O que é Front-end e Back-end?

Quando se trata de desenvolvimento e programação, são usados os seguintes termos: Front-End e Back-End. Apesar das diferenças, esses termos se complementam e são usados constantemente no universo de programação.

Front-End

O desenvolvedor fron-end é responsável por criar a interface de aplicações que interagem diretamente com o usuário e, com a participação do design proporcionam a melhor experiência ao usuário. O Front-End é a primeira camada na qual nos deparamos em um software com a finalidade de nos transmitir informações visuais. 

As informações fornecidas pelo Front-End, estão presente em todas as plataforma que costumamos acessar, desde um portal de notícias com grandes reportagens em vídeos, textos, até sites de e-commerce com formulários de cadastro para contato e botões de pesquisa, criados a partir dados contidos no Back-End.

Desde o Upload ao download, as programações em Front-End permitem que diversas atividades sejam feitas online, personalizando a experiência do usuário de acordo com o negócio.

Há diversas linguagens que atuam com formatos visuais, podemos destacar o Angular, .Net e Swift, possuem diferentes funcionalidades com o mesmo objetivo quando mencionamos o Front-End.

Back-End

O profissional com expertise no Back-End tem a responsabilidade de desenvolver a camada interna do sistema, toda codificação envolvendo banco de dados, execução das funcionalidades do site e processamento dos dados obtidos do Front-End. 

Por “trás” do sistema, se encontra a programação do Back-End e o usuário final não tem acesso a esse código, pois ele roda no servidor que a aplicação está hospedada e, no momento que o usuário acessa ao sistema e solicita por uma “informação”, a linguagem empregada pelo desenvolvedor interpreta a mensagem e envia ao navegador.

Nesse segmento é necessário o rigor e preocupação com os dados, pois todos os códigos constituem o sistema, ordenam a performance e para que esse processo se mantenha em segurança, tratando-se de uma ação sensível e maior valor.Para compor essa classe, interpretadores como Node.Js, .Net, PHP e Java Script, operam para migrar as informações do lado do cliente para os servidores.

Fechar Menu
Close Panel