O que é uma Fábrica de Software Ágil

Softwares vão dominar o mundo – e as empresas que não estão atentas a esse processo tendem a ficar para trás em um mundo cada vez mais moderno e conectado. Mas, para fazer parte do dia-a-dia das pessoas através de aplicativos (e, claro, gerar receita com isso), é necessário leva em conta um fator muito importante: a experiência do usuário.

Não se trata só de desenvolver um app e ficar por isso mesmo. Para que a iniciativa dê certo, cada aplicação deve ter o cuidado de se preocupar com a plataforma em que será utilizada (celulares, tablets e notebooks) e, principalmente, ser desenvolvida de forma ágil e eficiente.

É como se não houvesse mais espaço para aplicativos “mais do mesmo”: a humanidade inteira quer baixar arquivos que vão tornar sua vida melhor, mais divertida ou mais fácil. E as fábricas de software ágil estão acompanhando essas mudanças de perto.

O que é uma fábrica de software?

Basicamente, uma fábrica de software serve para que as empresas possam solicitar um aplicativo sem, necessariamente, ter que perder o foco do negócio ou montar uma nova equipe para isso.

Funciona assim: você tem uma agência de turismo e quer desenvolver um jogo para os clientes. O principal negócio da agência não é desenvolver aplicativos, é vender pacotes turísticos. E, para contratar uma equipe que vai desenvolver apenas um projeto, os custos podem ser muito altos.

Dessa forma, você pode recorrer a uma fábrica de software ágil, que através de metodologia ágil vai estruturar seu projeto e desenvolver o aplicativo da maneira que você quer que ele seja.

Contudo, você também pode fazer uma fábrica de software dentro da sua própria empresa, se tiver meios (e demandas) para isso. O time vai trabalhar em metodologia ágil, elaborando produtos ou serviços que melhorem a relação da companhia com seu público alvo, além de entregar sistemas de alto valor agregado.

Por que contratar uma fábrica de software?

A primeira razão pela qual uma fábrica de software é a escolha mais acertada para quem quer desenvolver produtos e serviços que melhorem a vida de seus usuários é porque ela vai sempre ter os melhores profissionais possíveis.

fábrica de software ágil

Pense pelo seguinte viés: juntar um time bacana, com os maiores especialistas das áreas de desenvolvimento, não é uma missão impossível; porém, pode ser uma aposta bem cara. Nem todo mundo consegue pagar por esse luxo… mas, provavelmente, uma empresa terceirizada que presta o serviço já dispõe de uma equipe extremamente qualificada.

E, justamente por isso, você pode confiar nos produtos que serão entregues. As soluções de uma fábrica de software são bastante variadas – e ela pode até indicar qual a melhor para o seu caso específico.P or trabalhar somente com isso, as funcionalidades de projetos anteriores podem ser adaptadas em produtos futuros.

Além disso, ambientes de desenvolvimento de software costumam ser absolutamente inovadores, o que acaba aumentando a competitividade de seus produtos. As soluções sugeridas, no fim das contas, apresentam visões mais realistas e assertivas sobre o que seria melhor em cada projeto individual.

Outras vantagens de contratar uma fábrica de softwares são:

  • A garantia de que seu projeto será entregue no prazo e com a qualidade prometida, já que o projeto é baseado em um contrato;
  • A agilidade, uma vez que os processos já estão incutidos no dia a dia da fábrica, que já usa uma metodologia própria de definição de escopo para evitar imprevistos que atrasem o projeto;
  • A experiência que uma fábrica tem de já ter feito dezenas (talvez centenas ou milhares) de aplicações – e, por isso, saber exatamente o que está fazendo;
  • O custo, que pode ser bem reduzido se comparado ao investimento de montar uma equipe do zero.

Por fim, a utilização de uma fábrica de software no desenvolvimento do seu próximo app vai levar à sua cultura empresarial mais simplicidade, rapidez e inteligência. Essa é, provavelmente, a melhor saída para que os seus negócios se tornem um sucesso – e seus clientes continuem bastante satisfeitos.

Para saber mais sobre como metodologia ágil é aplicada no desenvolvimento de aplicativos, converse agora mesmo com um consultor da X-Apps.

Fechar Menu
Close Panel