App x Web: Qual o Melhor para a Sua Startup?

Toda empresa precisa que seus produtos e serviços cheguem até seus clientes. Mais que isso, esse processo precisa ser transparente e rápido para que ele encontre quando precisar.

Isso é válido para organizações “tradicionais” e mais ainda para startups, que têm a agilidade e a eficiência como diferenciais aos olhos do consumidor.

E então? Qual a melhor maneira de disponibilizar acesso aos produtos da startup? É melhor investir em um aplicativo (app) pela praticidade, ou optar pelo alcance de um sistema web?

Apresentamos aqui os benefícios de cada opção – app ou sistema web – com subsídios para ajudar nessa importante decisão.

Vantagens dos Aplicativos (App)

A utilização de aplicativos móveis é uma realidade para consumidores do mundo todo e seu crescimento exponencial faz com que a oferta de app siga no mesmo ritmo, de modo que praticamente todo tipo de negócio já tenha seu próprio aplicativo.

A vantagem para o usuário é a oferta quase ilimitada de recursos que podem ser acessados de forma rápida e prática. Entretanto, o app precisa ser realmente útil, sob pena de ser esquecido em uma das telas do smartphone.

1. Facilidade de acesso

Uma das principais vantagens do app sobre um sistema web é estar disponível instantaneamente. Sem precisar abrir um navegador e digitar o endereço desejado, o app traz a rapidez exigida pelos usuários.

Além disso, ter o ícone da empresa sempre à vista na tela do usuário viabiliza a consolidação da marca junto ao público, promovendo um engajamento maior.

2. Notificações Push

As pequenas mensagens disparadas pelos apps são mais eficientes em termos de conversão do que o envio de notificações por e-mail.

Além disso, é comum que se responda mais rapidamente uma notificação na tela do smartphone do que um e-mail, que demanda digitação e melhor elaboração da resposta.

3. Funcionamento offline

Um aplicativo pode ser utilizado mesmo quando o usuário não tem acesso à internet. As informações de contato e outras de caráter geral não deixam de ser acessadas por falta de conexão.

4. Rapidez e utilização de recursos

Um app é bem mais rápido se comparado à versão responsiva de um sistema web. Por sua especificidade, o desenvolvedor consegue utilizar todos os recursos e o poder oferecidos pelo hardware.

Vantagens dos Sistemas Web (Websites Responsivos)

É uma evolução natural dos sites tradicionais, resultado da necessidade de ajustar o conteúdo apresentado na web para um número cada vez maior de dispositivos e plataformas. Vejamos algumas vantagens dessa solução se comparada ao uso de app:

1. Não exige download

Certamente este é o benefício mais visível. Ao contrário de um app, o usuário simplesmente acessa o website de onde estiver, sem a necessidade de baixar nada para seu equipamento.

Isso pode ser considerado uma vantagem especialmente quando o público-alvo é composto por um perfil mais tradicional e conservador.

2. Facilidade de encontrar

Quando precisa encontrar determinado serviço, é muito mais comum que um usuário pesquise o que deseja por intermédio de uma ferramenta de busca como o Google, do que entrar em uma app store.

Assim, com estratégias de Search Engine Optimization (SEO) bem definidas – e implantadas – a empresa poderá estar posicionada entre os primeiros resultados da busca e portanto mais disponível aos potenciais clientes.

3. Formas de acesso

Além de poder obter às informações a partir de dispositivos móveis – como uma app -, um sistema web oferece a possibilidade de ser acessado a partir de ambientes desktop (computadores).

Nesse sentido, se o foco da startup é fornecer sua solução para uso em empresas, pode ser interessante pensar em um sistema web como primeira alternativa, uma vez que no ambiente corporativo é mais comum a infraestrutura baseada em desktops.

Afinal, o que é melhor: app ou sistema web?

Cada uma das soluções possui vantagens. Assim, a escolha mais adequada depende das prioridades definidas pelos gestores da startup.

Um indicador que pode ajudar na decisão é perguntar:

Como o consumidor busca seu produto ou serviço?

É mais usual que os clientes procurem em sites como o Google ou diretamente na App Store?

A resposta alinhada ao objetivo da empresa pode indicar um caminho: sistemas web (ou websites responsivos) são mais recomendados para quem deseja apenas publicar informações e disponibilizar um meio de contato.

Porém, o fornecimento de serviços ou a necessidade de interações (como geolocalização, notificações push ou fotos) pedem a disponibilização de um app específico.

Veja alguns exemplos de startups que optaram por um dos modelos, de acordo com suas características próprias:

Uber

O conhecido serviço de integração entre passageiros e veículos possui apenas app. Essa decisão se deu em função da necessidade de ofertar acesso fácil e rápido. De qualquer local, as pessoas podem solicitar o serviço de maneira prática intuitiva, características que fizeram a empresa optar pelo modelo de aplicativo.

BeerOrCoffee

Startup brasileira, que atua como de forma similar ao Tinder, mas voltado especificamente à realização de negócios. Faz uso intenso de notificações push, em função da necessidade de avisar sobre a proximidade de contatos próximos em eventos, workshops etc. Essa característica levou a startup a também escolher o app como suporte.

Télios

Com apoio da X-Apps, essa startup de análise de falhas optou em oferecer apenas um website responsivo, sem a opção de app para seus clientes. Essa decisão foi tomada em função do público-alvo (indústrias), de modo que o modelo web proporciona maior produtividade.

FixClub

Esse cliente X-Apps escolheu disponibilizar uma app para atender seu público. Oferecendo serviços que permitem aos usuários encontrar prestadores de serviços de consertos e manutenção em geral – pintores, encanadores, eletricistas etc. Com funcionamento similar ao Uber, tem dentre os objetivos prover facilidade de acesso e criar no usuário o hábito de uso constante.

Considerações finais

Independentemente da escolha, é necessário tomar o devido cuidado com aspectos relacionados com o layout, experiência do usuário, desenvolvimento de ferramentas de busca rápidas e eficientes, além de formulários intuitivos e práticos.

Cada startup é única e possui características próprias e exclusivas.

Assim, é sempre recomendável a orientação de uma empresa que, além de ser especializada no assunto, possua experiência comprovada em soluções para startups.

Converse agora mesmo com um especialista da X-Apps para tirar as suas dúvidas ou solicitar um orçamento.

Fechar Menu
Close Panel