Docker: armazenamento inteligente

O que é Docker ?

 Você já ouvir falar em uma tecnologia que fornece containers como camada adicional nos sistemas operacionais de automação? Chamamos de Docker este sistema de virtualização em containers.  

O Docker é um suporte disponibilizado para aplicações que podem ser utilizadas em segundo plano, quando houver necessidade, com o objetivo de criar, testar e implementar em um ambiente separado da máquina original. Com o código aberto, a plataforma open source desenvolvida pela linguagem Go, foi criada pelo Google para administrar ambientes isolados com facilidade e capacidade de armazenamento.

Assim, as instalações feitas no servidor se tornam portáteis e são armazenadas no containers. Dessa forma, os mesmos softwares podem ser trabalhados em qualquer lugar, com a execução facilitada em qualquer ambiente.  

Benefícios do Docker .

A plataforma permite que o desenvolvedor possa hospedar o software de maneira personalizada, com bibliotecas, códigos e a rapidez do sistema, uma frequência mais rápida do que a virtualização convencional. Por meio da agilidade, outro benefício que se destaca é a possibilidade de configuração entre diferentes ambientes e assim, diminui o risco da incompatibilidade entre os sistemas solicitados.   

Além da agilidade, conheça outras vantagens do Docker:

Modularidade

O Pokémon Go é um grande exemplo quando falamos em modularidade utilizada no App do jogo mais comentado em 2017, no ano de seu lançamento. O jogo foi desenvolvido a partir do Docker. Através de sua sobrecarga no software, contêineres do Docker eram solicitados de acordo com a usabilidade dos usuários. Por exemplo, no final do dia quando o aplicativo tinha um “menor” índice de acessos, não havia necessidade de todos contentes estar operando, então, uma parte do App poderia ser desabilitada, até mesmo para atualização e o programa não era interrompido.

Ou seja, a modularidade ocorre na ação dos containers e qualquer modificação que seja feita é armazenada, liberando novos espaços sempre que necessário.  

Características Docker

No Docker, um arquivo é dividido em dois grupos, sendo eles imagens e containers e, pode ser visto em diferentes camadas:

Imagens e Containers

São formadas as camadas a partir desses elementos,que por sua vez, se modificam por meio da execução ou alteração de aplicações feitas em diversos ambientes.

Reversão

 Você já realizou uma modificação em um sistema e se arrependeu? Atualizar e modificar o projeto não é um motivo para se preocupar. O Docker, oferece o recurso de reversão, que permite versões anteriores e alterações fiquem salvas no sistema.

Devido as camadas criadas, esse processo se mostra eficiente e compatível com a abordagem de desenvolvimento ágil.

Implantação Rápida

O processo de implantação em empresas de TI é fundamental. Por esse motivo, o Docker é uma boa opção, o desempenho e implantação ocorrem simultaneamente em questão de alguns segundos. Além de poupar horas, agiliza processos e possibilita o acesso às versões anteriores, caso ocorra problemas. Dessa forma, a equipe ganha tempo, maior produtividade e segurança durante a implantação.

Mediante as facilidades que oferece, o armazenamento em containers virou tendência no campo de TI. Utilizado pela google há mais de 10 anos, o Docker simplifica aplicações da metodologia DevOps e o desenvolvimento e armazenamento ágeis. 

Garantir a velocidade, a agilidade e a qualidade exigida pelos consumidores requer utilizar soluções que também se preocupam com isso. Conte com a X-Apps para construir uma experiência rápida e segura.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel