O que é Duns Number?

Se sua empresa faz transações no comércio internacional, então você certamente já tem o Duns Number. Agora, se você ainda não obteve esse identificador, vamos te explicar tudo sobre ele.

O D.U.N.S., que é uma abreviação em inglês de Data Universal Numbering System,  é um código identificador mundial de nove dígitos (tipo um CNPJ internacional) criado e administrado pela Dun & Bradstreet. Essa empresa atua na área de gestão de informações comerciais e está presente na América Latina há mais de 100 anos vinculando empresas ao seu banco de dados.

O Duns Number é um padrão usado globalmente para a identificação de empresas em transações comerciais.

O uso desse número é exclusivo e intransferível, sendo reconhecido pelas principais organizações de padronização do mundo, tais como o Instituto Americano de Padronização Nacional (ANSI), o Padrão de Intercâmbio Eletrônico de Dados para Administração, Comércio e Transporte da ONU, Organização Internacional para Padronização (ISO) e a União Federal do Governo dos Estados Unidos.

Quais são os benefícios de ter um Duns Number?

Em um mundo interligado, onde muitos negócios são feitos em rede, milhões de organizações comerciais precisam obter informações para concretizar as suas tomadas de decisão.

Para possibilitar um melhor acesso aos dados, o Duns Number identifica mais de 250 milhões de empresa em todo o mundo, oferecendo uma visão completa das companhias com as quais a sua empresa se relaciona comercialmente.

Ao usar esse número, você terá acesso a uma rede vinculada de informações sobre atuais e possíveis fornecedores, além de clientes e parceiros comerciais em todos os continentes.

Muitos governos, dentre elas o governo federal dos Estados Unidos, o governo da Austrália e a Comissão Europeia, e mais de 50 indústrias globais, incluindo associações comerciais e diversas corporações do mundo, recomendam ou exigem o Duns Number.

A fim de se ter uma ideia da importância desse identificador, uma pessoa jurídica que queira fazer uma publicação de um aplicativo, ou catálogo digital, na loja de aplicativos da Apple Store, por exemplo, precisa ter o Duns Number para abrir conta nesta empresa.

Ter esse identificador significa colocar sua empresa à frente da concorrência, pois ela se torna apta a se relacionar com as maiores organizações do mundo. Ele tornou-se o padrão para acompanhar o mundo dos negócios e diversas empresas consultam o banco de dados da D&B diariamente.

Isso significa que as informações cadastradas podem influenciar – e muito – nas negociações para o fechamento de um negócio. Muitas vezes as informações contidas no Duns Number já são o suficiente para o reconhecimento da empresa e a agilidade da decisão de crédito e fornecimento.

Além de contar com uma visibilidade no mercado comercial, o Duns Number oferece outras vantagens para a empresa que passar a usar esse número internacional:

  • Elimina arquivos duplicados em seu cadastro de clientes e fornecedores;
  • Moderniza suas operações e simplifica as comunicações por meio do e-commerce;
  • Tem um identificador comum de notas fiscais, requisições, pagamentos, documentos alfandegários, etc.;
  • Identifica fornecedores interligados e potenciais reduções de custos operacionais;
  • Integra seus sistemas internos de contas a pagar e a receber.

Como conseguir o Duns Number

Para se obter o Duns Number no Brasil,  sua empresa precisa abrir uma conta no site da Dun & Bradstreet Brasil e fazer o registro da organização. A própria D&B irá validar seus dados cadastrais e fornecer o número nacional.

Os valores para obter o Duns Number variam conforme o prazo ou a urgência necessária para sua aquisição.

Depois que receberem seus dados, o maior tempo de espera para se obter o identificador é de 30 dias e, logo em seguida, há o prazo de 5 a 7 dias pela espera. O menor tempo já registrado para esse recebimento é de 24 a 48 horas.

Gostou de saber sobre o Duns Number? Se tiver alguma outra dúvida, entre em contato com a gente.

Fechar Menu
Close Panel