O que aprendemos no Agrotech Conference?

agrotech

O evento

O agronegócio tem sido um dos grandes condutores da economia brasileira, com aumento de 23,5% nos últimos 13 anos e para manter o ritmo de crescimento é preciso entender os avanços positivos e tecnológicos que tem disparado no mercado. Por isso, no dia 24 junho, participamos de mais um evento, o Agrotech Conference, um evento dedicado ao mercado do agronegócio. 

O Agrotech Conference é um evento para profissionais, executivos, empresários, agricultores e investidores do agronegócio, uma oportunidade para revolucionar este segmento.

O setor agrícola tem assumindo posição de destaque no debate econômico, movimentando as pautas no Brasil com números significativos e no evento, diferentes soluções ao setor pecuário foram apresentadas. Diante de tantos avanços tecnológicos, existe a possibilidade do setor agro identificar novas formas para se reinventar?  

O novo cenário do Agronegócio

No evento, uma startup especializada na pulverização agrícola, apresentou um método para entrega de resultados que controlam pragas e doenças hospedadas na plantação, uma função desempenhada por drones em locais que veículos não vão. O projeto criado por meio de pesquisas e desenvolvimentos próprios, identifica pragas com a drones, entrega relatórios com fotos ao agricultor e com  aeronave quimíca percorre a área infestada com o objetivo de jatear o local, eliminando pragas.

O voo desse procedimento é aproximado em 30 minutos, não compromete o solo e elimina o contato dos trabalhadores rurais com produtos químicos prejudiciais à saúde. Além disso, toda operação é feita por meio de energia renovável, eliminando a possibilidade de qualquer processo artificial e contribuindo para o meio ambiente.

Para facilitar o trabalho na fazenda, métodos de pesagem de gados foram desenvolvidos. O principal intuito do projeto é minimizar o estresse da boiada, evitar a perda de peso até o local de pesagem e simplificar o trabalho de fazendeiros. Fixando a câmera no solo e configurando o método de pesagem, o método será ativado e armazenará mais de mil fotos enviadas como relatórios de peso ao dono da fazenda.

Sustentabilidade no Agronegócio

No palco do evento, startups mostram métodos diferentes do “tradicional” para fabricação de carnes. Além de carnes feitas de plantas, conhecemos as novas carnes desenvolvidas em laboratório. Com objetivo de promover um consumo mais sustentável, o cultivo de células de origem animal para produção da “carne”, as células são preparadas a partir da engenharia de tecidos, compondo a textura da carne e a aparência de carne.

Neste mesmo modelo sustentável, a favor do meio ambiente e contra a escassez de recursos naturais, empresas criam um método em laboratórios que alimentam células a partir de sais, açúcares e proteínas.  A solução é transformada em pasta de peixe, que pode ser resultado em filés de peixe. Mas, o principal objetivo é aprimorar esta evolução e produzir alimentos como sushis, sashimis, alimentos que fazem parte da realidade do consumidor.

Contudo, o Agrotech Conference propõe mudanças para o setor agropecuário baseadas nos avanços da tecnologia. As novas tecnologias simplificarão os trabalhos no campo, tornando o dia a dia das fazendas mais produtivos e acrescentará benefícios a sustentabilidade. O agronegócio sustentável, utiliza os recursos naturais sempre respeitando o ambiente em que vivemos, contribuindo para preservação do meio ambiente.

Soluções para o Agronegócio

Ampliando o seu negócio é possível acelerar a produtividade no campo. Por isso, implementar soluções inovadoras em todas as etapas do seu serviço é fundamental. Conte com a X-Apps, conheça as últimas tendências tecnologias utilizadas em nossos processos de trabalho e tenha total controle do seu negócio.

Metodologias ágeis e eficazes mudarão o atual cenário de sua fazenda, sendo elas, a redução de gastos e o maior índice de faturamento. Conheça as nossas soluções!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel