Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
6
min

Melhores Práticas de UX para Aplicativos

Saiba quais são as melhores práticas UX para aplicativos e veja como aplicar em seu projeto
November 28, 2019

Há algum tempo, as decisões sobre o que um site seria se baseavam apenas na beleza e nas tendências de momento para cada setor de negócios.

Contudo, essa realidade mudou: os melhores sites são feitos com base na experiência do usuário, ou UX. E os aplicativos seguiram essa tendência.

Atualmente, as melhores práticas de UX para aplicativos podem garantir não só o funcionamento pleno do programa como, também, dão ao app maior força de mercado frente à concorrência.

Afinal, não existe nenhum app que não enfrente obstáculos competitivos na preferência do usuário.

Ganha essa batalha quem promover a melhor experiência, e é aí que mora toda a mágica da UX: em meio a milhares de aplicativos que tem as mesmas funcionalidades, o que faz um usuário decidir pelo seu são as facilidades que ele apresenta frente a todos os outros.

Isso, claro, sem deixar de lado a segurança dos dados e da navegação.

Por outro lado, uma experiência ruim pode fazer com que o usuário saia do aplicativo e não o recomende para amigos – o que é outra forma fácil de perder dinheiro.

Para evitar esse problema, capriche na UX, siga as dicas de melhores práticas de UX para aplicativos e lance seu produto ou serviço da forma mais assertiva possível.

Melhores práticas de UX para aplicativos

As reflexões que propomos para o seu aplicativo são, através das dicas abaixo, coisas muito simples de desenvolver – porém, fazem toda a diferença em termos de UX.

Veja abaixo se o seu app tem tudo o que é necessário ou se há alguma frente que ainda pode ser trabalhada.

1. Tela inicial

É preciso que ela seja extremamente funcional e intuitiva. Lembra daquela expressão que diz “a primeira impressão é a que fica”? Em TI isso é real: você precisa ter uma tela inicial bacana, fácil e que disponha as principais informações de forma bem clara.

A navegação deve ser fluida e corresponder às expectativas dos usuários. Quanto mais fácil for a navegabilidade, melhor.

2. Navegação sem esforços

Se o usuário tiver que parar para pensar em alguma complexidade do seu app, isso significa que ele será abandonado e nunca mais vai ser acessado por aquela pessoa. Tente, ao máximo, deixar a navegação simples.

Isso significa se esquecer de formulários de cadastro quilométricos ou infinitas necessidades de log in. Quanto mais conveniente for a utilização do aplicativo pelo usuário, menos ele irá pensar em abandonar o programa.

3. Conversão simplificada

Seja prático e direto nos itens de conversão do seu aplicativo. Se o usuário encontrar tudo aquilo que estiver buscando em poucos segundos de navegação, você resolve um problemão para ele e acaba ficando com o cliente por muito tempo.

4. Design responsivo

Nem todo mundo vai abrir seu aplicativo só pela tela de um celular específico: é possível que a pessoa mude o modelo do aparelho, tente um tablet ou até mesmo um notebook para acessar sua informação.

E, claro, seu design tem que acompanhar a modificação de todas essas telas, para que não haja uma quebra de estrutura cada vez que um novo dispositivo é acionado a abrir o app.

O design responsivo se adapta perfeitamente a qualquer tipo de tela – e é essa a experiência que os usuários buscam em monitores menores do que os de um computador convencional.

Um modelo de boas práticas

Recentemente a X-Apps participou de um hackathon onde apresentou o UX Match, um processo que alia a segurança das melhorias de melhorias práticas de UX para aplicativos ao ganho de produtividade.

O UX Match já preenche os dados pro usuário de maneira rápida e, principalmente, segura.

A maioria das empresas trata segurança e experiência como termos exclusivos – ou seja: é um ou é outro. Geralmente quando as pessoas pensam em priorizar a segurança, a experiência é deixada de lado, e o UX Match é um exemplo em que nem sempre é assim.

