Outsourcing de TI: solução para a ausência de mão de obra qualificada

A TI é uma área cheia de pessoas qualificadas para exercerem diversas tarefas dentro desse setor, mas nem sempre as empresas encontram pessoas com o perfil ideal ou, muitas vezes, não podem pagar por um profissional mais especializado (principalmente quando falamos de pequenos e médios negócios).

Esse é um fator de preocupação para o mercado em geral, já que Tecnologia da Informação é um assunto estratégico na maioria das empresas e, por isso, a área não pode ficar desguarnecida. A solução para a falta de mão de obra qualificada em um momento em que ela é tão importante pode ser o outsourcing de TI.

Outsourcing de TI nada mais é do que terceirizar algumas atividades (ou toda a área de TI) com empresas que tenham a mão de obra qualificada e pratiquem preços acessíveis em seus muitos serviços. Essa é uma maneira encontrada pelo próprio mercado para lidar com a escassez de mão de obra, ou condições de contratação, e tem dado certo até aqui.

Aliás, precisa dar certo: algumas pesquisas apontam que não criar uma equipe qualificada e nem optar pelo outsourcing de TI pode resultar em perdas bilionárias no próprio segmento da Tecnologia da Informação.

Os benefícios de fazer outsourcing de TI

Basicamente existem três tipos de outsourcing de TI à disposição da sua empresa, para quaisquer que sejam as finalidades necessárias.

O primeiro é o offshore sourcing, onde todo o desenvolvimento de um software é migrado para outro país, assim como sua manutenção e seu suporte, o que pode baixar ainda mais os custos de produção se o país em questão tiver mão de obra qualificada a pouco investimento por hora.

O segundo é o onshore oustsourcing, cuja terceirização se dá através de uma empresa que esteja na mesma cidade, estado ou país de quem a contrata. Essa possibilidade reduz os problemas de idioma, já que todos falarão a mesma língua, enquanto que no offshore outsourcing a comunicação pode ser um obstáculo.

Por fim, o nearshore outsourcing permite a terceirização de TI entre empresas de países vizinhos ou regiões bem próximas, o que melhora a situação do idioma, da cultura e do fuso horário e, ainda, pode garantir preços mais baixos pela mão de obra qualificada.

Se sua empresa ainda não sabe se vale a pena fazer outsourcing de TI, aqui vão cinco bons motivos pelos quais você deve levar em frente essa consideração:

  1. O outsourcing de TI é uma forma de reduzir custos operacionais, já que não envolve a contratação direta de funcionários;
  2. A solução também dá às empresas a chance de ter acesso aos melhores profissionais sem que seja necessário pagar grandes salários por eles;
  3. Toda essa economia pode ser voltada a outras demandas internas;
  4. O outsourcing de TI promove o acesso das empresas ao que há de mais novo em termos de software e hardware em informação;
  5. Essa saída também reduz vários riscos, como o de ter alta rotatividade de funcionários e ter que treinar um por um assim que chegam, reduzindo o tempo hábil de produção.

Solução testada e aprovada

Hoje, a grande maioria das empresas brasileiras que trabalham com computadores e dados faz o outsourcing de TI para melhorar seus resultados e a organização interna de suas tarefas.

Afinal, é muito melhor contratar alguém que saiba fazer algo que a nossa empresa precisa do que bater cabeça e tentar aprender algo que é muito importante mas que não faz parte, necessariamente, do nosso principal produto ou serviço.

Olhe ao lado e você vai ver que muitas empresas utilizam o outsourcing de TI para melhorar o trabalho em áreas como mercado imobiliário e iniciativa científica, por exemplo.

Com o outsourcing, manutenção e suporte de TI estão dentro das principais gamas de serviços ofertados e podem significar a diferença entre um dia normal de trabalho – com uma equipe inteira de TI tomando conta das suas necessidades nessa área – e um dia caótico, quando seu time de TI falta ao serviço e não há nada que você possa fazer a respeito.

Como escolher a melhor empresa de outsourcing de TI?

Além de buscar referências no mercado, verifique o nível de segurança que a empresa que presta outsourcing de TI terá sobre a segurança de seus dados e a produtividade da empresa.

Some a isso uma boa taxa de desenvolvimento de softwares de sucesso e um suporte técnico que te ajude a gerir e manter uma boa infraestrutura de TI e pronto: você tem uma boa opção para solicitar um orçamento ou visita.

Quer saber como a X-Apps pode te ajudar no seu outsourcing de TI? Fale com a gente!

Fechar Menu
Close Panel