Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
6
min

O que é uma Fábrica de Software Ágil

Saiba todos os detalhes sobre o que é uma fábrica de software, como funciona o processo de desenvolvimento e quais as vantagens para sua empresa.
November 28, 2019

Visão geral

* Uma fábrica de software é uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções de modo ágil, rápido e mais econômico.

* Esse tipo de negócio traz uma série de vantagens para sua empresa, já que você não precisa contratar uma equipe de tecnologia fixa para desenvolver apenas um projeto.

* Confira todos os detalhes sobre o que é uma fábrica de software e veja se vale a pena contratar uma para sua empresa.

-

Softwares vão dominar o mundo – e as empresas que não estão atentas a esse processo tendem a ficar para trás em um mundo cada vez mais moderno e conectado.

O que confirma isso é o aumento exponencial de fábricas de software e empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas e aplicativos em todo o globo.

Mas, para fazer parte do dia-a-dia das pessoas através de apps (e, claro, gerar receita com isso), é necessário levar em conta um fator muito importante: a experiência do usuário.

Não se trata só de desenvolver um app e ficar por isso mesmo.

Para que a iniciativa dê certo, cada aplicação deve ter o cuidado de se preocupar com a plataforma em que será utilizada (celulares, tablets e notebooks) e, principalmente, ser desenvolvida de forma ágil e eficiente.

É como se não houvesse mais espaço para aplicativos “mais do mesmo”: a humanidade inteira quer baixar arquivos que vão tornar sua vida melhor, mais divertida ou mais fácil.

E as fábricas de software ágil estão acompanhando essas mudanças de perto.

Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Acesse nosso e-book, é grátis!

O que é uma fábrica de software?

Basicamente, uma fábrica de software serve para que as empresas possam solicitar um aplicativo sem, necessariamente, ter que perder o foco do negócio ou montar uma nova equipe para isso.

Funciona assim: por exemplo, você tem uma agência de turismo e quer desenvolver um aplicativo para os clientes.

O principal negócio da agência não é desenvolver aplicativos, é vender pacotes turísticos. Logo, contratar uma equipe de tecnologia com o objetivo de desenvolver apenas um projeto pode não ser o ideal, já que os custos podem ser muito altos.

Dessa forma, você pode recorrer a uma fábrica de software ágil, que através de metodologias ágeis vai estruturar seu projeto e desenvolver o aplicativo da maneira que você quer que ele seja.

Contudo, você também pode fazer uma fábrica de software dentro da sua própria empresa, se tiver meios (e demandas) para isso.

O time vai trabalhar em metodologia ágil, elaborando produtos ou serviços que melhorem a relação da companhia com seu público alvo, além de entregar sistemas de alto valor agregado.

Para ter sucesso, fábricas de software precisam utilizar metodologia ágeis

Como é o processo de desenvolvimento?

Muito por conta das fábricas de software serem da área da tecnologia, a grande maioria delas (senão todas) utilizam metodologias ágeis para o desenvolvimento de soluções.

Isso significa que um projeto de desenvolvimento precisará ter o melhor resultado possível em um curto espaço de execução.

Para que tudo aconteça como planejado e seguindo esse conceito ágil, o processo de desenvolvimento de software se divide em algumas etapas.

A primeira delas é a definição de quais serão as regras do negócio para que o software possa começar a ser desenhado pela equipe.

Na sequência, um dos passos mais importantes é a validação desses requisitos entre a empresa contratante e a desenvolvedora. Dessa forma, o projeto pode ser iniciado o quanto antes.

Já com o processo de desenvolvimento iniciado, os primeiros objetivos a serem concluídos é a montagem dos protótipos para o negócio, a codificação e os testes de desenvolvimento, de modo a analisar se já é viável entregar o projeto ao cliente ou se há a presença de falhas estruturais.

Finalizando o fluxo de trabalho entra a parte da homologação do aplicativo/sistema em questão e também os possíveis ajustes solicitados pelo cliente depois da entrega dos protótipos.

Posteriormente a isso, a equipe de tecnologia da empresa contratada realiza manutenções assim que necessário, sempre de olho na melhoria contínua da utilização do software recém-criado.