No UX, desenvolvido pela X-Apps, a validação do usuário é feita por uma selfie, e a tecnologia também permite a implementação de outros tipos de validação.

A solução traz a promessa de otimizar o processo de cadastro, principalmente em bancos e fintechs, sem abrir mão da qualidade ou da segurança do app.

Se você ainda não apostou em maneiras mais práticas de prestar seu serviço ou vender seu produto pelo aplicativo, corre que ainda dá tempo.

Afinal, tudo o que vai definir se sua empresa fica ou sai do mercado está baseado em como os usuários do seu negócio perceberão a experiência de interagir com ele.

Para o mercado de serviços financeiros, ter foco em UX é fundamental

Como você já deve ter notado, o número de bancos e carteiras digitais cresceu consideravelmente nos últimos anos.

Se antigamente o setor financeiro era dominado por grandes empresas de serviços financeiros, hoje em dia, há uma infinidade de aplicativos e soluções que oferecem diferentes vantagens para os seus clientes.

Por conta dessa grande quantidade de serviços disponíveis, o que fazer para atrair novos usuários? O que podemos oferecer de diferencial para os novos clientes?

A resposta para estas questões, além de oferecer segurança, é investir em UX. Um dos cases de maior sucesso foi a chegada da Nubank no mercado, que revolucionou a forma como utilizamos serviços financeiros.

A solução conseguiu oferecer praticidade, conforto e segurança, ganhando a confiança dos clientes. Tudo isso via aplicativo, o que ainda não era comum na época.

A partir disso, foi necessário que os bancos convencionais se modernizassem, de modo a acompanhar o ritmo de desenvolvimento das novas tecnologias.

E é aí que a X-Apps entra na história.

Em uma parceria com o Banco Bradesco, o desenvolvimento do Navegador Exclusivo ressignificou a experiência dos usuários corporativos de um dos maiores bancos do mundo. 

Com ele, oferecemos uma Nova Forma de Acesso com mais segurança para o cliente, além da navegação, que também foi priorizada, já que a interface do produto é completamente funcional e lembra muito o visual de outros navegadores modernos.

A X-Apps prioriza a perfeição na experiência do usuário nos aplicativos e sistemas que os nossos engenheiros desenvolvem, pois, uma experiência ruim pode fazer com que o usuário saia do aplicativo e não recomende para outras pessoas.

Dessa forma, criamos uma experiência de uso mais agradável e um design fidelizado à marca Bradesco.

Nos dias atuais, muita atenção à LGPD

A inclusão de normas na legislação que visam aumentar a privacidade de dados dos brasileiros, além de afetar outros setores da sociedade, também colaboraram para uma evolução na UX dos apps de serviços financeiros.

Ser transparente com seu usuário é fundamental, de modo que ele saiba para qual finalidade seus dados serão utilizados. Na UX, o foco sempre é tornar a experiência do usuário a melhor possível, de forma fácil e simples, buscando engajamento entre empresa e cliente.

Especialistas da área apontam que a principal medida é ser transparente logo no primeiro formulário de cadastro - local onde há maior interação dos usuários - seja inserindo alguns campos de justificativas ou informando que o controle desses dados é todo do cliente, caso o mesmo queira retirar o cadastro.

Além disso, é importante trazer elementos visuais que possam chamar a atenção, e disponibilizar a política de privacidade para não deixar dúvidas sobre a transparência da empresa. 

Assim, fica mais fácil do usuário encontrar aquele tipo de informação em sua tela e ganha a confiança de que pode contar com sua solução.

Saiba mais:

- Quanto custa criar um app para sua Startup?

- O seu serviço pode se transformar em uma plataforma?

- Navegador Exclusivo Bradesco: como a parceria com a X-Apps gerou mais de 1 MILHÃO e 200 mil acessos

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
5
min
O que é DevOps?

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English