Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
6
min

Como funciona a linguagem PHP?

Saiba mais detalhes sobre a linguagem PHP, veja suas vantagens, como ela funciona e para qual tipo de uso é indicado
November 27, 2019

Visão geral:

* Conhecida mundialmente, a linguagem PHP foi criada em 1994, passou por diferentes atualizações e hoje se encontra na versão 7.2;

* A linguagem de programação é leve e bastante utilizada no desenvolvimento de sites e soluções web, como varejo;

* Veja a seguir como funciona a linguagem de programação e quais suas vantagens.

-

Você já ouviu falar da linguagem PHP? Sucesso nas décadas passadas, essa linguagem de programação continua sendo bastante utilizada em diferentes websites e soluções web, principalmente por conta das suas vantagens em comparação com outras linguagens do mercado.

Mais leve e com boa conexão com servidores no back-end, o PHP é capaz de suportar uma grande quantidade de recursos visuais sem comprometer a experiência de uso do usuário, como travamentos e lentidão.

Quer saber como a linguagem PHP foi desenvolvida? Quais suas reais vantagens em comparação com outras tecnologias?

Confira o artigo a seguir e veja o porquê do PHP ainda ser utilizado.

Quando surgiu a linguagem PHP?

No ano de 1994, o programador Rasmus Lerdorf criou a linguagem PHP com a finalidade de inspecionar os acessos ao seu currículo na internet.

Simples para um iniciante e completa para um programador profissional, a linguagem PHP logo se tornou uma das linguagens mais utilizadas em todo o mundo, principalmente por se tratar de uma ferramenta que oferece uma linguagem comum e diversos recursos possíveis de uso.

Com o passar do tempo, atribuições foram feitas a ferramenta, havendo evoluções, como exemplo, a implementação em C, o que promovia o desenvolvimento de web sites dinâmicos, motivando a criação de Rasmus.

No ano seguinte, em 1995, a versão de PHP/FI (Personal Home Pages/ Forms Interpreter) foi disponibilizada na web de forma que outras pessoas pudessem se beneficiar, oferecendo a correção de bugs e sendo compatível aos diversos servidores de forma Open Source (Código aberto), existentes na época.

Em 1997, dois programadores reformularam completamente os códigos e lançaram o PHP3, alterando, inclusive, o nome para PHP HyperText Preprocessor.

Com essa alteração, a linguagem PHP passou a ser orientada a objetos e teve suporte a novos protocolos de uso.

O lançamento do PHP4 chegou dois anos depois, em 1999, que trouxe uma maior interação com outros componentes web. Cinco anos depois, mais uma atualização: o PHP5.

Nesse momento, os desenvolvedores implementaram uma nova visibilidade para as interfaces e para construtores e corrigiram alguns problemas da versão anterior. Atualmente, a linguagem PHP se encontra na versão 7, trazendo melhorias de desempenho e uma maior estabilidade

Como a linguagem PHP funciona?

Restrições ou diretrizes, não são os principais comandos no PHP, uma ferramenta que permite a criação de sites web e a interação com o usuário por relatórios.

A princípio, a linguagem PHP é uma linguagem livre, sem taxas e custos na instalação de sistemas operacionais, possibilitando a interação por meio de dados e aplicações presentes no servidor.

A linguagem de scripts também é usada em união com o HTML, a linguagem de marcação utilizada na construção de páginas Web. No momento em que o usuário deseja acessar um site, o código PHP é executado e, gera um o código HTML que irá enviar como resposta ao usuário a página carregada.

Ou seja, a linguagem PHP processa essas informações e devolve ao navegador do usuário o resultado da interpretação, que por sua vez é visto em formato HTML

Instalar o interpretador da linguagem, um servidor web e o banco de dados, é o primeiro passo para ser inserido nesta programação com amplas funcionalidades, a qual presta suporte com a utilização de protocolos e importação de dados complexos, manuseado pelo WDDX, uma combinação de importação neutra para diferentes ambientes virtuais.

Ainda sobre comunicação entre mecanismos de dados, o PHP é uma linguagem de domínio específica com o objetivo de implementar soluções rápidas, simples e eficientes.

Embora seja uma ferramenta lançada a alguns anos, o PHP fez parte de uma das principais construções da internet: o Facebook.

O intuito dos engenheiros do Facebook é fazer com que o PHP atue cada vez mais rápido para acompanhar a demanda de usuários.

