz recorrer a freelas de vez em quando.

Por outro lado, algumas empresas focadas em prover staff on demand para organizações exponenciais vai entender os anseios da vaga e ofertar um profissional qualificado para o projeto cobrando 90 reais a hora. Você não precisa pagar encargos, já que ele não faz parte do quadro de funcionários.

Trabalhando 8 horas por dia durante 20 dias, esse profissional vai te custar 14.400 reais, 4.400 a mais do que um funcionário recorrente. Mas, ao fim do dia, foram 14.400 para um projeto concluído em um mês, frente a 120 mil em um ano. Percebe a diferença?

Isso sem contarmos os custos com o pessoal de RH, processos de seleção e treinamentos in house para pessoas que podem render bem na vaga, mas só depois que pegar o ritmo de trabalho.

Se seu pedido pro freelas para tapar buracos é recorrente, ainda que tenha uma boa equipe dentro de casa, pense em 120 mil reais multiplicados por dois, cinco, dez anos de empresa – e coloque do outro lado da balança a possibilidade de contratar esporadicamente os melhores especialistas para cada ponto da sua necessidade.

E quem faz isso, no Brasil?

Não são muitas empresas nacionais que promovem às organizações exponenciais boas perspectivas de equipes sob demanda, mas a boa notícia é que a X-Apps é uma delas.

Por aqui nós oferecemos toda a mão de obra em tecnologia de TI, incluindo programação, no modelo de staff on demand. Sempre temos o profissional mais qualificado para indicar a cada tipo de projeto.

Precisa desse tipo de serviço mas não sabe bem como funciona, na prática, ou como começar? Fale com a gente!

    Compartilhar

Subscribe to our newsletter

Latest posts

Reading time
2
min
O que Não Pode Faltar em um Contrato de Desenvolvimento de Apps

Accelerate your business with X-Apps

Ask for a Budget
X-Apps is an IT provider partner and advised by
Your IT team.
Contact us
comercial@x-apps.com.br+55 11 5083-0122

126 Rodrigo Vieira St

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP, Brazil.

Zip code: 04115-060

Sitemap
Terms of servicePrivacy Policy