Importância das validações parciais

Você já deve ter ouvido falar que toda hipótese precisa ser validada. Essa é uma realidade na ciência, que necessita de inúmeros testes antes de chegar-se a uma conclusão, e na vida das empresas que comercializam produtos e serviços inovadores.

Afinal, sem saber exatamente como e por quais razões serão acolhidos pelo mercado, é impossível acertar em seu desenvolvimento.

A cereja do bolo, nesse caso, está na possibilidade de validar um projeto por etapas, algo recorrente na área de TI, ao invés de esperar tudo ficar pronto para só depois readequar alguns pontos.

Todas as vezes em que uma equipe de TI desenvolve um projeto, faz validações nos períodos de teste para demonstrar a qualidade e funcionalidade do que está sendo feito.

Nada mais justo que, depois de dedicar esforço, capital intelectual, tempo e dinheiro em uma nova solução, se possa garantir, minimamente, que o resultado final seja apresentado com o mínimo de falhas possível.

A isso chamamos de validações parciais.

O que são validações parciais?

A validação do método de teste é um processo que garante que a sistemática utilizada em determinado experimento seja adequada para o uso a que foi pretendido. Validação parcial, portanto, é a aplicação desse método em cada etapa de desenvolvimento do trabalho proposto.

Tais validações resultam em um recurso documentado onde se realiza uma série de experimentos sobre procedimentos, materiais e equipamentos  que compõem o método que está sendo validado.

Muito utilizado na ciência, em entidades envolvidas em testes de amostras biológicas e produtos farmacêuticos para fins de exploração, desenvolvimento e fabricação de medicamentos para uso humano e análises de laboratórios, as validações parciais também têm serventia para as equipes especializadas em tecnologia da informação, e podem ser consideradas para outras rotinas empresariais e de desenvolvimento que exijam consistência e precisão.

Os resultados obtidos nesses testes parciais passam por análises estatísticas das equipes envolvidas. Eles são submetidos ao crivo de uma série de critérios de aceitação pré-definidos e projetados para demonstrar a eficácia dos resultados produzidos pelo método durante a análise de amostra de rotina.

Para entender a fundo a importância das validações parciais, primeiro precisamos definir o que é validação analítica: método que, por meio de ensaios experimentais, confirma e fornece evidências objetivas de que os requisitos específicos para seu uso almejado são atendidos.

Ou seja, existe um projeto em desenvolvimento e essa sistemática pode avaliar se ele deu certo ou não, de acordo com o objetivo do teste.

Já a validação parcial demonstra, por meio de alguns parâmetros, que o método analítico tem as características necessárias para obtenção de resultados com a qualidade exigida e nas condições em que é praticado. Isto significa que tais validações não vão atestar se tal projeto simplesmente funciona, mas se os atributos utilizados para essa finalidade geram condição favorável para esse resultado.

Aplicabilidades das validações parciais em projetos de TI

Existem normas e processos específicos para padronização de testes de laboratório pelo simples fato de que, sem esse conjunto de requisições, seria impossível garantir análises neutras sobre os exames realizados.

A principal função, nesse caso, é garantir uma única leitura das variáveis a título internacional, garantindo maior assertividade e menos divergências nos resultados.

No mercado de TI existem empresas especializadas no controle e gestão da qualidade com foco na acreditação laboratorial, que é a avaliação do laboratório através de auditoria – e certificações de qualidade.

Para que essas organizações consigam ter confiabilidade e qualidade em todas as fases e processo dos seus experimentos, softwares e aplicativos podem ser desenvolvidos para melhorar o desempenho de validações parciais.

Trazendo essa realidade para outras áreas, já pensou na facilidade de ter uma ferramenta que mapeie todos os processos da sua empresa, por exemplo? Facilitaria muito a vida dos profissionais responsáveis por ela, além de garantir mais credibilidade e produtividade em toda a cadeia de desenvolvimento de projetos, tornando o resultado mais confiável e, consequentemente, com melhor posicionamento no mercado.

Sua empresa precisa de mais segurança nas validações parciais? Talvez a criação de um software específico para isso possa ser a solução – e vire uma boa oportunidade de mercado.

Para saber mais sobre isso, converse com a X-APPS! Temos a solução assertiva para o seu correto processo de validação.

Fechar Menu
Close Panel