Com a colaboração do HipHop Compiler, o compilador programado para traduzir a linguagem PHP, tem o propósito de executar um maior desempenho em sua base de dados.

Além de ser uma plataforma familiarizada com o Facebook, o PHP faz parte da combinação LAMP: Linux, Apache, MariaDB ou MySQL e PHP ou Python, uma proposta de softwares livres e de código aberto.

Quando é indicado?

Por se tratar de uma linguagem de programação de fácil conexão com servidores e com a parte back-end de projetos, a linguagem PHP é bastante utilizada em sites e aplicações web.

Isso acontece com frequência por conta que a implementação da linguagem traz uma dinamicidade maior à página e um tempo de resposta mais ágil aos comandos solicitados pelos usuários, tirando o peso do sistema.

Com isso, é possível desenvolver websites com ótimo desempenho, mesmo com uma grande quantidade de recursos disponíveis.

Por conta dessa facilidade de implementação em soluções web, o WordPress aderiu à linguagem e desenvolveu toda sua plataforma com base no PHP, principalmente quando falamos dos plugins adicionais oferecidos pela ferramenta.

Além disso, é muito comum que lojas de e-commerce utilizem a linguagem PHP para o desenvolvimento dos seus produtos, visto que precisam adicionar uma grande quantidade de recursos e informações e isso não pode pesar na experiência do usuário.

Apesar de parecer uma linguagem de programação defasada e antiga, uma pesquisa realizada pela W3Techs pôde constatar que cerca de 79% de todos os websites que utilizam servidores são desenvolvidos com PHP. 

Quais as vantagens de se utilizar PHP?

1. Suporta uma enorme quantidade de dados

Como citado anteriormente, uma das principais vantagens de se utilizar a linguagem PHP é seu suporte a uma grande quantidade de informações. Principalmente com aspectos visuais, uma das preocupações dos desenvolvedores é se seu site vai oferecer uma boa experiência de uso aos usuários e se ele aguenta múltiplos acessos.

Por conta disso, o uso da linguagem PHP é recomendado justamente por oferecer um suporte maior e um desempenho consideravelmente bom nesses casos.

2. Compatível com diversos bancos de dados

Outra vantagem interessante de se utilizar PHP em seus sistemas web é a fácil conexão com bancos de dados tradicionais no mundo da tecnologia.

Sem restringir ou limitar o desempenho do sistema, o PHP suporta bancos como MySQL, Oracle, Interbase, Sysbase e SQLite.

3. É fácil de aprender

Principalmente para quem está começando agora no mundo do desenvolvimento de sistemas, a linguagem de programação PHP é uma das portas de entrada. Por ter uma sintaxe mais simples, direta e objetiva, programar em PHP é uma tarefa considerada fácil perto de outras existentes no mercado.

Além disso, é possível encontrar inúmeros materiais na web como tutoriais, aulas gratuitas, justamente por ter uma ampla comunidade de fãs que ainda desenvolvem em PHP nos dias atuais.

4. Código aberto

Seguindo nessa linha de raciocínio, o PHP é uma linguagem de programação de código aberto, facilitando ainda mais a integração entre desenvolvedores e fortalecendo a comunidade de fãs.

Principalmente para quem trabalha de forma autônoma, o PHP é uma linguagem que não possui custos para quem deseja utilizá-la. Por isso, é possível que você desenvolva seus próprios sistemas e aplicações web sem precisar desembolsar nada por isso.

Além disso, essa vantagem é interessante para o próprio desenvolvimento da linguagem de programação, que sempre recebe atualizações e novos recursos de modo a melhorar a experiência do usuário final e do desenvolvedor.

Conclusão

O PHP é uma das linguagens mais intuitivas que existem. Pode ser usada por programadores experientes ou até mesmo iniciantes, aqueles que estão entrando no universo profissional.

Por se tratar de uma linguagem mais leve que outras existentes no mercado de tecnologia, o PHP possui uma série de vantagens e é utilizado por grandes empresas para o desenvolvimento de soluções web que visam ter uma grande quantidade de recursos.

E então, o que acha de desenvolver um sistema web para sua empresa e crescer significativamente o seu negócio?

Faça o mesmo, conheça as tecnologias, os trabalhos desenvolvidos pela X-Apps e transforme a experiência do seu público. É só clicar aqui e solicitar um orçamento.

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English