Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
5
min

Design de aplicativo: o que é e qual a importância para o seu negócio

Saiba como o design de app mobile conquista e retem usuários com boas técnicas de usabilidade.
May 24, 2022

Imagina só: você encontra um aplicativo que pode atender sua necessidade. Um serviço de delivery de comida saudável, por exemplo. Porém, logo de início percebe que o app é difícil de mexer. A interface tem muitos estímulos e as funcionalidades não estão claras.

Muito provavelmente você ficará confuso e não conseguirá finalizar o que busca fazer. O próximo passo é fechar o aplicativo, esquecer ou nunca mais querer vê-lo!

Problemas com usabilidade, como excesso de informações e jornadas pouco intuitivas, são os principais motivos para usuários desistirem de usar aplicativos e desinstalá-los de seus smartphones.

A solução para isso? Design! Abaixo, vamos explicar em detalhes por que o design de aplicativo é crucial para o desenvolvimento de um produto de qualidade e como ele pode ajudar no sucesso do seu negócio.

Continue a leitura para aprender:

- O que é design de aplicativos;

- Quais são as principais técnicas utilizadas;

- Como o design de app pode ajudar o seu negócio;

>> Tire todas suas dúvidas sobre desenvolvimento de softwares com esse Ebook que preparamos para você 

Primeiro, o que é design de aplicativo?

O design de aplicativo é o trabalho de planejamento e construção das interfaces de um sistema mobile. Sua função não é meramente estética, ele também é responsável pela criação dos fluxos de navegação que o usuário fará no app e pela boa usabilidade em geral.

Para isso, são utilizados conhecimentos e técnicas de arquitetura da informação, de experiência do usuário (UX) e de interfaces (UI). Tudo para que o aplicativo se torne fácil de mexer, com funcionalidades claras e interações eficientes.

Além disso, um bom design de app mobile garante que o projeto represente fielmente a identidade visual da marca com cores, padrões tipográficos e imagens que ajudam na identificação e que tornam a experiência do usuário mais agradável.

>> Descubra as melhores práticas de UX para aplicativos: leia agora!

Quais são os processos do design de aplicativo?

O design é uma das primeiras etapas da construção de um software, antes mesmo do desenvolvimento de back e front-end. Esse trabalho é realizado por um Product Designer especializado em produtos digitais que irá acompanhar de perto todo o ciclo de entrega do app.

O designer de aplicativo, então, é responsável por entender os objetivos, as necessidades e o público-alvo do cliente para, em seguida, descobrir se a ideia é viável ou não de se fazer. Para isso, ele pesquisa soluções e propõe testes, sempre pensando no usuário final do projeto.

Só depois disso que o profissional irá transformar as ideias viáveis em protótipos. Uma vez validados, esses "esqueletos" do projeto final são passados para as etapas seguintes, guiando o desenvolvimento da aplicação.

Design de aplicativos

Por que o design de app é importante?

Abaixo, explicamos em detalhes cada um desses pontos para você entender por que o design importa para o seu projeto.

1) Boa usabilidade e experiência do usuário

Como falamos acima, ter um aplicativo que atenda uma necessidade não basta para garantir o sucesso do negócio. É preciso que o app seja fácil e intuitivo de mexer para que o usuário goste da experiência e continue usando outras vezes.

O Uber é um ótimo exemplo. Além de atender uma demanda do público, a empresa faz isso de uma maneira rápida e fácil. Já na primeira tela os comandos estão dispostos de forma que é bastante simples pedir uma corrida. Também é prático finalizar o pedido ou até mesmo desistir e começar de novo.

Por isso, não é exagero dizer que uma boa usabilidade e experiências de usuário são as chaves-mestras para um aplicativo eficiente e útil ao cliente.

2) Design personalizado e eficiente

Faz parte do trabalho do designer de aplicativo não só entender as necessidades do cliente, mas também descobrir o que é funcional ou não para o usuário. Isso porque, às vezes, uma grande ideia não é viável na prática.

Dessa forma, valorizar a etapa do design é essencial para que o app final realmente atenda às suas expectativas e seja construído conforme às necessidades do seu negócio e do público-alvo.

3) Identidade de marca incorporada no app

O visual não é tudo, mas também importa! Além de ser fácil e intuitivo de mexer, um bom design de app é aquele que consegue trazer um visual agradável, sempre reforçando a identidade da marca.

Para isso, são utilizados cores, fontes de texto e imagens que representam os valores da empresa ou do negócio criado. Os logos e símbolos da marca também são incorporados para dar a cara personalizada do projeto.

4) Ajuda no trabalho de back-end e front-end

Depois de entender os objetivos e as funcionalidades que o cliente espera para o projeto, o designer fica responsável por criar os protótipos que validam as ideias e orientam o trabalho seguinte dos desenvolvedores.

Dessa forma, o profissional responsável pelo design para aplicativo acaba sendo peça fundamental para o trabalho de programação, seja no back como no front-end. Diminuindo até erros ou mal entendidos entre as expectativas do cliente e os devs responsáveis pelas linhas de código.

>> Leia também: quanto custa criar um app?

Conclusões

Um aplicativo com um bom design é aquele que, além de ser bonito, consegue mostrar a identidade da marca e é fácil de mexer. Garantindo todos esses pontos, é quase certeza que você entregará um produto útil e de boa qualidade para o usuário.

Tem uma ideia de app e quer desenvolver com as melhores técnicas de UX/UI? Converse com um dos nossos especialistas e peça um orçamento aqui.

Saiba mais

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English