Tempo de Leitura
3
min

Visibilidade de dados: por que se preocupar com isso ao desenvolver um aplicativo?

A menos que alguém seja muito bom em várias áreas diferentes de TI – desenvolvimento, gerenciamento, conteúdo, design –, essa pessoa faz parte de uma equipe. E as equipes de tecnologia, principalmente as que se utilizam de metodologia ágil para desenvolver aplicativos, precisam levar em consideração a visibilidade de dados como forma de organizar o produto final.
November 28, 2019

A menos que alguém seja muito bom em várias áreas diferentes de TI – desenvolvimento, gerenciamento, conteúdo, design –, essa pessoa faz parte de uma equipe. E as equipes de tecnologia, principalmente as que se utilizam de metodologia ágil para desenvolver aplicativos, precisam levar em consideração a visibilidade de dados como forma de organizar o produto final.

Então, se você não sabe muito bem o papel dessa funcionalidade no projeto, é melhor dar um passo atrás e entender como sua equipe pode se beneficiar dela.

O que é visibilidade de dados?

Os dados, como todos que trabalham com tecnologia da informação já sabem, são dinâmicos. Em projetos baseados em metodologia ágil eles podem sofrer modificações a qualquer momento para melhorar a próxima fase do projeto. Por isso, monitorá-los é, mais do que um objeto facilitador do processo, uma obrigação da equipe.

A visibilidade de dados, então, nada mais é do que a organização dos dados de uma maneira que seja possível a todos os membros da equipe – incluindo aqueles que não estão relacionados com áreas técnicas, mas fazem parte do projeto em outras frentes – possam entendê-los e acessá-los sem dificuldades.

Assim, se alguma modificação precisar ser feita a qualquer momento, em qualquer ponta, todos os envolvidos naquela demanda vão saber exatamente do que se trata – e, se isso for comprometer o trabalho de alguma etapa ou equipe, a visibilidade de dados permite a percepção disso em tempo real.

Por que isso é tão importante?

Em linhas gerais, saber exatamente como estão as informações de um projeto é de suma importância para que ele possa ser feito dentro do prazo, sem interrupções ou rupturas, e seja entregue com qualidade.

Quando falamos do desenvolvimento de um aplicativo, isso é ainda mais urgente. Afinal, fazer apps não é uma atividade barata, que envolve muitas equipes, e pressupõe, necessariamente, algum retorno no investimento.

Quando a tarefa faz parte de um processo baseado em metodologia ágil (como acontece com a maioria do desenvolvimento de aplicativos), é necessário que os dados sejam acompanhados por todas as pessoas envolvidas no projeto porque a ação de cada uma delas gera uma reação ou resposta justamente em cima dos dados trabalhados.

Assim, é impossível concluir uma tarefa e passá-la adiante sem ter analisado os dados prévios e planejado os dados futuros.

E, como é óbvio, fica um pouco difícil concluir qualquer um desses objetivos se você não tiver acesso a todas as informações, de maneira global, do aplicativo que está desenvolvendo – ou, em outras palavras, se você não tiver visibilidade de dados.

“Ah, então essa ferramenta deve ser utilizada para centralizar as comunicações de desenvolvedores e designers?” Também. Mas não para por aí: o gestor de projetos tem que ter visibilidade dos dados para saber se os prazos estão sendo cumpridos ou se o projeto apresenta gargalos. A equipe de marketing deve conseguir ver as informações para saber quando a equipe de vendas pode entrar em ação. Os criadores de conteúdo devem saber em qual etapa, e em qual formato, podem incluir seu trabalho dentro dessa engrenagem e assim por diante.

Como faço a visibilidade de dados do meu app?

A melhor forma de começar a tornar seus dados visíveis para toda a equipe é estruturando o projeto dentro da metodologia ágil, pois assim cada parte do todo vai saber de maneira clara suas responsabilidades e quais são as informações necessárias para que possa seguir adiante.

Mas, se você não sabe ainda se o melhor seria adotar o escopo fechado ou aberto para potencializar o custo-benefício do seu aplicativo, melhor dar um passo atrás e contratar uma fábrica de software para concluir essa tarefa.

As fábricas podem não só te ajudar a segmentar as tarefas para que um app seja feito mas, também, trabalhar sua visibilidade de dados de maneira clara, objetiva e condizente com o tipo de {metodologia}(https://www.x-apps.com.br/scrum-e-metodologias-ageis-aplicadas-ao-ti/) que você escolheu trabalhar.

Assim, ninguém fica de fora do projeto e, com uma equipe focada nas informações imprescindíveis, o resultado final pode ficar ainda melhor do que o esperado.

Quer uma ajuda com seu aplicativo, sua metodologia de desenvolvimento ou sua visibilidade de dados? Fale com a X-Apps!

    Compartilhar

Últimos posts

Tempo de Leitura
2
min
O que Não Pode Faltar em um Contrato de Desenvolvimento de Apps

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Solicitar Orçamento

A X-Apps é um provedor de TI parceira e aconselhada pelo

O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de time ou profissional.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade