Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
6
min

Deep Learning, IA e o desenvolvedor do futuro

Conheça como uma das principais empresas de tecnologia desenvolve soluções baseadas em Deep Learning e Inteligência Artificial e qual a tendência para os próximos anos.
May 17, 2021

Visão geral:

* Já consolidado em nosso dia a dia, o Deep Learning oferece inúmeras possibilidades de implementação, seja em aplicativos, softwares ou até mesmo no desenvolvimento de novas startups.

* Sendo um braço do machine learning, essa área da tecnologia aprofunda ainda mais a forma como os dados são coletados e possibilita a criação de soluções inovadoras no futuro.

* No Silicon Valley Web Conference, a Nvidia falou com exclusividade à X-Apps, apresentando seu ponto de vista sobre o futuro da tecnologia, surgimento de novas soluções e muito mais. Confira!

-

Você já parou pra pensar como será a tecnologia nos próximos anos? 

Se nos dias atuais já temos uma infinidade de possibilidades, seja em nosso smartphone, em computadores, videogames ou na área da robótica, podemos dizer que o futuro é bastante promissor.

Graças ao desenvolvimento da inteligência artificial, do machine learning e do deep learning, atualmente temos inúmeros aplicativos e sistemas operacionais que conseguiram se desenvolver de uma forma que chama a atenção da sociedade na totalidade, seja para nos ajudar no dia a dia, ou até mesmo no entretenimento.

Um dos exemplos que fizeram sucesso nos últimos meses foi o aplicativo chamado My Heritage Deep Nostalgia.

Utilizando a estrutura de aprendizado de máquina, o sistema consegue criar animações com rostos humanos a partir de fotos, sejam elas novas ou antigas. Com o sistema, é possível que usuários coloquem fotos de familiares e recebam vídeos com expressões faciais bem fiéis à realidade.

De acordo com os desenvolvedores, o Deep Nostalgia utiliza um algoritmo de reconhecimento e reconstrução facial em 3D de uma empresa especializada nesse tipo de tecnologia: a D-ID.

Para ter bons resultados, o site usa recursos de Inteligência Artificial e Deep Learning para simular elementos em formato de vídeo.

Além desse sistema, uma série de outras ferramentas que utilizamos no dia a dia também recorrem ao Deep Learning. Confira, a seguir, mais detalhes sobre essa tecnologia e como ela pode impactar diariamente em nossas vidas.

#1 - Interface Cérebro-Máquina: a tecnologia integrada à sua forma de pensar

#2 - A relação entre Customer Experience e Big Data

My Heritage Deep Nostalgia (Foto: Divulgação)

Mas, afinal, do que se trata o Deep Learning?

Podendo ser considerado um braço do machine learning, o deep learning é nada mais nada menos do que uma técnica desenvolvida para aprofundar ainda mais o modo como as máquinas aprendem determinados recursos.

Tendo como base as chamadas redes neurais artificiais, a tecnologia é capaz de treinar computadores para a realização de tarefas que podem ser feitas por humanos, como identificação de imagens, previsões estatísticas e reconhecimento facial e de fala.

Seu processo é feito a partir de uma organização e execução de dados e a partir de equações previamente definidas, ou seja, o deep learning treina o computador para realizar determinada tarefa sozinho, isso com base em parâmetros de reconhecimento de padrões e probabilidade daquilo estar certo ou não.

Atualmente, existem uma série de aplicativos desenvolvidos com essa tecnologia, e também grandes empresas que buscam refinar o modo como o deep learning atua diariamente.

Um dos grandes exemplos é o caso de aplicativos de streaming como Spotify e Netflix.

Essas empresas investem cifras absurdas no desenvolvimento dessa tecnologia, sempre buscando entender melhor o perfil do seu público e para sugerir novos conteúdos com base naquilo que o usuário mais se identifica.

Além disso, outra empresa que também incentiva esse desenvolvimento é a Nvidia.

Em soluções voltadas para o mundo do games, a especialista em placas de vídeo trabalha na modernização da sua produção e no escalonamento de resultados, seja melhorando o desempenho dos seus produtos ou desenvolvendo novas tecnologias.

No Silicon Valley Web Conference (SVWC), o Arquiteto de Soluções na Nvidia Brasil, João Paulo Navarro, deu uma entrevista exclusiva à X-Apps. 

