Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
8
min

Tecnologia no Agronegócio: saiba como ajudar sua empresa

Saiba porque você deve investir em tecnologia no agronegócio, suas vantagens e do que se trata o Agro 5.0, a nova tendência para os próximos anos
April 22, 2021

Visão geral:

- Investir em tecnologia no agronegócio é tendencia e se tornou fundamental para empresas que precisam se adequar aos novos moldes do mercado. Com a chegada da tecnologia 5G, uma série de novos recursos baseados em Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning devem fazer parte do setor.

- Ao longo dos anos, diversas revoluções tecnológicas fizeram parte do setor do agronegócio. Passamos pelo Agro 2.0, 3.0, 4.0 e, num futuro próximo, o Agro 5.0 estará entre nós.

- Saiba todos os benefícios desse tipo de investimento e também como a X-Apps pode ajudar a desenvolver seu negócio, seja com a criação de um app, sistema de gerenciamento, etc.

-

Com o crescente uso de tecnologia no agronegócio, empresas que antes eram líderes no ramo precisaram se moldar ao que o mercado podia oferecer.

Seja na implementação dos primeiros motores à combustão, novas tecnologias que envolviam GPS e uso de satélites para demarcar áreas, todas essas mudanças se tornaram uma espécie de revolução no mercado, já que, atualmente, se tornaram princípios básicos do setor.

Com a projeção de que, no futuro, teremos o desenvolvimento de novas tecnologias e o surgimento de novas Agrotechs — como são chamadas as startups do setor do agronegócio —, a tendência é de crescimento na concorrência.

Buscando te ajudar nesse momento de incerteza e te mostrar como a tecnologia pode ajudar a desenvolver o agronegócio como um todo, a X-Apps preparou um artigo especial onde apresentaremos quais as principais tendências para os próximos anos e como podemos solucionar seus problemas.

Confira a seguir!

Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Acesse nosso e-book, é grátis!

Investir em tecnologia é tendencia no agronegócio

A relação entre produtividade e tecnologia no agronegócio

Medir a produtividade atual do nosso negócio é um importante fundamento para saber se estamos ou não no caminho correto. Com o agronegócio, isso não é diferente.

Quando se realiza uma análise criteriosa a respeito dos processos e também verificando como anda nossa concorrência, temos uma noção maior se precisamos ou não investir em tecnologia.

Na grande maioria das vezes, as empresas necessitam sim, investir em TI.

Foi isso o que apontou uma reportagem publicada no Jornal Contábil, tempos atrás.

De acordo com especialistas, quando uma empresa brasileira utiliza equipamentos tecnológicos de última geração, o desempenho bate de frente aos principais concorrentes mundiais. 

Um dos maiores exemplos foi a produção de soja entre 2017 e 2018. No Brasil, com um grande investimento em tecnologia no agronegócio no período, o setor chegou a produzir 3,4 toneladas por hectare.

Esse número é 5% maior do que o produzido pelos Estados Unidos no período em questão, quando alcançou a marca de 3,3 toneladas por hectare.

Para que esse crescimento se mantenha constante nos próximos anos, o desenvolvimento de novas soluções e, principalmente, o surgimento de AgroTechs é fundamental.

Atualmente, de acordo com dados do AgTech Garage, existem cerca de 2.000 startups relacionadas ao agronegócio no Brasil. Número, esse, que é o dobro do ano anterior e que deve aumentar consideravelmente nos próximos anos.

Quais os benefícios de investir em tecnologia no agronegócio?

Ao longo do artigo já apresentamos que a tecnologia no agronegócio aumenta traz uma série de benefícios voltados à produtividade e redução de custos.

Mas, quais outras implementações podem oferecer?

Quando se escolhe por desenvolver um novo tipo de solução para seu negócio, seja sistema on-line, aplicativo ou outros tipos de tecnologia, o gerenciamento da sua empresa melhora consideravelmente.

O gerenciamento da receita, ordens de compras e até mesmo tarefas podem ser organizadas e automatizadas pelo sistema, já que, é possível também, calcular qual o melhor método de trabalho em determinadas épocas de ano, realizando previsões de clima e temperatura em tempo real.

Com o desenvolvimento da tecnologia ao longo dos anos, o agronegócio sofreu diversas revoluções tecnológicas que modificaram completamente a forma de atuação das empresas no setor.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada uma dessas fases.

Inovação, Produtividade e Economia: são esses os pilares do Agro 5.0

A evolução tecnológica no campo ao longo dos anos

Para detalhar melhor a evolução da tecnologia no agronegócio é possível construirmos uma linha do tempo com as principais revoluções que ocorreram ao longo dos anos. 

A primeira grande mudança ocorrida no setor do agronegócio foi a chegada do Agro 2.0.

Se no passado a agricultura era realizada por meio de tração animal e de forma manual, o Agro 2.0 mudou completamente o modo como o setor se estruturou.

Isso ocorreu muito por conta da chegada dos primeiros motores à combustão que aumentaram a produtividade e diminuíram o esforço necessário pelos trabalhadores atingirem suas metas.

Além disso, foi nesse período histórico que os primeiros pesticidas foram desenvolvidos, o que ajudou na colheita, já que, agora, os produtos ficavam livre de pragas por um período maior de tempo.

Posteriormente, mais precisamente nos anos 90, com o desenvolvimento de novas tecnologias, o setor presenciou mais uma revolução: a chegada do Agro 3.0.

Nesse período, atividades que eram ainda manuais foram digitalizadas pelos primeiros softwares.

Outra coisa que mudou foi a crescente presença de sistemas integrados à satélites, que permitem, até os dias atuais, realizar cálculos e análises em relação ao campo, tudo isso em tempo real.

