ERP/SAP – Como estender os recursos do ERP da minha empresa

ERP/SAP é um sistema integrado de gestão empresarial que contempla uma empresa como um tudo, dividindo suas áreas em módulos que são integrados durante o processo para que as informações fluam entre todas as partes do sistema.

No ERP/SAP, cada módulo é desenvolvido com base nas práticas diárias de cada organização – e o sistema é configurado para atender, de maneira personalizada, cada processo.

São milhares de tabelas administrando, em tempo real, todas as informações que trafegam pela empresa.

erp nas empresas

O ERP, sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais, tem métodos de trabalho reconhecidos mundialmente pela eficiência e conforto que causam nos gestores, principalmente por relacionar programas de alta tecnologia e desenvolver soluções para vários tipos de tarefas dentro de um ramo de negócios.

O programa tem pacotes recorrentes de melhorias sugeridas pelos clientes do sistema, que somam mais de 50 mil companhias ao redor do mundo e tornam mais fácil a tarefa de estender o programa dentro da empresa.

Onde posso usar o ERP na empresa?

Os sistemas SAP são velhos conhecidos dos clientes por entregar ferramentas de contabilidade (como controle financeiro e fiscal) e organização, mas as benesses do programa não param por aí.

Através do ERP é possível integrar informações sobre pagamentos de despesa, recebimento de receitas, tributos e custo final das operações empresariais.

Isso significa que, dependendo do tamanho e do ramo de atuação da sua empresa, esse é um software de uso básico para que você mantenha suas atividades em dia.

Contudo, o ERP também torna possível outras aquisições técnicas e intelectuais dentro da organização. Com ele, é possível:

  • Reduzir custos com tecnologia da informação, incluindo mão de obra, desperdícios, erros e retrabalhos;
  • Otimizar prazos de entrega a partir do aumento da produtividade;
  • Facilitar a gestão de estoque, organizando a compra e venda de mercadorias;
  • Melhorar a gestão tributária, no intuito de evitar a notificação de multas e diminuir a dependência de contadores.

O ERP também garante mais controle na empresa, principalmente se estivermos falando de uma PME.

A solução do software simplifica processos ao manter todas as informações do negócio em um sistema único e escalável, em um sistema que pode ser implementado em nuvem em até oito semanas.

Sistema projetado para crescer com a empresa

Com o passar do tempo, o ERP sofreu diversas modificações para se adaptar a realidades cada vez mais tecnológicas, com alta necessidade de resposta em pouco tempo.

Assim, se tornou um sistema totalmente projetado para crescer junto com as empresas que o adotam, dispondo de interfaces intuitivas e até mesmo de aplicativos de acesso.

Para saber se está na hora de implementar o ERP na sua companhia – ou estendê-lo para mais áreas –, basta se perguntar se a organização dos seus arquivos e informações passa por alguma dificuldade, por menor que ela seja.

Qualquer coisa que esteja gerando gargalo nas suas contas mensais pode ser um indicativo de que você precisa desse sistema o quanto antes.

Com o ERP você consegue controlar mais facilmente fluxos de caixa e a gestão da informação, dois fatores que são cruciais para o sucesso de uma empresa. Ter um software que integre e estruture os dados de um negócio vai fazer com que os gestores conheçam melhor a realidade por trás das transações, fazendo com que a tomada de decisões seja mais assertiva a partir de dados verdadeiros e apurados.

Não estender o ERP na sua empresa é como pular em uma piscina de olhos vendados, sem saber se ela está cheia ou vazia. Em um cenário como esse, onde tudo pode acontecer, é sempre melhor prevenir que remediar.

Fechar Menu
Close Panel