No bate-papo, João trouxe exemplos de inteligência artificial que foram desenvolvidos pela empresa, apresentou sua visão de como será o futuro da tecnologia e muito mais.

Confira a entrevista na íntegra ao final deste artigo. 

Por que o Deep Learning é importante?

Além dos exemplos citados acima que fazem parte do universo do entretenimento, a evolução do deep learning é importante para diversos outros setores da sociedade, inclusive na questão da segurança.

Com o avançado aprendizado de máquina proporcionado pela tecnologia, áreas como as de marketing são afetadas diretamente por conta da otimização das campanhas de anúncios.

Essa tecnologia consegue entender o perfil do usuário que acessa a internet e consegue mostrar anúncios de forma personalizada. Além disso, com o deep learning é possível analisar o comportamento de cada indivíduo presente nas redes sociais.

Por conta de toda essa coleta de dados, lojas de e-commerce conseguem distribuir ofertas com preços mais acessíveis que a concorrência,  aumentando o tráfego dos seus sites e o índice de vendas.

Já na questão da segurança que a tecnologia oferece para empresas e setores governamentais, por meio dos dados coletados pelas máquinas é possível detectar fraudes no momento de compra, invasões em massa em redes privadas e também filtrar spams.

Vale lembrar também que, atualmente, já existem diversos modelos de câmeras de segurança que utilizam a inteligência artificial para aprimorar o recurso de reconhecimento facial.

Todas essas utilidades já são amplamente utilizadas por empresas do Vale do Silício como Google, Amazon, Facebook, Uber, e muitas outras, no desenvolvimento de seus produtos.

E os investimentos? Como anda o setor de IA?

Por se tratar de uma tecnologia muito promissora, os investimentos em inteligência artificial e deep learning são constantes no mercado de TI. O que comprova isso é o recente relatório divulgado pela IDC, uma consultoria especializada em inteligência de mercado.

De acordo com o estudo, os investimentos em inteligência artificial devem chegar na casa dos US$ 70 bilhões em todo o mundo até 2022. Aqui no Brasil, o relatório aponta que os valores podem chegar a US$ 464 milhões.

Segundo especialistas, esse valor é resultado de movimentações interessantes como fusões entre empresas, compra de novas startups de inteligência artificial e desenvolvimento de novos softwares e serviços que tenham foco nessa tecnologia.

Porém, apesar de ser um alto número, esse valor deve aumentar muito mais nos próximos anos, principalmente após a chegada de um 5G estável no país.

Ainda de acordo com a pesquisa, 25% das empresas brasileiras têm projetos baseados em inteligência artificial e aprendizado de máquina. 

Entretanto, é esperado que esse número aumente consideravelmente nos próximos anos, principalmente por conta da consolidação das assistentes virtuais nos lares brasileiros, já que cada vez mais empresas oferecerão soluções compatíveis com esses gadgets.

Saiba como a NVIDIA desenvolve a inteligência artificial em seus produtos

Como citado anteriormente neste artigo, a Nvidia é uma das empresas dispostas a investir pesado no desenvolvimento da inteligência artificial.

Já tendo soluções com a presença da tecnologia, a expectativa é que novos produtos cheguem ao mercado nos próximos anos, revolucionando ainda mais o mundo da tecnologia.

Uma delas é o chamado DLSS 2.0. Presente nos últimos lançamentos da marca, o recurso gráfico consegue melhorar a qualidade das imagens processadas pelas placas de vídeo ao mesmo tempo que aumenta o desempenho do computador, seja em jogos ou em edições de vídeo.

Dessa forma, você consegue reproduzir imagens em altas resoluções com uma fluidez muito maior do que era encontrado em dispositivos anteriores. Com a presença desse recurso, é esperado que novas soluções cheguem futuramente.

Para entender melhor quais os planos da Nvidia para o futuro próximo, a X-Apps conversou com exclusividade com o Arquiteto de Soluções da marca no Brasil, João Paulo Navarro.

Para entender com todos os detalhes como sua empresa pode se beneficiar com esse tipo de tecnologia, é só acessar o vídeo abaixo!

Saiba mais:

- Navegador Exclusivo Bradesco: como a parceria com a X-Apps gerou mais de 1 MILHÃO e 200 mil acessos

- Progressive Web Apps (PWAs): o que são e por que utilizar em sua empresa?

- O futuro da computação em nuvem e sua evolução em 2020

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English