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Social Commerce: como o Facebook vai mudar sua forma de vender por apps

Assim como no Instagram, Facebook implementa ferramenta dedicada ao Social Commerce ao WhatsApp; recurso deve chegar em breve ao Brasil.
18 de dezembro de 2020

Visão geral:

* Compras e vendas por aplicativos são frequentes no mundo todo e fazem parte de uma estratégia de negócio conhecida como Social Commerce;

* Recentemente, o Facebook implementou no WhatsApp uma aba dedicada totalmente ao Social Commerce, seguindo os passos do Instagram;

* Descubra como usar essa estratégia de forma eficaz em suas mídias sociais, aumentando a autoridade da sua marca e gerando uma receita ainda maior.

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O Facebook prepara mais uma grande mudança em um dos seus aplicativos de mídia social. Após o sucesso do Facebook Marketplace e a implantação do Instagram Shopping, é a vez do WhatsApp receber a funcionalidade voltada ao Social Commerce.

A partir de agora, o mensageiro, que já permite aos usuários brasileiros transferir dinheiro pelo app, ficou ainda mais dedicado ao uso comercial de pequenas e médias empresas. Isso porque agora vai ser possível disponibilizar catálogos de compras, cardápios e imagens personalizadas de produtos, melhorando a experiência do cliente na hora de fazer uma compra.

A nova funcionalidade já está sendo implementada em países da Europa e da América do Norte e a expectativa é que o mundo todo tenha acesso a esse recurso já nos próximos meses. A medida busca estimular uma base de 2 bilhões de usuários a fazer ainda mais o uso das mídias sociais para a compra e venda de produtos por aplicativos. 

Novos recursos do WhatsApp

É claro que todas essas mudanças vão impactar diretamente o jeito de comprar e vender pela internet. Mas de que forma? 

Como o Social Commerce pode mudar sua forma de vender no dia a dia?

Com a adesão ao Social Commerce, é possível anunciar ou adquirir um produto de forma mais fácil, sem precisar demandar tempo realizando cadastros ou buscas em sites específicos da web.

Em poucas palavras, esse tipo de comércio é baseado na prática de utilizar mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter para divulgar e vender seus produtos para determinado público-alvo.

Com isso, uma das principais vantagens do Social Commerce é a possibilidade de aumentar a autoridade da sua marca diante do público. Como seus produtos passam a “fazer parte” da mídia social do consumidor, a chance dela sentir mais confiança e adquirir um produto que você esteja vendendo é maior.

Ao adquirir a confiança dos usuários, a tendência é que suas vendas aumentem consideravelmente com o passar do tempo, o que nos leva a outra vantagem de utilizar o Social Commerce: gerar receita.

Além disso, é importante tentar manter sempre um contato com o consumidor por meio de interações pela plataforma, sorteios e outras formas de atrair novos clientes.

Resumindo: para quem possui um empreendimento, utilizar a internet e as redes sociais a seu favor é fundamental para a expansão de uma marca e para o crescimento como empresa respeitada na sua área de atuação.

A partir do momento no qual uma venda é realizada e a satisfação do cliente é alta, a tendência é que esse mesmo cliente divulgue seu produto, seja por indicação ou até mesmo através de publicações nas redes sociais, criando um efeito cadeia e aumentando a efetividade do Social Commerce no seu negócio.

Isso indica uma tendência para os próximos anos?

A resposta é simples: sim!

Com o avanço da tecnologia e da grande diversidade de aplicativos no mercado mobile, tudo (ou quase tudo) que fazemos hoje em dia pode ser feito pelo smartphone. É prático, rápido e não demanda tanto esforço dos usuários. 

Por conta dessa praticidade, fica mais fácil entender os investimentos que as grandes empresas fazem diariamente, principalmente no desenvolvimento de novos aplicativos e tecnologias que possam garantir a retenção do público em seus apps.

Se pensarmos hoje que a tecnologia chegou a um ponto em que não é mais possível evoluir, certamente estaremos enganados em um futuro próximo. Um exemplo bastante pertinente é o fato de que, até 10 anos atrás, não era possível pedir comida por aplicativos como iFood e Rappi ou até mesmo chamar um Uber, serviços que hoje já fazem parte do nosso dia a dia.

Empresas gigantes do Vale do Silício, como o Facebook, quando investem em novas tecnologias, sugerem tendências para empresas menores do mesmo ramo de atuação. Esse fato aumenta a concorrência de mercado e oferece uma evolução tecnológica que só traz benefícios aos usuários.

No caso do Social Commerce não foi diferente. Mesmo já existindo em outras plataformas, a criação do Facebook Marketplace e a implementação da aba Shopping no Instagram disseminaram e popularizaram a prática de vender por aplicativos.

Aliás, esse importante passo tomado pela empresa tem como base uma série de dados que indicam o tipo de uso dos usuários na plataforma.

De acordo com o próprio Facebook, e segundo a HubSpot, cerca de 70% dos consumidores buscam produtos no Instagram e 71% dos clientes têm mais probabilidade de comprar um produto se ele for indicado a eles por alguém nas redes sociais, o que justifica esse alto investimento das grandes empresas no setor.

O recurso disponível no app funciona como um agregador de produtos, possibilitando que os usuários encontrem um extenso catálogo baseado nos conteúdos que têm interesse e nas contas que seguem dentro da plataforma.

Esses recursos fornecidos pelas plataformas nos levam a um outro importante tópico:

O que você pode fazer para aproveitar o Social Commerce ao máximo?

Fazer uso das redes sociais para aumentar a visibilidade da sua marca não se trata apenas de somente divulgar seus produtos. Dentro dos aplicativos e das plataformas são oferecidos uma série de ferramentas e dados capazes de nos informar melhor se suas ações estão ou não no caminho certo.

Por isso, verifique sempre se suas vendas estão crescendo após o uso das redes sociais, assim como é importante fazer uma análise detalhada de dados como: curtidas, compartilhamentos, comentários e número de interações com os usuários.

Dessa forma, você consegue ter uma noção melhor do que funciona ou não para você nessas plataformas.

Apesar de parecer um pouco óbvio, outro aspecto importante é verificar se seus clientes estão satisfeitos com sua forma de venda ou seus produtos. Aplicativos como Instagram, WhatsApp fornecem recursos que permitem interagir de forma mais natural com os clientes, seja por enquetes, janela de comentários e etc.

Além disso, Marketplaces geralmente contam com a possibilidade de definir a qualidade de um serviço por meio de notas que variam de 1 a 5, sendo mais um bom indicativo.

A chegada de diversas tecnologias que visam impulsionar o Social Commerce são importantes ferramentas capazes de auxiliar o crescimento de uma marca. Porém, esse bom resultado não chega sozinho.

A interação com seu público e a frequência com que se utilizam as redes sociais são partes fundamentais no desenvolvimento de uma autoridade de negócio.

Apesar de ser um processo a longo prazo, é importante unir o melhor dos dois mundos: oferecer produtos atrativos e com preço de mercado adequado, e utilizar a tecnologia e os aplicativos como um facilitador de crescimento para o seu negócio.

Já consolidado em nossas vidas, o uso diário de aplicativos só tende a aumentar nos próximos anos e você não pode perder o timing. Já imaginou como seria se você tivesse o seu próprio aplicativo?

Acesse nosso e-book e tire suas principais dúvidas sobre como funciona o desenvolvimento de um software e aplicativo.

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