Ao seguir esse fluxo de trabalho, as fábricas de software conseguem explicar melhor ao cliente as etapas a serem cumpridas enquanto organizam, internamente, as demandas por especificidades técnicas em cada parte do projeto.

Por que contratar uma fábrica de software?

A primeira razão pela qual uma fábrica de software é a escolha mais acertada para quem quer desenvolver produtos e serviços que melhorem a vida de seus usuários é porque ela vai sempre ter os melhores profissionais possíveis.

Pense pelo seguinte viés: juntar um time bacana, com os maiores especialistas das áreas de desenvolvimento, não é uma missão impossível; porém, pode ser uma aposta bem cara.

Nem todo mundo consegue pagar por esse luxo… mas, provavelmente, uma empresa terceirizada que presta o serviço já dispõe de uma equipe extremamente qualificada e produtiva, principalmente por já atuarem junto a um bom tempo.

E, justamente por isso, você pode confiar nos produtos que serão entregues.

As soluções de uma fábrica de software são bastante variadas – e ela pode até indicar qual a melhor para o seu caso específico. 

Por trabalhar somente com isso, as funcionalidades de projetos anteriores podem ser adaptadas em produtos futuros.

Além disso, ambientes de desenvolvimento de software costumam ser absolutamente inovadores, o que acaba aumentando a competitividade de seus produtos.

As soluções sugeridas, no fim das contas, apresentam visões mais realistas e assertivas sobre o que seria melhor em cada projeto individual.

Por fim, a utilização de uma fábrica de software no desenvolvimento do seu próximo app vai levar à sua cultura empresarial mais simplicidade, rapidez e inteligência.

Essa é, provavelmente, a melhor saída para que os seus negócios se tornem um sucesso – e seus clientes continuem bastante satisfeitos.

Outras vantagens de contratar uma fábrica de software

Outra importante vantagem de se contratar uma fábrica de software é ter a garantia de que seu projeto será entregue no prazo e com a qualidade prometida, já que todo o projeto é baseado em um contrato.

Além disso, temos a agilidade no desenvolvimento como outro fator positivo, uma vez que os processos já estão incutidos no dia a dia da fábrica, que já usa uma metodologia própria de definição de escopo para evitar imprevistos que atrasem o projeto.

Esse processo também tem relação com a “facilidade” com que a empresa em questão desenvolve as soluções, principalmente pela fábrica já ter feito dezenas (talvez centenas ou milhares) de aplicações – e, por isso, saber exatamente o que está fazendo e como fazer de uma maneira mais produtiva.

Por fim, uma das principais vantagens é o custo que sua empresa terá ao final de tudo.

Em comparação com o investimento que você teria que fazer para montar uma equipe do zero, contratar uma fábrica de software diminui consideravelmente esses custos.

Confie em uma empresa especializada no desenvolvimento de software

Para que seu negócio cresça de forma natural e sem dor de cabeça por conta de erros que podem surgir em seu software ou aplicativo implementado, é importante que você confie seus recursos em uma empresa especialista nesse tipo de solução.

Aqui na X-Apps, nós utilizamos as mesmas tecnologias usadas pelas empresas do Vale do Silício como Facebook, Uber, Apple e Amazon.

Além disso, contamos com profissionais experientes para diferentes tipos de soluções e linguagens de programação, de forma a trazer o que há de mais atual para seu aplicativo.

Ah, e não podemos esquecer de citar o Gartner, líder mundial de pesquisa e consultoria em tecnologia que aconselha a X-Apps quando o assunto é fábrica de software e desenvolvimento de software sob medida.

Quer saber mais sobre o processo de desenvolvimento de software e como podemos te ajudar?

Solicite agora um orçamento com a X-Apps. 

Além de avaliar os custos do seu sistema ou aplicativo, podemos prestar uma consultoria estratégica e avaliar quais são as alternativas mais interessantes para a sua empresa em termos de qualidade e custo-benefício.

Saiba mais:

- O que é Design Sprint: conheça a metodologia e como aplica-lá

- O que é Squad: saiba seus benefícios e como contratar

- Staff on Demand: saiba o que é e quais as vantagens para sua empresa

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
5
min
O que é DevOps?

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English