Quanto custa a hospedagem de uma startup

Startups são empreendimentos que buscam encontrar solução para algum problema através de soluções criativas nas mais variadas áreas de atuação. O que as diferencia dos outros modelos de negócio é o desenvolvimento de um produto inovador e apoiado em ferramentas tecnológicas.

Estima-se que em todo país existam, aproximadamente, 62 mil empreendedores e 6 mil startups. Para mantê-las funcionando é imprescindível ter presença na web. O site ainda é o principal meio de divulgação, venda e relacionamento com os clientes.

Com um site disponível, a startup tem chances de alcançar mais pessoas e fechar bons negócios. A dificuldade, nesse caso, mora em achar um serviço de hospedagem que agrade o grande público e que tenha um custo de desenvolvimento acessível à empresa.

Para ter um site, é preciso registrar o domínio, que é o endereço www., e dispor de uma boa hospedagem.

O que é um serviço de hospedagem?

Um site é formado por vários arquivos – textos, imagens, códigos – que, juntos, resultam nas páginas onde navegamos o tempo todo na internet. Mas, para que todas essas informações possam ser acessadas, tais páginas precisam estar disponíveis em um servidor.

Servidor é um computador parecido com o que temos em casa, porém mais robusto e com muito mais recurso para armazenar arquivos e deixá-los disponíveis ao acesso por outros computadores. Com todas essas funções, diz-se que o servidor hospeda o site, daí  o termo “hospedagem”.

Portanto, hospedagem é o serviço de armazenamento de um site e a sua disponibilização constante na internet. E, se a startup não divulga seus serviços no site, dificilmente será encontrada pelos seus futuros clientes.

Em tempos de crise, onde a palavra de ordem é redução de custos, a pergunta que fica é: quanto custa a hospedagem de uma startup?

Falar em valores é difícil sem conhecer as necessidades de cada iniciativa, pois tudo vai depender da demanda que cada startup tem: todas as necessidades precisam ser avaliadas de acordo com objetivo do empreendimento. Geralmente os serviços começam custando cerca de 50 reais por ano. Quanto mais dedicado o servidor, mais caro o serviço.

Por isso, profissionais qualificados devem estar envolvidos no processo de avaliação dos custos de hospedagem. Nesse cenário, boas práticas podem ser adotadas para facilitar a tomada de decisão.

A escolha do servidor, por exemplo, é a primeira coisa a se atentar. Um bom serviço de hospedagem evita o famoso site lento, que faz muitos clientes perderem a paciência, e erros no servidor (ou acesso indisponível).

O mercado oferece inúmeras opções de servidores de hospedagem com significativa relação custo-benefício, então é possível fazer um baixo investimento e ter um serviço de qualidade.

Se você está na dúvida sobre empresas que prestam esse tipo de serviço, procure por análises, reviews e avaliações que te ajudarão a escolher a melhor hospedagem de sites para sua startup.

Algumas funcionalidades pertinentes são:

Sistema de gerenciamento de conteúdo

Aplicação web que organiza e faz gestão dos conteúdos de um site, blog ou loja virtual. Com ele é possível gerenciar a criação, edição e publicação dos conteúdos de forma prática.

Blog

Blogs são instrumentos de divulgação de conteúdos relacionados ao serviço de sua empresa. Você pode colocar dicas, novidades, tutoriais e outros tipos de conteúdo que agregam valor ao seu cliente e, ainda, trazer credibilidade ao negócio.

Compartilhamento nas redes sociais

Se você já tem um site pronto, e um blog recheado de conteúdo, agora é só compartilhar as páginas e publicações nas redes sociais, comunidades e fóruns. Essa ação é relevante para tornar a sua startup conhecida e valorizar o trabalho feito por ela – e pode ser incorporada diretamente ao site.

Ao procurar por serviços de hospedagem para sua startup, não deixe de priorizar essas e outras dicas úteis em seu planejamento. Isso vai te ajudar não só a planejar o seu site, mas, também, a escolher o melhor fornecedor para hospedar seu endereço

Se tiver mais dúvidas quanto a isso, fale com a gente! A X-Apps tem uma equipe especializada para estudar a sua demanda e atendê-la do jeito que a sua startup precisa.

Fechar Menu
Close Panel