Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
7
min

Staff on Demand: saiba o que é e quais as vantagens para sua empresa

Saiba mais detalhes sobre os níveis de staff on demand implementados pelas grandes empresas do mundo e conheça suas vantagens.
February 04, 2021

Visão geral:

* Com a evolução do desenvolvimento tecnológico, as organizações exponenciais cresceram e, com elas, a prática de contratar uma staff on demand se tornou comum;

* Esse tipo de negócio é voltado para quem busca contratações mais específicas e a partir de uma demanda que surge na empresa, alocando recursos de forma mais inteligente;

* Ferramentas como o DevSquad buscam te auxiliar e agilizar nas contratações de profissionais de tecnologia; confira mais detalhes sobre a ferramenta a seguir.

-

Você já ouviu falar em staff on demand? Após se popularizar em todo o mundo, esse modelo de negócio é implementado por empresas que buscam a alavancagem de maneira mais rápida e eficiente.

Tendo como base a contratação de profissionais sob demanda a partir das necessidades da sua empresa, hoje em dia é possível que a grande maioria das atividades sejam feitas por profissionais autônomos e sem real vínculo empregatício com a sua empresa.

Com isso, você como gestor consegue alocar melhor os recursos financeiros disponíveis para investimentos e também consegue ter um retorno maior sobre o investimento.

Pensando em te ajudar nesse momento de dúvida na hora da contratação, nós preparamos um artigo que traz mais detalhes sobre o que é staff on demand, quais os níveis e também apresentamos alguns benefícios para seu negócio.

Ah, além disso, trazemos também uma importante ferramenta que promete te ajudar e muito na hora de contratar profissionais mais especializados, principalmente quando falamos de desenvolvedores de sistemas e de aplicativos. Confira mais detalhes a seguir.

Contrate profissionais sob demanda agora! Acesse nossa plataforma exclusiva e saiba mais!

Tudo começa nas organizações exponenciais

Já consolidadas em países do mundo todo, as organizações exponenciais são aquelas que se destacam pelos resultados expressivos em comparação com os concorrentes, em razão do uso de técnicas organizacionais.

Elas se beneficiam do rápido crescimento da tecnologia, desenvolvendo soluções dez vezes melhores, mais rápidas e de menor custo que as empresas tradicionais e lineares.

A diferença das organizações exponenciais para as empresas tradicionais é que elas não investem em estruturas rígidas, com muitos colaboradores, grandes instalações físicas e hierarquias intransponíveis.

As ExOs, como são chamadas, desfazem o que, antes, era de natureza física e o transfere ao mundo digital sob demanda.

Dentro das organizações exponenciais, o que move é a busca por soluções modernas de tecnologia.

Na contramão das inovações estão empresas tradicionais e lineares que utilizam modelos obsoletos, com defasagem tecnológica, que as impedem de se expandir.

Elas são reconhecidas por desenvolverem novas soluções para lidar com problemas antigos existentes no mundo, como os aplicativos de táxi, que aumentaram e democratizaram o acesso a esse tipo de transporte.

O que é ter uma Staff on Demand?

No mercado, grandes empresas que buscam rápido crescimento estão focadas na terceirização de TI, que é mais ágil e eficaz, principalmente com o surgimento da computação em nuvem e da mobilidade.

Assim, organizações modernas pararam de trabalhar com equipes robustas e, em muitos casos, pouco produtivas.

Por causa disso, o conceito de equipe sob demanda (staff on demand) se popularizou, onde as empresas passaram a fazer contratações conforme a necessidade do momento.

Esse conceito avançou ainda mais devido a inúmeros empreendimentos trabalharem em regime home office, e por terem maior número de contratação de pessoal em épocas de pico.

Para manter o negócio viável e manter os custos sob controle, a saída é a terceirização de serviços.

Os diferentes níveis de Staff on Demand

Dentro de organizações exponenciais, atualmente, existem quatro diferentes níveis de staff on demand. Essa especificação busca detalhar melhor os processos de implementação de times sob demanda e auxiliar os gestores de negócio a entender em qual nível sua empresa se encontra no momento.

Para te explicar melhor cada um desses níveis, confira mais detalhes nos tópicos a seguir.

Nível 1: Terceirização de algumas tarefas

O primeiro passo para contratar uma staff on demand é fazer uma análise de todos os setores da sua empresa, verificando em quais deles é possível contratar profissionais terceirizados. 

Atualmente, grande parte das empresas já fazem parte desse nível, seja para contratar profissionais da área de publicidade, marketing e contabilidade, por exemplo.