Com o crescente avanço da tecnologia no agronegócio, os anos 2000 também implementou mudanças de forma rápida e gradual no setor.

Conhecida como Agro 4.0, a revolução aplicada anos atrás se faz presente até hoje em todo o mundo. Durante essa etapa, imagens de alta resolução e recursos como o GPS são utilizados para aumentar a produtividade no campo e trazer economia nos meios de produção.

Além disso, o Agro 4.0 se destaca pela implementação de serviços de automação e soluções digitais integradas. Entretanto, apesar de estar presente atualmente, de acordo com especialistas, o Agro 5.0 já é uma realidade.

Estudo da AgTech Garage mostra onde estão localizados os investimentos das startups brasileiras

Estudo mostra quais os setores de TI mais impactados por investimentos (Fonte: Divulgação/AgTech Garage)

A chegada do Agro 5.0

Como apresentado anteriormente, especialistas apontam que uma nova revolução no mundo do agronegócio possa vir a ocorrer nos próximos anos.

O chamado Agro 5.0 é baseado em pilares que visão apresentar inovações tecnológicas, aumentar a produtividade, e, consequentemente, reduzir os custos à longo prazo. 

Mas, como as empresas implementarão essa nova cultura em um setor que já se encontra desenvolvido?

Se encontra desenvolvido, mas ainda não é o suficiente.

Atualmente, o setor de tecnologia se tornou muito amplo e presente em diversos setores, onde todo o processo de produção é feito de forma automatizada e em grande escala.

Dessa forma, espera-se que o Agro 5.0 forneça dispositivos completamente autônomos, robóticos e que utilizem sensores digitais para produção.

Além disso, com o crescente desenvolvimento do machine learning, será possível captar e utilizar uma grande quantidade de dados para processar o que de melhor deve ser feito no agronegócio.

Nessa mesma linha de raciocínio, para implementar corretamente esse tipo de solução, o desenvolvimento de aplicativos, software personalizados e uso de drones deve ser ainda mais comum nos próximos anos.

Entretanto, apesar de o Agro 5.0 trazer inovações e tecnologia de ponta no agronegócio, uma série de desafios dificultam a aplicação das soluções.

Além de implementar novas técnicas mais modernas, cabe à empresa em questão realizar treinamentos para seus profissionais, de modo que eles possam migrar entre os setores da empresa atuando em conjunto com a tecnologia.

Isso é importante para evitar demissões em massa e ter suporte ideal e a todo momento para a manutenção dessas tecnologias.

Outra dificuldade que países como o Brasil podem enfrentar é a conectividade. Com a atual geração de redes móveis fica complicado implementar novas tecnologias no agronegócio. Dessa forma, países onde o 5G está mais desenvolvido podem sair na frente.

E quais são as tendências para os próximos anos?

De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/USP), em 2019, a soma de bens e serviços gerados pelo agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão.

Dessa forma, espera-se que, para os próximos anos, esse número aumente consideravelmente, já que novas tecnologias entrarão em vigor com a chegada do 5G ao agronegócio.

Dentre as principais tendências para os próximos anos, a agricultura de precisão é uma onde estão localizados grande parte dos investimentos.

Essa tecnologia permite que os profissionais consigam mapear e monitorar terras por meio de sensores de localização, seja identificando áreas mais úmidas ou mais secas, aprimorando o planejamento e aumentando a rentabilidade.

Além disso, com a presença de aplicativos personalizados e dedicados a esse tipo de solução, é possível até mesmo identificar nutrientes em falta no solo e o nível de pH, auxiliando na aplicação de fertilizantes e herbicidas.

Outra vertente que pode se beneficiar com o desenvolvimento da tecnologia no agronegócio é a parte de biotecnologia.

Com a instalação de novas soluções baseadas em Big Data, o melhoramento genético tende a ser mais preciso, prático e seguro aos produtores.

Além, é claro, de aumentar a produtividade em determinadas épocas do ano e reduzir os custos de produção.

Desenvolva sua ideia com a X-Apps!

De modo geral, investir em tecnologia é fundamental para empresas do setor do agronegócio.

Para conseguir superar a concorrência, principalmente nos próximos anos com a chegada da tecnologia 5G, optar por desenvolver software e aplicativos de automação pode ser a peça que faltava no tabuleiro da sua empresa.

É por isso que a X-Apps se coloca como a parceira ideal para sua startup, scale-up ou empresa, independente do seu porte.

Aqui, nós utilizamos as mesmas tecnologias encontradas no Vale do Silício e estamos sempre atualizados sobre o que há de novo e de melhor para aumentar a produtividade da sua empresa, isso, sem exceder seu orçamento.

Durante nosso ciclo de desenvolvimento, já atendemos diversas empresas da área, como a Suzano.

Em parceria com a empresa especialista em papel e celulose, pudemos desenvolver sistemas para categorizar pesquisas em biotecnologia e melhoria de processos internos, destacando a redução do tempo da manutenção preventiva de equipamentos durante momentos como a parada geral das fábricas.

O que acha de confiar seu projeto de tecnologia com a X-Apps? Confira nosso portfólio e solicite um orçamento

Além de avaliar os custos do seu aplicativo, podemos prestar uma consultoria estratégica e avaliar quais são as alternativas mais interessantes para a sua empresa em termos de qualidade e custo-benefício.

Saiba mais:

- Software sob medida: 5 vantagens para sua empresa

- Escopo Fechado ou Aberto: Qual a melhor solução?

- Quanto custa criar um app para sua Startup?

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English