Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
4
min

Google anuncia codec baseado em IA que deixa chamadas mais nítidas

Chamado de Lyra, novo codec facilita a compressão e envia dados com mais qualidade durante chamadas de voz; saiba mais.
March 03, 2021

Visão geral:

* Disponível apenas em dispositivos Android por enquanto, o codec conhecido como Lyra consegue comprimir os dados de maneira mais efetiva, melhorando a qualidade das transmissões de voz entre usuários.

* Ainda em testes, a ferramenta utiliza inteligência artificial e Machine Learning para entender melhor as características de cada idioma e os sotaques de cada país. Com isso, é possível enviar os dados com maior qualidade mesmo em redes instáveis.

* Além do Google, o Facebook também investiu no desenvolvimento de uma biblioteca. Tendo como base a API WebRTC, a Rsys foi criada para melhorar as transmissões de áudio e vídeo em seus aplicativos: Facebook, Instagram e WhatsApp.

-

Com a proposta de melhorar ainda mais a qualidade dos seus serviços de comunicação, o Google segue desenvolvendo novas soluções de infraestrutura.

Agora, foi a vez da empresa anunciar a chegada de Lyra, um codec que utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade das chamadas de voz em redes de baixa velocidade, como o 2G, por exemplo.

A partir de agora, a promessa é que a compressão de dados nos aplicativos de dispositivos Android consiga evitar interrupções e cortes de áudio em redes 2G, e outras que apresentarem instabilidade durante uma chamada.

De acordo com o Google, utilizando aprendizado de máquina, o Lyra foi treinado com milhares de horas de dados para conseguir diferenciar e se adaptar em 70 línguas diferentes.

Com a tecnologia, é possível identificar o idioma em questão e garantir uma compressão de áudio leve e eficaz para os aplicativos.

Ainda segundo a empresa, o funcionamento do codec é baseado em realizar cortes e enviar dados a outro dispositivo a cada 40 milissegundos, deixando a chamada mais leve. Por se tratar de uma tecnologia bastante ágil, o usuário não consegue perceber cortes durante a conversa.

O comparativo a seguir mostra graficamente um comparativo entre a qualidade de áudio entre os codecs antigos (Opus e Speex) e o codec atual (Lyra).

Gráfico comparativo entre codecs

(Foto: Divulgação/Google)

Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Acesse nosso e-book, é grátis!

O Google garante ainda que, ao utilizar o codec em conjunto com novas tecnologias de compressão de vídeo, como AV1, por exemplo, permitirá que os chats de vídeo sejam possíveis mesmo para usuários que possuem rede de internet discada (56 Kbps).

Apesar de promissora, a tecnologia só está disponível no momento para usuários do Google Duo de dispositivos Android. É possível que a empresa também adicione o codec em outros serviços como Google Meet, porém, ainda não há previsão de que isso aconteça.

Segundo o anúncio, o Lyra se encontra em fase de testes principalmente para usuários que utilizam os serviços em áreas rurais, onde a velocidade de conexão é menor.

A empresa afirma ainda que será possível notar uma diferença na qualidade das chamadas também para usuários do 4G, visto que a grande quantidade de usuários conectados pode causar interferências na conexão.

Aplicativos de comunicação ganham mais investimento nos últimos meses

Nos últimos meses, uma onda de atualizações significativas em aplicativos de comunicação chamou a atenção de especialistas.

Recentemente, o Facebook desenvolveu uma nova biblioteca WebRTC em busca de melhorar a qualidade das transmissões de seus apps, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Chamada de Rsys Library, a biblioteca tem como base a API WebRTC, já tradicional no mundo da tecnologia.

De acordo com o Facebook, o projeto da empresa tem como objetivo melhorar a qualidade de chamadas de voz e de vídeo, compactando ainda mais os dados, de forma que se torne um processo mais leve, principalmente para quem utiliza redes móveis ou possui um número limitado de pacotes de dados.

De acordo com a empresa, a antiga biblioteca consumia muita memória e capacidade dos dispositivos, por isso, foi necessário um completo redesenho. Assim, ficou mais fácil desenvolver com a API e permitiu novas evoluções no mercado de apps.

O grande exemplo disso é a chegada do recurso de chamada de voz e vídeo para usuários do WhatsApp Web. Disponível ainda para poucos usuários, ainda não há informação de quando a atualização será lançada oficialmente.

Navegador Exclusivo Bradesco: como a parceria com a X-Apps gerou mais de 1 MILHÃO e 200 mil acessos

Desenvolva seu aplicativo com a X-Apps

Por conta dessa alta competitividade no mercado de aplicativos, é importante que sua empresa esteja alinhada com as novidades tecnológicas e vença a concorrência, tanto no Google Play quanto na App Store.

Uma das maneiras de conseguir aumentar seus lucros é desenvolvendo um aplicativo ou um sistema web com a cara da sua empresa. 

A X-Apps é especialista nesse tipo de tecnologia, sendo que um dos maiores cases de sucesso é o aplicativo da Polishop.

A empresa pôde identificar que seu aplicativo e-commerce precisava de melhorias e de uma nova interface, enriquecendo a experiência do cliente com a marca.

Dessa forma, após o desenvolvimento e publicação, conseguimos um resultado super expressivo:

Aumentamos a Avaliação do App de 2.3 para 4.6 estrelas!

E aí, o que acha de desenvolver um app com a gente?

Solicite um orçamento com a X-Apps.

Saiba mais:

- App do Instagram vai permitir lives com até quatro usuários; entenda

- Desenvolvimento de criptomoedas abre vagas no mercado de TI

- Facebook estaria desenvolvendo app rival do Clubhouse; entenda

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
O que é Front-end e Back-end?

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English