Ao definir áreas em que você pode contar com uma staff on demand, esse primeiro nível sugere que sua empresa tenha um crescimento de até duas vezes caso seja implementado da maneira correta, visto que esses profissionais são especialistas nos assuntos no qual foram contratados.

Nível 2: Contratação de profissionais específicos

O segundo nível de staff on demand faz relação à contratação de profissionais sob demanda de atividades que antes não eram terceirizadas.

Nesse nível, a empresa em questão possui uma demanda de contratação para atividades mais essenciais para o crescimento do negócio, como profissionais de tecnologia e desenvolvimento de software.

Nesse nível, espera-se uma alavancagem de três vezes o valor de negócio e de recursos financeiros da empresa contratante.

Nível 3: Integração entre equipes

Um pouco mais acima, o terceiro nível de staff on demand tem como objetivo integrar equipes internas com profissionais sob demanda. 

Aqui, os profissionais contratados não são tratados como terceirizados e sim como profissionais autônomos. Dessa forma, a empresa consegue gerir profissionais com os dois regimes de trabalho de maneira conjunta e integrada.

Esse tipo de negócio é bastante comum em empresas que precisam de uma demanda de vendas maior. Com isso, acabam por contratar vendedores autônomos para auxiliar no crescimento do negócio.

Nível 4: Consolidação de resultados

Já o último nível tem como base o gerenciamento de um grande volume de profissionais autônomos e terceirizados, tendo como base o nicho da sua empresa.

Se seu negócio for muito dependente desses tipos de profissionais para o crescimento exponencial, esse nível de organização é o mais recomendado.

Um dos maiores exemplos que existem atualmente é do AirBnB e da Uber, por exemplo, onde a equipe externa é a mais importante para o crescimento da empresa.

Quais os benefícios de implementar na sua empresa?

Um dos principais motivos - se não o principal - de se optar por uma staff on demand é a redução de custos da sua empresa.

Ao contratar um time de tecnologia sob demanda, você consegue contratar profissionais qualificados em um menor tempo, diminuindo o tempo de vaga aberta na sua empresa e acelerando o processo de desenvolvimento.

Com uma staff on demand, você realiza a contratação de profissionais específicos para a vaga que precisa, aumentando a produtividade da sua empresa e escalando o seu negócio com bons e ágeis resultados.

Principalmente em startups, onde os recursos financeiros são menores, ter uma base de funcionários fixos pode não ser o ideal, já que você pode acabar gastando demais e não conseguindo crescer como gostaria.

Por isso, contratar sob demanda parece ser a principal solução, principalmente por conta do regime de contratação ser PJ ao invés de CLT, o que traz menos gastos mensais.

Aliás, ter uma staff on demand garante um melhor custo-benefício de seus investimentos.

Apesar de você investir um alto valor na contratação, seus projetos serão entregues de maneira mais rápida e sem custos adicionais no valor firmado em contrato, justificando, posteriormente, o retorno sobre o investimento (ROI).

Dessa forma, podemos sumarizar três principais vantagens de se contratar profissionais on demand: otimização de custos, alta produtividade e menor burocracia na contratação.

Como posso contratar minha equipe?

Atualmente, existem diversas empresas que disponibilizam desenvolvedores sob demanda e que podem te ajudar nesse momento de crescimento.

Entretanto, a burocracia para contratar e a dificuldade de encontrar os desenvolvedores ideais é alta na grande maioria delas.

Para facilitar esse processo, uma das principais ferramentas existentes atualmente é o DevSquad, que funciona como uma grande vitrine de profissionais on demand.

Ao acessar a ferramenta, o usuário pode buscar pelos desenvolvedores das áreas que mais precisa, seja Front-End, Back-End, desenvolvimento de apps, ou até mesmo banco de dados, infraestrutura e DevOps.

Depois de utilizar a plataforma para filtrar de acordo com a necessidade do seu negócio, o usuário consegue verificar em tempo real qual o preço de determinado profissional, qual seu custo mensal - em contratações semestrais ou anuais -, sua disponibilidade e também quais são suas principais skills.

Após todo esse processo de escolha, basta adicionar ao carrinho, preencher um breve formulário de cadastro e pronto!

Está montado o seu time sob demanda!

A chegada dessa ferramenta tem como objetivo modificar totalmente a forma como se contrata desenvolvedores nos dias atuais, diminuindo a burocracia e o tempo de contratação de uma staff on demand.

Quer conhecer melhor o DevSquad?

Acesse já e comece a busca pelos desenvolvedores ideais para seu tipo de negócio.

Saiba mais:

- Software sob medida: 5 vantagens para sua empresa

- As principais tendências tecnológicas para 2021, segundo Gartner

- Social Commerce: como o Facebook vai mudar sua forma de vender por apps

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English