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4 exemplos de apps de gamificação para empresas

Descubra como usar aplicativos com técnicas de jogos para conquistar clientes, engajar funcionários e criar comunidades
April 13, 2022

Se você já jogou qualquer tipo de videogame, sabe a sensação prazerosa que é completar uma fase ou uma missão. Esse sentimento de recompensa ao realizar um objetivo é o que está por trás de todo jogo.

Nos últimos anos, empresas vêm descobrindo o potencial em aplicar elementos de games para melhorar processos internos ou conquistar novos clientes. Esse método é chamado de Gamificação.

Abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre ele e, ao final, selecionamos 4 exemplos de empresas que usam aplicativos gamificados para te inspirar.

Continue a leitura para aprender sobre: 

  1. O que é gamificação
  2. Gamificação aplicada aos negócios
  3. Exemplos de apps de gamificação

O que é gamificação

A gamificação - do inglês gamification - é o uso de técnicas e elementos de games (como narrativas, sistemas de recompensa e competição) para engajar pessoas em situações que não são jogos, como um treinamento corporativo ou uma jornada de compras.

A palavra foi criada em 2002 pelo consultor britânico Nick Pelling, mas se tornou popular a partir de 2010, quando o método começou a ser testado massivamente por empresas e outras iniciativas.

Na prática, a gamificação é o resultado da união da mecânica de jogos, do design de experiência e das estratégias comportamentais. Com isso, busca-se criar um sistema de resolução de tarefas e de desenvolvimento pessoal para diversos contextos, da educação ao marketing.

>> Saiba mais: O que é inovação disruptiva e por que você deve investir nela

Desenho com dispositivos gamificados

Gamificação aplicada aos negócios

Segundo o relatório publicado pela ReportLinker, a gamificação para empresas está em crescimento nos últimos anos. Em 2024, por exemplo, espera-se que o mercado global atinja 40 bilhões de dólares investidos em experiências do tipo.

E as aplicações são muitas: vão desde o incremento de dinâmicas internas para engajar funcionários a campanhas de marketing visando atingir o público-alvo. Veja abaixo algumas delas e seus benefícios.

Motivar equipes internas

Por meio da gamificação em processos de treinamento corporativo, é possível despertar o interesse do colaborador em buscar aprimoramento. O objetivo é usar narrativas e desafios para transformar o aprendizado em algo dinâmico e divertido, sem cara de obrigação monótona.

Incentivar a produtividade

De acordo com relatório desenvolvido pelo Finances Online, estratégias de gamificação aumentam em 87% a produtividade dos funcionários. Uma ótima opção para motivar equipes internas é a definição de metas e recompensas por suas realizações. Essa técnica casa perfeitamente com a equipe de vendas, mas pode ser utilizada em outros departamentos.

Melhorar a experiência do cliente

Outro dado interessante: ainda de acordo com o Finances Online, empresas que usam gamificação tem 7 vezes mais conversões em comparação às que não usam. O foco, claro, é transformar para melhor a experiência do cliente com a marca. Aqui, vale usar sistemas de pontos, recompensas e narrativas para que ele compre e continue amando seu serviço ou produto.

Criar comunidade de fãs

Sua marca precisa não só de clientes, mas de adoradores e defensores. Como criar isso? Comunidade! E as táticas de gamificação são ótimas para engajar públicos. Criar desafios é um exemplo para motivar e até mesmo instigar o espírito de competição saudável entre clientes.

>> Leia também: Saiba como desenvolver aplicativos para empresas e as vantagens para seu negócio

4 exemplos de apps gamificados

Um dos pilares da gamificação é a tecnologia! Abaixo, selecionamos algumas ideias de cases de sucesso que utilizam aplicativos para gamificação. 

1. Duolingo

Duolingo App

Começamos esta lista com o aplicativo de idiomas mais popular do mundo. O Duolingo surgiu em 2011 e já soma mais de 500 milhões de usuários aprendendo uma nova língua.

Com ele, é possível exercitar vocabulário avançando pelas fases e ganhar recompensas ao final de cada objetivo concluído. Assim, a pessoa é estimulada a continuar aprendendo e consegue visualizar sua própria evolução.

O Duolingo tem um modelo de negócios freemium, com versões gratuitas e pagas. Só em 2020, o serviço faturou cerca de US$ 161,7 milhões e está avaliado em US$ 3,46 bilhões na bolsa norte-americana.

2. Starbucks Rewards

Starbucks Rewards App

Lembra daqueles cartões fidelidade de papel que você guardava na carteira? O Starbucks decidiu transformá-lo em aplicativo! Assim, surgiu o app gamificado My Starbucks Reward.

Cadastrado no programa, o cliente acumula pontos e ganha benefícios exclusivos. A diferença é que ele pode acompanhar a pontuação pelo celular e é avisado por notificação nos dias de promoção.

Assim, a cafeteria conseguiu construir um sistema forte de lealdade com os clientes. De acordo com o CEO da empresa, Kevin Johnson, o Rewards já acumulava mais de 25 milhões de membros em todo o mundo no final de 2021. Além disso, 53% das compras nas lojas foram realizadas por cadastrados no programa.

3. Nike Run Club App

Nike Run club app

Não basta vender produtos, é preciso criar comunidade! E a Nike faz isso de forma excelente com ajuda de um app de gamificação.

O Nike Run Club oferece um sistema de acompanhamento de corridas para esportistas amadores em todo o mundo. Com ele, é possível visualizar dados como passos, quilômetros percorridos e batimentos cardíacos.

A cada evolução do esportista, o aplicativo mobile recompensa com insígnias e brasões. Também é possível compartilhar as performances com amigos e conhecidos.

4. Riders by BMW Motorrad Brasil

Riders by BMW Motorrad Brasil

Desenvolvido pela X-Apps, o app Riders by BMW Motorrad Brasil tem o objetivo de transformar a experiência de comunidade dos motociclistas e fãs da marca BMW. Com ele, é possível receber conteúdos exclusivos, conferir eventos e analisar informações de produtos.

De forma interativa, o aplicativo também conta com um sistema de pontos para atividades realizadas, como adicionar um novo amigo ou um check-in na concessionária. 

Assim, é possível estimular uma competição saudável entre os clientes, além de incentivar o uso do app na rotina da comunidade de motociclistas brasileiros. Contamos mais informações sobre o Riders by BMW Motorrad Brasil no nosso portfólio

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