Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
7
min

Progressive Web Apps (PWAs): o que são e por que utilizar em sua empresa?

Os Progressive Web Apps (PWAs) podem ser desenvolvidos de uma forma mais rápida e trazem os mesmos recursos dos aplicativos nativos; saiba mais sobre essa tecnologia
January 07, 2021

Visão geral:

* Os Progressive Web Apps são aplicativos que podem ser executados de forma rápida via navegador, sem a necessidade de instalação em dispositivos móveis;

* A principal vantagem de um PWA é na questão da velocidade de desenvolvimento, sendo mais rápido do que o desenvolvimento de apps nativos;

* Atualmente, grandes empresas já possuem PWAs, como o Twitter, Uber e Pinterest.

-

Com o crescimento do mercado de aplicativos nos últimos anos, o desenvolvimento de Progressive Web Apps (PWAs) ganhou ainda mais força e passou a ser um modelo de negócio bastante viável para quem deseja ter um app.

Esse tipo de aplicativo é interessante pois é mais prático, acessível e garante um engajamento maior de seus clientes com seu produto digital.

Além disso, esses apps são desenvolvidos de maneira menos burocrática, já que os desenvolvedores não precisam desenvolver versões para diferentes sistemas operacionais.

Atualmente, existem diversos cases de sucesso que provam como é prático ter um PWA na sua empresa, como o Twitter e o Pinterest.

Além disso, há diversas vantagens de se utilizar esse tipo de aplicativo ao invés de um app nativo ou híbrido.

Quer saber quais são essas vantagens e quais são as principais características de um Progressive Web App? 

Eu te explico melhor nas linhas a seguir, confira!

O que são Progressive Web Apps (PWAs)?

Os Progressive Web Apps são nada mais nada menos que aplicativos que podem ser executados a partir de um navegador Web.

Tradicionalmente, para utilizar um app, é preciso acessar a loja de aplicativos e realizar a instalação, seja em um smartphone, tablet ou computador.

Com esse tipo de aplicação não há essa necessidade, já que ele possui todas as funções de um app comum e é todo desenvolvido para executar via web.

Esse tipo de produto digital vem ganhando bastante espaço no mercado por conta da praticidade que oferece aos usuários, já que não é preciso demandar tempo de instalação e espaço na memória do dispositivo para utilizar os serviços que deseja.

Com isso, basta acessar a URL do site em questão que o aplicativo funcionará normalmente via navegador web.

Além disso, os desenvolvedores não precisam quebrar a cabeça para desenvolver um app que atenda sistemas operacionais diferentes como Android e iOS.

Dessa forma, basta desenvolver um único modelo de sistema que consiga atender diferentes tipos de dispositivos, visto que os navegadores móveis são algo em comum em grande parte deles.

Nos próximos tópicos, você entenderá melhor quais são as diferenças entre PWAs e aplicativos nativos, quais suas vantagens e também quais as tecnologias envolvidas para desenvolver um Progressive Web App. 

Afinal, quais são as características de um Progressive Web App?

Para que seja definido de forma mais específica quais são as principais características de um Progressive Web App, o Google especificou alguns aspectos para tentar trazer um padrão de desenvolvimento às empresas.

De acordo com a gigante do Vale do Silício, um PWA deve ser progressivo, responsivo e seguro.

Mas o que isso significa?

Significa que esse tipo de aplicação necessita atender qualquer usuário, independente do navegador que ele utilize.

Dessa forma, o sistema precisa se adaptar a diferentes formatos de exibição, seja para telas de smartphones, computadores, tablets ou smart TVs, trazendo também protocolos de segurança web conhecidos como “https”, evitando, assim, invasões aos dados dos usuários.

Além disso, o Google sugere que os PWAs possam se manter funcionais de maneira offline, assim como acontece em aplicativos nativos, e também instaláveis, oferecendo a possibilidade do usuário encontrar aquele serviço na sua própria tela inicial.

No geral, é interessante que os Progressive Web Apps tenham basicamente as mesmas estruturas do que os apps convencionais, só que sem a necessidade de instalação e que também possam trazer recursos que permitem a interação com o usuário, como notificações Push e chats.

Diferenças entre PWAs e aplicativos nativos e híbridos

Como dito anteriormente, os Progressive Web Apps possuem características importantes que os diferenciam dos aplicativos convencionais.

Os aplicativos nativos são os apps mais tradicionais que podem ser encontrados em lojas como a Google Play Store e a App Store.

Esse tipo de produto é desenvolvido sob medida por uma empresa de software com uma linguagem e recursos pré-definidos, além de oferecer uma maior segurança aos dados dos usuários.

Entretanto, seu negócio pode ficar à mercê da Google e da Apple em razão da necessidade de postagem do aplicativo em sua loja de apps, já que essas empresas têm o controle de tudo que é postado.

Já os aplicativos híbridos são o meio termo entre PWA e apps nativos.

Esse tipo de solução é desenvolvida tanto para os sistemas operacionais como Android e iOS quanto para os navegadores, sem que haja perda de dados dos usuários durante essa transição. 

