5 Dicas para reduzir custos no desenvolvimento de software

“Reduzir custos” é uma expressão que parece mágica: todo mundo sonha cem colocá-la em prática, mas pouquíssimas pessoas sabem, realmente, como fazer isso.

Quando falamos sobre reduzir custos na área de TI, então, a tarefa parece ainda mais hercúlea. Afinal, os profissionais da área custam caro, assim como o investimento em hardware e o desenvolvimento de softwares que poderiam, no futuro, justamente reduzir custos de uma empresa.

Então, como sair desse ciclo vicioso?

Nós, da X-Apps, sabemos exatamente o que pode ser feito dentro da sua empresa para reduzir custos, principalmente no desenvolvimento de software, e queremos te dar as principais dicas para transformar esse sonho em realidade.

Maneiras de reduzir custos com desenvolvimento de software na empresa

A primeira coisa que sua empresa deve fazer para reduzir custos é entender, realmente, o que é preciso ser feito e de que forma. Afinal, nem sempre o que a gente acha que precisa é, realmente, o que a gente precisa.

Se essa dúvida for uma constante dentro dos seus negócios, conte com a gente para fazer um diagnóstico e avaliar qual é o impacto de um desenvolvimento de software para o seu momento de mercado.

Depois de ter isso bem claro, siga as quatro dicas abaixo.

  1. Use metodologia ágil

Nada diz mais sobre reduzir custos do que fazer o máximo de trabalho possível no menor tempo: além do próprio tempo, que gera custos, a utilização de metodologias ágeis, como o Scrum, também diminui as refações na etapa de aprovação final do projeto e otimiza o trabalho de todos os envolvidos no desenvolvimento de software.

Isso garante uma entrega de maior valor, com soluções mais eficientes e muito menos esforços individuais, já que a metodologia ágil prevê o constante trabalho em equipe e as adaptações às mudanças ao passo que elas ocorrem.

  1. Elimine seus requisitos

Tendo uma metodologia ágil definida, é hora de reduzir custos através dos planos estratégicos do software a ser criado, incluindo seu modelo de negócios e a análise de todos os seus requisitos.

Quanto menos fatores você tiver para documentar ao longo do seu desenvolvimento, menos tempo vai gastar – e, como já falamos (e você, a essa altura da vida, já sabe), tempo é dinheiro.

Ao eliminar seus requisitos você pode construir uma espécie de roteiro de desenvolvimento que guiará não só o seu trabalho mas, também, o de todos os outros envolvidos no processo.

  1. Possibilite automações

Se houver qualquer etapa do desenvolvimento que possa ser feito de maneira automática, ao invés de manual, considere essa possibilidade como uma forma de reduzir custos.

Afinal, a automação em TI garante mais qualidade (pois diminui o índice de erro humano), mais agilidade e pode ser muito mais barata do que contratar uma mão de obra específica para determinada fase do projeto.

Utilize também, sempre que possível, recursos de inteligência artificial e de monitoramento remoto, capaz de gerar relatórios de eficiência e dar aos envolvidos no trabalho uma visão mais estratégica do que pode ser feito para melhorar algum obstáculo que vem minando as chances de ter o projeto pronto no prazo estipulado.

  1. Considere a terceirização para reduzir custos

Montar equipes de TI, treiná-las dentro da metodologia ágil, solicitar um projeto de desenvolvimento… tudo isso gera despesas para a empresa – a começar pelos salários de todos os colaboradores.

Uma das melhores formas de reduzir custos na criação de softwares é terceirizando esse trabalho através de um fornecedor de outsourcing de TI. Ou seja, uma empresa parceira capacitada a prestar esse serviço com a mesma qualidade – ou até em um nível superior de excelência – com que o software seria desenvolvido dentro do próprio cliente.

Os benefícios dessa escolha são inúmeros, começando por poder contar com uma equipe especializada nesse tipo de serviço sem ter que despender receita interna para pagar todos os salários. Além disso, a empresa contratada não utiliza a estrutura (nem de hardware e nem de software) da empresa contratante, o que também ajuda a reduzir custos.

E, por fim, assim que o projeto estiver concluído, não há vínculos entre a empresa e o fornecedor terceirizado, o que possibilita a contratação de vários projetos avulsos.

Ainda tem dúvidas de que terceirizar é a melhor forma de reduzir custos no seu desenvolvimento de software? Fale com a X-Apps!

Fechar Menu
Close Panel