X-Apps é um dos finalistas do Hackathon da CIAB

Temos uma novidade muito bacana pra contar a todo mundo que nos acompanha, sabe do comprometimento da X-Apps com boas práticas em inovação e torce pela gente: Somos finalistas do Hackaton da CIAB (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras)!

O Hackaton em questão é uma maratona da Federação Brasileira de Bancos que inclui várias startups focadas no desenvolvimento de novas ferramentas para o mercado bancário. E, nessa última edição, desenvolvemos em apenas dois dias uma solução para Onboarding Digital, Autenticação e Experiência do Cliente.

Ficamos muito felizes com a experiência e reconhecimento do esforço porque acreditamos, mesmo, que essas soluções podem mudar os rumos de como as instituições bancárias se relacionam com seus clientes no Brasil.

O que dizem nossas soluções propostas?

O cliente do mercado financeiro de hoje é um ser digital pleno, acostumado com as facilidades desse novo mundo tecnológico e não vê sentido nas formas tradicionais de Onboarding, principalmente quando temos o uso excessivo de papel.

Esse tema, então, é focado na melhoria de interfaces de Onboarding de clientes, onde prezamos pela experiência ágil, fácil e intuitiva, desde a abertura de uma conta corrente à contratação de demais produtos financeiros.

Também nos preocupamos em mostrar uma saída para a Segurança Digital e Detecção de Fraudes, uma vez que o meio digital apresenta diversos desafios de segurança, onde tanto o cliente quanto a instituição precisam de cuidados extras frente às várias ameaças que aparecem todos os dias.

Explorar novas formas e soluções de segurança para esse mundo não é só o mote desse tema mas, também, a grande preocupação das novas tecnologias. Elas precisam entregar produtos viáveis e simples, porém bastante seguros para as duas pontas desse relacionamento, que são bancos e clientes.

Para a Interface de Inteligência Artificial e Soluções Cognitivas para Transações Financeiras, entendemos que as novas interfaces digitais são tidas como a próxima revolução do mercado financeiro.

Desde os chatbots até outras plataformas cognitivas que vemos chegar às nossas mãos, o futuro está resguardado nas interações entre o homem e a máquina, indo muito além do teclado do computador e do celular. Convidamos os organizadores do evento a pensar, conosco, em como serão essas interações – e torná-las cada vez mais interessantes.

Outro aprendizado desse hackathon foi sobre Insights Financeiros através de Big Data e Analytics: Como somos seres digitais, geramos cada vez mais dados e inputs que podem produzir preciosas reflexões para a tomada de decisão.

Usar esse poder de análise para auxiliar os clientes a encontrar as melhores ofertas financeiras – e, os bancos, a melhor precificar e direcionar seus produtos – é um desafio que também pretendemos assumir com muito entusiasmo.

UX-Match

Das inúmeras ideias que tivemos acerca dos temas propostos por nossa equipe de desenvolvimento, surgimos com o UX-Match, um software de licença SaaS que tem o objetivo de validar documentos de identidade de forma simples, segura e automática.

Hoje, a adesão atual é complexa e, assim, os clientes desistem de contratar produtos das agências bancárias. Com uma rede de validação mais rápida e precisa, além de segura, para evitar fraudes, a autorização por um produto ou serviço bancário poderia sair em minutos, sem a menor necessidade de um telefonema ou ida à agência.

Além disso, o UX-Match tem a vantagem de ser 100% automatizado, contrapondo o processo de validação por pessoas, que custa bem caro e pode ser muito lento.

Em um primeiro momento, muitos acham que esse processo já é completamente automático nas fintechs, uma vez que muitas permitem que o cliente tire uma foto de seus documentos por meio de aplicativos. Porém, é comum que no back-office o processo seja manual. Em outras palavras, os documentos enviados são validados por humanos, e não de forma online, o que leva tempo para ser feito.

Um exemplo disso é o Banco Original, que mostra aos clientes que é um banco digital – utilizando em seu back- office aproximandamente 105 pessoas para validar documentos de forma manual.

A proposta da X-Apps com o UX-Match é automatizar esse processo, aprovando validações que levavam até trinta dias para serem processadas… em menos de um minuto.

Para que isso funcione, não pedimos o preenchimento de dados como nome e RG, pois conseguimos extrair essas informações das fotos dos documentos. Solicitamos, apenas, uma foto do documento em frente e verso, além de uma selfie – que vai validar se a foto do RG bate com o rosto do solicitante.

Essa verificação é feita com as APIS da Amazon Web Service, pois segundo esse fornecedor a validação automática é mais precisa, segura e menos suscetível a erros que uma validação humana.

Com o cliente reconhecido, o back-office tem todas as informações importantes a mão para tomar uma decisão final.

E se alguém quiser burlar o sistema? Fácil: Se não houver o match da selfie com o documento, nada feito. O sistema barra a fraude automaticamente.

Também é possível utilizar essa tecnologia para validar transferências bancarias acima do limite pré-cadastrado, por exemplo, já que o banco pode pedir uma selfie e o documento para autorizar a transação.

Como diria aquela frase dos anos 90, “não é feitiçaria, é tecnologia”: Isso pode ser feito através de processamento e visão computacional. Adeus filas de espera, o processo é todo é feito todo online.

Quem fez?

Ter o UX-Match como finalista da Hackathon da CIAB foi inspirador e motivador para nossa equipe, por isso alguns nomes devem ser citados aqui: Sem o Sérgio, o Tiago, o Guilherme e o Diego, nada disso teria sido possível. Obrigado, pessoal!

E se você quiser ficar por dentro dos próximos passos dessa aventura, não deixe de nos acompanhar no nosso site, no blog e nas redes sociais. Queremos sempre fazer o melhor para você, e teremos o maior prazer da sua companhia durante esse processo!

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