Guia básico de APIs para empresas

A área de TI tem muitos nomes e termos diferentes que chegam a confundir até o profissional mais experiente. Muitos desses termos são siglas, vindas do inglês, que denominam alguma solução tecnológica de grande utilidade para o mundo dos negócios.

É o caso das APIs, Application Programming Interface, aplicações que trazem uma série de vantagens às empresas, dentre elas a maximização dos processos em aplicativos e softwares.

API é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. Ela integra sistemas, possibilitando a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e monetização de acessos.

Na era da internet das coisas, dos novos modelos de negócio e novas aplicações, as APIs tornaram-se ferramentas fundamentais para permitir que diferentes sistemas e “coisas” se comuniquem.

Podemos dizer que a API é uma “ponte” que liga um ponto a outro. Em outras palavras, é uma porta inteligente programada para que os desenvolvedores acessem alguns dados de uma organização.

Um exemplo de API muito utilizada é o cadastro de redes sociais. Muitos sites utilizam informações do Facebook/Gmail para cadastrar novos usuários, como TripAdvisor e Spotify. Através das APIs, o site envia um comando para os servidores, solicitando informações necessárias para que o usuário possa criar uma conta de forma simples.

Sem esse recurso o site teria que desenvolver, do zero, formulários de cadastro, páginas para a criação de novas contas e um banco de dados para armazenar todas essas informações. Com ele, esse site utiliza tudo o que precisa e já está presente nos servidores do Facebook/Gmail, pegando somente aquilo que é necessário para a realização do novo cadastro.

É importante lembrar que, quanto mais campos são pedidos no momento de um cadastro ou venda, maiores são as chances de o cliente desistir de seguir adiante.

Vantagens da utilização de APIs nas empresas

As APIs são excelentes ferramentas no mundo dos negócios, inclusive em startups, já que a maioria dessas empresas tem como diferencial a inovação tecnológica.

Veja agora as principais vantagens de implantar as APIs nas empresas:

Integração

APIs possibilitam a integração e interação de aplicativos e softwares de forma simplificada. Ela oferece o máximo de conteúdo e informação em um ambiente digital prático e funcional.

Otimização da gestão interna

As APIs melhoram o nível de gestão interna. Boa parte delas gera relatórios personalizados automaticamente e apresenta ferramentas de gerenciamento, dentre outras funcionalidades que ajudam a gestão a definir estratégias de ação.

Customização dos serviços

Uma das principais vantagens da implantação de APIs nas empresas é a possibilidade de oferecer serviços e produtos personalizados para o usuário final. Através da integração das aplicações é possível obter informações sobre o usuário sem que ele tenha que preencher nenhum formulário.

Onde estão as APIs

Muitas vezes utilizamos a API e não nos damos conta de que ali existe uma aplicação que consegue expandir o alcance de um produto ou serviço.

Veja alguns exemplos.

Redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Instagram, Pinterest)

Você já deve ter percebido botões de compartilhamento com ícones das redes sociais ou solicitação de acesso do tipo “faça login com sua conta do Facebook/Google/Twitter/etc” em algum site que frequenta.

Essas aplicações são vantajosas não só para as redes sociais, mas para negócios de todos os tipos, por gerarem engajamento entre empresa e público.

Pagamentos online (PayPal, Cielo, PagSeguro, Moip)

APIs permitem executar pagamentos e transferências sem que seja necessário sair do site da loja ou do fornecedor do serviço.

Com o uso dessa aplicação o comprador não precisa colocar dados do cartão de crédito no site, e sim o nome de usuário e senha do PayPal  autorizando a compra.

Localização (Google Maps, Foursquare)

Através da integração das APIs é possível criar aplicativos próprios baseados na localização da sua empresa.

Elas permitem, ainda, visualizar dados sobre topografia e geografia, além de ajudarem a determinar previsões de tempo.

Comunicação e serviços integrados

Aqui entram soluções bem diversificadas, que seriam mais complexas sem a utilização da APIs. É o caso do SaaS ou PaaS, serviços que oferecem soluções completas e, frequentemente,  são totalmente compostas por APIs.

Outros processos que fazem parte da rotina das pessoas também são integrados pelas APIs:

–  SMS para confirmação de cadastro enviado pela API do gateway de SMS;

– Salvar  anexo de email no Dropbox ou Google Drive;

– Acessar o Netflix pelo aplicativos da smart TV.

Tem mais alguma dúvida sobre o uso das APIs nas empresas? Fale com a X-Apps.

Fechar Menu
Close Panel