Desenvolvimento de software sob demanda: Entenda como funciona

Você já ouviu falar de desenvolvimento de software sob demanda? Essa é uma das soluções encontrada por diversas empresas que precisam personalizar produtos e serviços, mas não têm capacidade técnica para construir um aplicativo ou sistema do zero.

Portanto, o desenvolvimento de software sob demanda nada mais é do que a solicitação a uma empresa um projeto de software, sistema ou aplicativo para a empresa, independente do seu ramo de trabalho. Uma startup, uma clínica de fisioterapia ou um conglomerado de tecnologia da informação podem buscar o desenvolvimento personalizado de suas demandas de TI em empresas terceirizadas que vivem exatamente de fazer isso.

Como, inclusive, é o caso da X-Apps. 🙂

Trabalhamos em uma frente que muitas pessoas chamam de “fábrica de apps”, trazendo para dentro da empresa os pedidos de diversos clientes que são ótimos em fazer exatamente o que fazem, mas gastariam muito dinheiro, energia ou tempo de seus especialistas desenvolvendo aplicativos ou sistemas dentro da própria empresa.

Principais benefícios do desenvolvimento de software sob demanda

Muitas empresas contratam o desenvolvimento de software sob demanda para manter a organização de um projeto desse porte, uma vez que a empresa terceirizada fornece o report de todas as etapas concluídas.

Gerir o nascimento de um aplicativo ou sistema é muito mais fácil através do desenvolvimento de software sob demanda, até porque todos os passos do processo são definidos de acordo com um estudo aprofundado, feito por especialistas, das particularidades de cada programa.

Os principais benefícios desse serviço são:

  1. Obter indicadores de desempenho dos processos de fabricação do software;
  2. Eliminar o controle feito a várias mãos, de maneira muitas vezes desorganizada;
  3. Usar a possibilidade de fazer adaptações em softwares que já existem, mas ficaram muito desatualizados;
  4. Acabar com as informações duplicadas durante o processo de desenvolvimento, que podem gerar enorme prejuízo à empresa e atraso dos prazos de execução das tarefas.

Além disso, um dos benefícios que mais vale ser citado é a chance de ter especialistas no assunto trabalhando para seu aplicativo ou sistema sem a necessidade de pagar altos salários para cada um deles. Você já sabe, de antemão, quanto vai pagar por esse produto – e certamente será bem mais barato do que compor uma equipe inteira de TI só para essa finalidade.

Fluxo de trabalho do desenvolvimento de software

As empresas que fornecem o serviço de desenvolvimento de software sob demanda são da área tecnológica e, por isso, provavelmente se utilizam de metodologias ágeis que prezam pelo conceito “lean” (ou enxuto) e, por isso, precisam entregar o melhor resultado possível em um curto espaço de execução.

Para isso, o desenvolvimento de software sob demanda se divide em, basicamente, seis etapas:

  1. Requisito das regras do negócio para que o software comece a ser desenhado;
  2. Validação entre empresa contratante e desenvolvedora para começar de vez o projeto;
  3. Montagem dos protótipos para o negócio;
  4. Codificação e testes de desenvolvimento;
  5. Homologação (e possíveis ajustes solicitados pelo cliente ou pelo próprio público);
  6. Manutenção de olho na melhoria contínua da utilização do software recém-criado.

Ao seguir esse fluxo de trabalho, as empresas de desenvolvimento de software sob demanda conseguem explicar melhor ao cliente as etapas a serem cumpridas enquanto organizam, internamente, as demandas por especificidades técnicas em cada parte do projeto.

Cuidados para as empresas que contratam esse serviço

A primeira coisa que você deve saber antes de contratar o desenvolvimento de software sob demanda é qual será esse software e quais objetivos estratégicos ele estará beneficiando.

Ao saber exatamente o que você precisa, já é possível filtrar boa parte das empresas terceirizadas que podem lhe atender.

Além disso, é preciso pedir para ver o portfolio da empresa antes de fechar negócio e relevar, nem que seja várias vezes, a necessidade desse novo produto. Assim, quando você acha que não deve fazer, acaba economizando agora para conseguir melhores resultados (inclusive em softwares) depois ou percebe o real valor de se ter uma empresa especialista realizando essa tarefa por você.

Quer saber como podemos te ajudar no desenvolvimento de softwares sob demanda? Fale com a X-Apps!

Fechar Menu
Close Panel