Precisa de um app? Veja como contratar uma fábrica de software “like a boss”

Quantas vezes você olhou, só hoje, a tela do seu smartphone? Podemos apostar que foi pelo menos três vezes, e colocaremos todo nosso dinheiro na afirmação de que pelo menos duas delas não foram para saber as horas.

E, se você age dessa forma, essa não é uma característica sua. A humanidade inteira está conectada 24 horas por dia em um iPhone ou Android abarrotado de aplicativos, seja para facilitar sua vida, seja para os momentos de lazer.

Quando falamos em um cenário onde se encaixam bilhões e bilhões de pessoas é bem provável que os seus clientes estejam nesse grupo. Ou seja: suas ações digitais devem ser assertivas se você quiser consolidar a participação da sua marca em seu mercado de atuação.

Será que preciso desenvolver um app?

A melhor forma de saber se sua empresa seria um aplicativo baixado pelo cliente é se perguntar se ele realmente seria utilizado pelo consumidor final.

O app é um projeto caro, que merece ser estudo desde sua necessidade de criação até as possibilidades do retorno no investimento. Por isso, se você tiver, por exemplo, uma confecção dentro do seu bairro, um aplicativo talvez não seja a melhor ideia, já que você pode se utilizar de outros que já existem (como o WhatsApp) para se comunicar com seus clientes.

Já se você tiver um negócio bem maior no ramo da moda, estilo FARM ou C&A, aí sim interações diferentes com seus clientes via aplicativos podem – e devem – ser consideradas.

Por isso, antes de tudo, pergunte-se se você realmente precisa de um app. Se achar que não, bola pra frente. Se achar que sim, existe um jeito fácil, rápido e econômico de desenvolver o produto que você precisa: a fábrica de softwares.

Por que contratar uma fábrica de softwares para o desenvolvimento do seu app?

Uma fábrica de software é uma empresa terceirizada que tem capacidade técnica e metodológica para desenvolver produtos e serviços complexos dentro da área de TI – como é o caso dos aplicativos.

Com essa saída você consegue contratar não só um profissional, mas um conjunto de pessoas, para absorver a ideia que você tem e transformá-la em um app atrativo e usável.

Nesse momento você deve estar pensando: “por que contratar uma fábrica de softwares se eu posso contratar um freela? Afinal, minha ideia é tão simples…”.

Antes que essa história acabe, já vamos te dar um alerta de spoiler: por mais simples que sua ideia de aplicativo seja, ela demanda uma estrutura complexa de desenvolvimento, com várias áreas (programação, design, conteúdo, vendas) trabalhando juntas.

Justamente por isso é que contratar um freelancer não é uma boa ideia, porque fazer um aplicativo envolve planejamento estratégico interdisciplinar, além da concepção holística de características e objetivos únicos da empresa, e dificilmente uma só pessoa vai dar conta disso tudo.

Não é só desenvolver e pronto. Sem um estudo minucioso de cada etapa, você gastará dinheiro e não verá o mínimo retorno.

O que levar em consideração na hora de contratar uma fábrica de software

Primeiro, veja qual é a relevância da empresa que você quer contratar no mercado. Verifique seu portfólio, os apps que ela já desenvolveu, pois é através do que já foi feito que você conseguirá não cair no papo de vendedor.

Além disso, antes mesmo de fechar o contrato, deixe bem claro seus objetivos com o aplicativo e quais são os prazos ideais para que ele funcione para a sua empresa. Um app específico de um evento, por exemplo, tem data de validade para ser lançado e retirado do ar.

Ao negociar o preço, leve em consideração que um serviço de qualidade não vai ser o mais barato do mercado. O importante é o potencial de retorno que você vai ter com ele, e não quanto custa para que ele esteja disponível em uma loja virtual.

E, por fim, seja parte ativa do processo de desenvolvimento, acompanhando passo a passo, pedindo a opinião de especialistas, apostando em um MVP (produto mínimo viável) e ouvindo o feedback dos seus primeiros usuários quando o seu MVP estiver no ar. Fazer parte do projeto – e não apenas pagar por ele – faz toda a diferença na qualidade das entregas.

Quer conversar com uma fábrica de softwares que sabe o que está fazendo? Fale com a X-Apps!

Fechar Menu
Close Panel