A plataforma .Net Framework

Introdução ao .Net Framework

Quando se trata de suporte no desenvolvimento de software, a Microsoft oferece uma ótima experiência para o desenvolvedor e ao cliente, com uma variedade de aplicações e ambientes, conhecido como .Net. O framework criado no ano de 2002, possui código robusto e confiável, que permite a criação de diferentes aplicativos para Windows como um ambiente de execução para todas as áreas do desenvolvimento de aplicativos. Com o .Net é oferecido idiomas, editores, bibliotecas de códigos testados e reutilizáveis que os desenvolvedores podem chamar de seus próprios aplicativos.

Criado com o intuito de fornecer um ambiente exclusivo para execução de sistemas e aplicações, facilidades de reutilização e maior aproveitamento do código, o framework .Net permite o acesso a dados, conectividade de banco de dados, criptografia, interfaces e comunicações de rede. Por meio do uso da biblioteca de classes extensas e suas funcionalidades, os processos de trabalho se tornam assertivos, mais produtivos e eficientes.

Atividades que o .Net Framework oferece:

  • Gerenciamento de memória
  • Common Type System
  • Biblioteca de classes extensas
  • Estruturas e tecnologias de desenvolvimento
  • Compatibilidade de versões
  • Multiplataforma

Linguagens de programação .Net

C # – o C sharp é a linguagem visual familiarizada aos programadores C, orientada a objeto, desenvolvida pela Microsoft e é um das mais utilizadas no mundo.

F# – é uma linguagem imperativa e orientada a objetos, criada pela Microsoft e pertence a família das linguagens ML.

Visual Basic – é uma linguagem simples, orientada a objetos, criada pela Microsoft como parte do Visual Studio e voltada para aplicações.

Plataforma .Net Framework

O .Net Framework, oferece os recursos necessários para execução e auto gerenciamento, sendo um sistema operacional para desenvolvimentos que direcionam a plataforma . Net. Por meio de arquivos de configuração, fornece controle e flexibilidade aos desenvolvedores e administradores sobre a maneira de executar as aplicações e altera-lás quando for preciso.

Desempenho do .Net Framework

Projetar um aplicativo com maior desempenho, essa é uma tarefa importante e que faz parte de todo planejamento, por isso é necessário planejar desde o início. Com o .Net a ferramenta da Microsoft, é possível avaliar o desempenho do aplicativo, medir a capacidade de resposta e, atualizar a versão atual em busca de melhorias.

Fechar Menu
Close Panel