Diferente do modelo anterior que possui linguagens e recursos pré-definidos, esse modelo de negócio é desenvolvido com uma variedade maior de linguagens de programação.

Vantagens e desvantagens de se utilizar Progressive Web Apps

1. Vantagens

Uma das principais vantagens de optar por esse tipo de app é em relação ao seu tempo de desenvolvimento - que é menor.

Em comparação com os aplicativos nativos, a equipe de desenvolvedores não precisa aprender linguagens mais específicas, já que praticamente todo o projeto é tocado em HTML, JavaScript e CSS. 

Assim, você pode ter um MVP do seu projeto de maneira mais rápida.

Além disso, modificações posteriores podem ser feitas também de forma mais ágil, já que é preciso apenas mexer no código fonte do site e implementar a atualização, sem a necessidade que o usuário baixe um pacote de atualizações na sua loja de apps.

Outra vantagem importante é que, mesmo o usuário não precisando baixar o aplicativo em seu smartphone, recursos importantes do dispositivo como localização, câmeras, armazenamento e microfones também podem ser utilizados em um PWA.

2. Desvantagens

Em relação às desvantagens, a principal delas é a falta de divulgação proporcionada pelas lojas de aplicativos como Play Store e App Store.

Como o PWA não será hospedado em nenhuma dessas lojas, grande parte do marketing do seu produto precisará ser realizado de uma forma mais manual.

Além disso, é preciso ter em mente que um Progressive Web App não pode ter funcionalidades tão pesadas assim, visto que, em alguns dispositivos, o navegador pode apresentar interrupções e travamentos, mesmo isso sendo raro de acontecer.

Aliás, outra desvantagem faz relação à legitimidade do serviço.

Por ainda se tratar de um sistema novo de apps, alguns usuários podem ficar desconfiados sobre a segurança do serviço, já que estão acostumados a instalar apps nativos e a confiar mais neste tipo de serviço.

As tecnologias por trás do desenvolvimento de um Progressive Web App

A partir do momento em que se decide que uma empresa vai aderir aos Progressive Web Apps, uma série de tecnologias e métodos de desenvolvimento já tradicionais na web passam a fazer parte do aplicativo.

A primeira delas é o Service Worker. Essa tecnologia faz parte de um sistema que permite interceptar requisições de uma aplicação e armazenar os resultados do cliente de forma segura.

Assim como acontece com o cache, - já tradicional em navegadores web -, o Service Worker fornece agilidade e velocidade no consumo de dados, permitindo também que a aplicação funcione de maneira offline.

Outra tecnologia bastante comum no desenvolvimento de aplicativos é o sistema de notificações Push. 

Esse recurso também é utilizado em PWAs e se trata de uma ferramenta que faz um alerta ao usuário sobre atualizações, notícias e informações sobre novas funcionalidades.

Esse sistema é bastante utilizado em aplicativos de rede social e, agora, vem sendo implementado também em Progressive Web Apps.

Para manter seu PWA seguindo o padrão das aplicações Web, é importante - e obrigatório - que seu app tenha um documento chamado de Web App Manifest.

Esse recurso busca padronizar todo tipo de aplicação móvel e possibilita que o usuário adicione um ícone na área inicial do seu sistema, isso sem precisar instalar o aplicativo.

Dessa forma, o usuário ganha mais velocidade de navegação e não perde recursos importantes que você possa oferecer no seu sistema.

Quais são os principais exemplos de Progressive Web Apps?

Apesar de ainda não estar consolidado no mercado, atualmente já existem grandes empresas aderindo aos PWAs, o que indica uma tendência para os próximos anos.

Um dos grandes cases de sucesso dos Progressive Web Apps é o Twitter. A plataforma pode ser facilmente acessada pelos usuários via navegador web, sem a necessidade de instalação do aplicativo nativo em smartphones.

Além disso, a adesão ao PWA fez com que aumentasse a quantidade de usuários, visto que o sistema é mais leve e não demanda espaço livre em smartphones para funcionar.

Outra rede social que teve bastante sucesso nesse tipo de negócio foi o Pinterest. A empresa lançou a plataforma e logo teve ótimos resultados, principalmente com publicidade.

De acordo com dados da plataforma, houve aumento de 50% nos cliques de publicidade e 40% no tempo de permanência no site.

Já a Uber também teve que se adaptar a esse tipo de aplicativo móvel. Para conseguir expandir seus serviços às localidades onde as redes de internet são mais precárias, a solução foi investir no desenvolvimento de um app desse tipo. 

Isso acontece por conta que os PWAs são mais leves e conseguem ser facilmente executados em conexões de baixa velocidade, permitindo que os usuários utilizem o app ao abrir o navegador.

De uma forma geral, o desenvolvimento de Progressive Web Apps deve crescer - e muito - nos próximos anos, superando as requisições de um app nativo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse tipo de aplicação, o que acha de trazer um PWA para sua empresa?

Solicite um orçamento com a X-Apps. Além de avaliar os custos do seu aplicativo, podemos prestar uma consultoria estratégica e avaliar quais são as alternativas mais interessantes para a sua empresa em termos de qualidade e custo-benefício.

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English