Notificações Push: Por que seu aplicativo deveria tê-las?

Você já parou pra pensar como seria a nossa vida sem o smartphone?

Hoje em dia é quase impossível ficar sem ele, uma vez que esse aparelhinho que cabe no bolso possui tantas utilidades: além do básico, que é fazer ligação, é possível baixar aplicativos e resolver todos os “pepinos” sem sair de casa.

Conseguimos pagar contas, acessar plataformas de universidade, comprar passagens aéreas, reservar hotéis, ler sites de notícias, conversar em tempo real com amigos e família que estão longe e ficar de olho nas novidades do que nos interessa.

Tudo isso e muito mais graças a esse pequeno computador que levamos para cima e para baixo, diariamente.

Com tanta aplicabilidade, imagine o que não pode fazer uma empresa ou marca que empreende na web e quer aproveitar dessa ligação tão íntima entre o usuário e o celular… começar a interagir com esse público por meio de notificações push é um pulo.

Mas, afinal, o que são notificações push?

Notificações push nada mais são do que mensagens disparadas por um site ou aplicativo para o smartphone ou o navegador de um usuário. São recados em que as pessoas podem clicar que as levarão a completar uma determinada ação conduzida por quem gera a notificação.

Funciona da seguinte forma: você está em um aplicativo qualquer e, ao fechá-lo, imediatamente, aparece uma mensagem de, por exemplo, uma rede de hotéis oferecendo descontos em diárias para determinada época do ano – ou  a propaganda de algum aplicativo sugerindo que você clique na mensagem para saber mais sobre o assunto.

É dessa forma que funciona a aplicabilidade das notificações push nos aplicativos: elas têm como objetivo estimular o engajamento por meio de um canal direto entre app e usuário, oferecendo a ele conteúdos pertinentes.

Existem algumas características que propiciam essa interação, como o ícone do APP que identifica o dono da mensagem, o título da mensagem – e é importante destacar o que se quer com poucas palavras. Mensagens sempre curtas, com no máximo 160 caracteres, despertam mais o interesse do usuário.

As notificações push tendem a ser mais visualizadas que um e-mail marketing, por exemplo, pela sua praticidade. Afinal, ninguém tem que entrar em nenhuma plataforma para ver as novidades, uma vez que as mensagens “pulam” na tela do celular.

Como utilizar as notificações push

Vários ramos de atuação podem se beneficiar das notificações push – basta que, para isso, tenham um aplicativo interessante ou site responsivo.

Se você tem uma loja online, por exemplo, pode enviar promoções para os seus clientes ou lembrá-los que uma compra não foi concluída. Mas, se tem um blog, pode criar uma notificação e convidar seus leitores que se inscrevam para receber as atualizações e novidades da sua página.

O sucesso das suas notificações push dependerá, basicamente, da estratégia adotada para impulsionar seu aplicativo ou site. Afinal, há uma grande chance do usuário não ler e nem abrir a sua mensagem, mesmo que ela esteja bem na sua frente.

Não ser invasivo deve fazer parte dos seus planos. Para não incomodar quem está recebendo as notificações, envie assuntos que realmente interessem ao usuário dos seus serviços e sejam úteis para quem os irá receber.

Muitas pessoas já acostumadas com mensagens desinteressantes que chegam no celular não prestam atenção nas notificações ou as desabilitam completamente.

Para um melhor engajamento com o seu potencial cliente, seja interessante, cauteloso e só prometa o que pode oferecer.

Se você tem um negócio, quer promovê-lo em sites e dispará-lo via aplicativo de celular, não perca tempo: a sua empresa tem muito a ganhar com um app bem feito. Através das notificações push você pode reter clientes e disponibilizar informações importantes em tempo real.

O melhor disso tudo é que você não precisa colocar a mão na massa para desenvolver as notificações push e nem gastar dinheiro montando uma empresa para isso: existe economia e praticidade ao produzir um app no modelo on demand, como os produzidos pela X-Apps.

Isso vai te poupar tempo, dinheiro e energia para elaborar melhor as estratégias do seu negócio.

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