Cuidados ao validar um projeto de desenvolvimento de software

Cada vez mais empresas dependem de sistemas para o gerenciamento do negócio, tendo na automação um dos processos de aumento de produtividade. Essa solução reduz a possibilidade de erros e ainda fornece informações estratégicas que suportam a tomada de decisão dos gestores.

Porém, a busca por um software que atenda às necessidades da empresa pode se tornar um problema caso alguns cuidados não sejam tomados. Desenvolver um sistema não é, simplesmente, contratar um programador, ou comprar um modelo já pronto. Essa etapa da automação envolve um estudo de uso de suas funcionalidades e aplicação aos usuários.

O que é validação de software?

A validação de software é um processo que comprova que o sistema cumpre funções em conformidade com as especificações dos requisitos do usuário, e com a garantia de segurança e rastreabilidade de informações.

Ou seja, se os requisitos estão sendo implementados para atender às diretrizes do negócio e se o sistema é realmente aquilo que o cliente quer e está pagando para ter.

No entanto, para que o projeto atinja o resultado esperado, principalmente na redução de erros, é necessário que algumas ações sejam executadas. Para o sucesso de um software tenha sempre a colaboração da equipe de desenvolvimento e considere algumas recomendações.

Saiba o que quer desenvolver

As primeiras perguntas que você deve fazer ao querer desenvolver um software para sua empresa são:

  • Qual problema ele irá resolver?
  • As premissas básicas foram validadas?
  • O que se pretende alcançar com esse projeto?

Podem até parecer evidentes, mas esses questionamentos te fazem ter uma visão mais clara daquilo que quer.

Invista em pesquisas, avalie os similares já existentes no mercado e esteja aberto para receber novas ideias. Melhor gastar tempo na definição do projeto do que perder dinheiro em uma ferramenta sem utilidade.

Passo importante: escolha da equipe

Para um software eficiente, e que atenda aos objetivos já definidos, a escolha de profissionais especializados é essencial para o sucesso do projeto. Portanto, busque pessoas experientes e atualizadas com o que há de mais moderno e avançado na área de TI.

Os desenvolvedores com experiência têm mais habilidade em solucionar problemas complexos, economizando tempo e reduzindo custo. A atuação desses profissionais é importante, pois eles compreendem, executam, realizam a manutenção e corrigem possíveis erros de programas, plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços da empresa.

Um dos grandes desafios dessa equipe é criar uma ferramenta confiável, já que ataques a software por malware estão em toda parte.  

A melhor maneira de mitigar esse problema é a implementação de uma rotina de segurança, buscando práticas que permitam o desenvolvimento de um software estável e com poucas falhas. Tal atitude diminui a vulnerabilidade dos dados de segurança do usuário e da empresa.

Orientações de como deixar o software mais seguro

  • A equipe de desenvolvimento deve identificar a necessidade de utilização de métodos de criptografia, segurança de usuários e treinamentos;
  • É preciso levar em consideração o nível de segurança da arquitetura e da linguagem escolhida, as possíveis vulnerabilidades que o sistema pode apresentar e quando e como os métodos de autenticação e envio de dados seguro serão utilizados;
  • Disponibilize uma documentação com todos os requerimentos de segurança para a sua equipe, garantindo que todos trabalhem de acordo com as definições de segurança do projeto, usando as ferramentas da arquitetura e buscando instabilidades da maneira correta.

Além disso, antes de colocar o software no mercado, faça testes nos métodos de segurança. Nessa etapa é importante garantir que todos os blocos de código que envolvem informações sensíveis não tenham brechas que comprometam a segurança do usuário.

Como você pode notar, validar um projeto de desenvolvimento de software é complexo e requer tempo e conhecimento de especialistas. Por isso, antes de começar o seu, consulte a X-Apps. Nossa equipe pode propor a melhor solução para seu negócio.

Fechar Menu
Close Panel